terça-feira, 7 de julho de 2009

Clubes do Rio vão às compras

Julho é o mês no qual o mercado do futebol está mais agitado, tanto aqui, quanto na Europa; tanto para exportação, quanto para importação. E os clubes cariocas já começaram a se reforçar. Semana passada o Vasco já tinha trazido o atacante Adriano, ex-Inter, e ontem acertou sua melhor "contratação", a manutenção de Carlos Alberto por mais um ano no clube. Nesta terça, os outros três grandes do Rio também anunciaram novidades. Vejamos:

Flamengo

O Rubro-Negro apresentou o atacante Denis Marques, que se destacou bastante com a camisa do Atlético-PR, principalmente em 2004, ano em que o clube paranaense foi vice-campeão brasileiro. O jogador, porém, estava há dois anos no Omiya Ardija, do Japão, na condição de reserva. Ele fica no Flamengo até o final de 2010, mas só poderá atuar a partir de agosto, quando abre a janela para repatriações.

Cuca deixou claro que Denis chega para brigar por uma vaga no ataque ao lado de Adriano, mas que no momento Emerson é o titular. Nada mais justo, já que o Sheik vem jogando muito bem, especialmente depois que o Imperador voltou à Gávea. Na minha opinião, foi uma boa contratação do Rubro-Negro, pois Denis Marques é um bom jogador, que se encaixa perfeitamente no esquema. Atua aberto pelas pontas, com muita velocidade, e ainda faz gols. E para se ter sucesso num campeonato longo como é o Brasileirão, é necessário ter um elenco com boas opções. Esta "briga" no ataque flamenguista é a típica boa dor de cabeça para o treinador.

Fluminense

O Tricolor tenta resolver seu problema com a lateral-direita, carente desde a saída de Gabriel, após a Libertadores do ano passado. Depois de não se dar bem com Eduardo Ratinho, Mariano e Diogo, Ruy chega para ser a solução, após rescindir contrato com o Grêmio por atritos com o técnico Paulo Autuori. A grande questão é: será que o Cabeção é capaz de ser a solução? Na minha opinião, não.

Ruy é até um jogador razoável, mas não o acho muito superior, por exemplo, ao Mariano. Talvez o seu diferencial seja a experiência, já que o novo reforço já vestiu inúmeras camisas e tem 31 anos. Ele atua melhor em um esquema com três zagueiros, já que sua grande virtude é atacar. Mas Parreira usa o 4-4-2, ou seja, terá que ensinar Ruy a marcar ou designar algum volante para cobrir seus avanços constantes. Mas perguntem aos botafoguenses e gremistas se eles sentem a falta de Ruy? Prefiro esperar para ver.


Botafogo

O Alvinegro foi além de seus rivais e anunciou logo dois reforços. André Lima e Jonatas chegam por empréstimo junto ao Hertha Berlin e ao Espanyol, respectivamente, até o final do ano. Apesar de não passarem por grande fase, acredito que o Botafogo acertou nas escolhas.

O atacante viveu seu melhor momento justamente no Glorioso, na temporada 2007, quando foi ídolo da torcida e marcou muitos gols. Chega para tentar solucionar a falta de gols dos atacantes alvinegros, escassos desde a saída de Maicosuel, em maio. Vai brigar com Reinaldo e Victor Simões por duas vagas de titular, mas Ney Franco pode até escalar os três juntos, recuando um deles, já que Lucio Flavio está muito mal. De qualquer maneira, é sempre bom ter em seu elenco reservas que possam entrar e corresponder às expectativas.

Jonatas, desde que deixou o Flamengo, em 2006, não conseguiu reencontrar o ótimo futebol apresentado naquele ano. Foi, inclusive, capitão do Rubro-Negro campeão da Copa do Brasil, jogando muito, o que lhe rendeu uma convocação para a Seleção Brasileira em um amistoso contra a Noruega. A coincidência (feliz para os botafoguenses) é que o técnico dessa conquista era Ney Franco. Ou seja, o treinador sabe tirar o melhor do volante. Jonatas é muito técnico, tem um excelente passe e visão de jogo. Nessa equipe quase anencéfala do Botafogo vai poder ajudar bastante, tanto atuando mais recuado, ao lado de Leandro Guerreiro como volante, quanto na função de Lucio Flavio, como armador das jogadas. Seu único problema é a preguiça. Por vezes o jogador some em campo e, fora dele, há reclamações de pouco empenho nos treinamentos. Mesmo assim, acho que o Alvinegro tem mais a ganhar com esta contratação.

Se lembrarmos que ainda tem o Michael, bom lateral-esquerdo, para estrear, vemos que o Botafogo tem tudo para melhorar bastante seu rendimento e sua colocação na tabela, almejando coisas maiores (e mais condizentes com a sua tradição) do que a simples fuga do rebaixamento.

Dupla Kaká e C. Ronaldo já tem a primeira meta para fazer história no Real

Depois de ver seu maior rival, o Barcelona, ganhar tudo e entrar para a história com um ano perfeito, o Real Madrid tratou de se mexer e trouxe simplesmente dois dos três maiores da atualidade. Só não podia trazer Messi também porque é do rival, o que não impediu que algumas especulações surgissem mas logo foram negadas.

Mas além de uma resposta ao Barca, o Real tem a chance de faze história, ao ganhar uma Champions League dentro de seu estádio, o Santiago Bernabéu. A final do campeonato europeu é disputada todos os anos em uma final única, com o estádio definido com alguns anos de antecedência, e a da próxima temporada será na capital espanhola.

Cristiano Ronaldo, em entrevista ao canal do clube merengue, já declarou que pensa sim em conquistar este título, mas pregou a calma. Sensato.

- É uma agradável coincidência. Por que não pensar em uma final aqui (no Santiago Bernabéu) e ganhá-la? É um sonho e acredito que, com a equipe que estamos montando, teremos essa possibilidade de conseguir. Mas acredito que teremos que ir com tranquilidade, passo a passo.

Só para ter noção do tamanho do feito, somente dois clubes conseguiram decidir uma final em casa, e ambos saíram vencedores. O primeiro foi o próprio Real Madrid, na segunda edição do torneio, em 1957, o segundo dos cinco títulos consecutivos, contra a Fiorentina. O outro clube foi a Inter de Milão, em 1965, quando bateu o Benfica dentro do San Siro, ou Giuseppe Meazza, como preferem os Nerazurri.

O Liverpool em 78 e o Manchester em 68 conseguiram ser campeões no próprio país, mas não na sua cidade, já que ambos jogaram em Londres, no histórico estádio de Wembley, palco de cinco finais de liga.

Só o Real chegar na final já seria uma história incrível, com tudo que cerca a montagem do time e os recordes batidos em contratações. Mas não faz mal nenhum sonhar um pouco e pensar em algo maior ainda: imaginem Barcelona e Real Madrid decidindo a Liga dentro o Bernabéu. Isso sim seria uma final.

Curtinha

Sobre a possibilidade de uma final entre os dois rivais em Madrid, já ouvi algumas más línguas dizerem que legal mesmo seria ver o Barcelona chegar à final e o Real não. Tem um fundo de verdade, engraçado seria.

Curtinha 2

O site do Real Madrid destaca que todos os atacantes que o time possui agora, que são Kaká, C. Ronaldo, Benzema, Raúl e Higuaín, marcaram juntos 112 gols na última temporada. Eita!

PASSANDO A BOLA - MESA REDONDA

Está no ar a sexta edição do nosso programa. O Passando a Bola - Mesa Redonda chega para debater a conturbada decisão do campeonato argentino, a grande decisão do meio de semana, entre Estudiantes e Cruzeiro na Libertasores, e os destaques da nona rodada da Série A do Brasileirão. Nosso companheiro Victor Valente não pôde participar, então, em seu lugar, entrou Rafael Bica. Semana que vem o Victor estará de volta. Aproveitem!