quinta-feira, 7 de maio de 2009

Série B promete ser tranquila pro Vasco

Depois do passeio do Corinthians na Série B do ano passado, criou-se um conceito de que a Segunda Divisão nunca foi ou será tão fácil quanto em 2008. Mas será que isso deve ser encarado como verdade absoluta? Se formos analisar o desempenho dos grandes clubes brasileiros em âmbito nacional que caíram para Segundona, veremos que todos - com exceção do Fluminense, que saiu da Terceira Divisão direto para a Primeira em 2000, e o Grêmio, na sua Batalha dos Aflitos - conseguiram o acesso até com certa facilidade. Botafogo, Palmeiras e Atlético-MG passaram pela Série B sem muitos problemas. Não sobraram, como sobrou o Corinthians, mas também não chegaram a preocupar suas torcidas.

Muitos vêm falando que o Vasco terá dificuldades de retornar à Série A, que precisa reforçar bastante seu elenco para não correr riscos, mas não vejo dessa forma. O próprio time do Corinthians do ano passado era bom, mas não era tão superior à equipe carioca este ano. Talvez só a defesa, muito mais segura do que a cruzmaltina. A chave do sucesso do Timão em 2008 não foi seu elenco e sim a fragilidade dos adversários. Fragilidade esta que se repete nesta temporada. Para chegar a esta conclusão, analisei o desempenho de cada um dos oponentes vascaínos na Série B até agora no ano. E o resultado não é dos melhores. Vejamos:

- ABC - não se classificou para a final do 1º turno do Estadual do Rio Grande do Norte e perdeu a final do 2º turno para o Potyguar-CN. Eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil pelo Alético-PR;
- América-RN - ficou fora das finais dos dois turnos do Estadual e foi eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil pelo Confiança-SE;
- Atlético-GO - vice-campeão goiano, perdendo para o Goiás;
- Bahia - vice-campeão baiano, perdendo para o Vitória, e eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil pelo Coritiba;
- Bragantino - 10º na primeira fase do Paulistão;
- Brasiliense - hexacampeão do Distrito Federal e eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil pelo Goiás;
- Campinense - eliminado nas semifinais do 1º e do 2º turnos do Paraibano. Saiu na 1ª fase da Copa do Brasil, perdendo para o Misto-MS;
- Ceará - vice-campeão cearense e eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil pelo Central-PE;
- Duque de Caxias - quinto na Taça Guanabara no grupo A e sexto na Taça Rio também no grupo A;
- Figueirense - sétimo no 1º turno e quinto no 2º turno do Catarinense (não se classificou para o quadrangular final). Foi eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil pela Ponte Preta;
- Fortaleza - tricampeão cearense e eliminado na 3ª fase da Copa do Brasil pelo Flamengo;
- Guarani - rebaixado no Paulistão e eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil pelo Inter;
- Ipatinga - campeão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro;
- Juventude - caiu nas quartas do 1º turno e na semifinal do 2º turno do Gauchão;
- Paraná - quinto no octogonal final do Paranaense e eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil pelo Fortaleza;
- Ponte Preta - Campeão do Interior no Paulistão. Na primeira fase terminou em nono lugar. Está nas quartas-de-final da Copa do Brasil;
- Portuguesa - quinto na primeira fase do Paulistão e eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil pelo Icasa-CE;
- São Caetano - 11º na 1ª fase do Paulistão;
- Vila Nova - quarto na 1ª fase do grupo A do Goiano. Não foi às semifinais.
O Vasco não chegou em finais de turno no Estadual do Rio, mas fez boa campanha, vencendo clássicos com autoridade, além de já estar garantido nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Por isso acredito que os cariocas não terão muitas dificuldades para conseguirem o acesso. Para as outras três vagas eu aposto em Ponte Preta, Portuguesa e Bahia ou Fortaleza, pela força de suas torcidas.
A Série B começa nesta sexta-feira.

QUE "BAD" !!!!



Se não bastasse a humilhante eliminação da Liga dos Campiões que o Arsenal sofreu para o rival Manchester United, em sua própria casa, por 3 a 1, os Gunners acordaram nesta quinta-feira com uma humilhação bem pior. O atacante dinamarquês Nicklas Bendtner saiu nas capas dos tablóides ingleses literalmente com as calças na mão. O jogador foi para uma boate depois da eliminação e abusou do álcool. Bendtner perdeu a linha e ficou praticamente desacordado e sem as calças.

Mandos das quartas-de-final da Copa do Brasil

A CBF, através de sua Diretoria de Competições, sorteou nesta quinta-feira, na sede da entidade, o mando de campo dos jogos das quartas-de-final da Copa do Brasil, que terão os jogos de ida nos dias 13 e 14 de maio e de volta nos dias 20 e 21 de maio:

Jogos de ida (13 e 14 de maio)

Vasco x Vitória:

Dorival Jr conta com alguns desfalques na equipe, casos do volante Nilton, dos zagueiros Fernando e Titi e dos meias Jéferson e Carlos Alberto (está sem ritmo de jogo). São cinco titulares do time e desses atletas apenas Carlos Alberto deve participar da partida. O Vasco fica muito enfraquecido, mas como são jogos de mata-mata, tudo pode ocorrer. Já o Vitória vem de um título estadual e com um técnico recém-chegado, Paulo César Carpegianni. O treinador faz um bom trabalho e conta com a boa fase de alguns jogadores como Neto Baiano, Apodi, Jackson, Bida e Ramon. Jogo duro para o time carioca, que terá que fazer o resultado na primeira partida em São Januário, já que no Barradão o Vitória é muito forte.

PALPITÃO: Vitória

Ponte Preta x Coritiba:

A Macaca é a grande zebra da Copa do Brasil, mas até agora não enfrentou nenhuma equipe de ponta. Foi campeã do interior e demonstrou ser uma equipe com muita pegada e força de conjunto. Não conta com jogadores de grande qualidade, mas a força acaba superando. Destaque para o bom goleiro Aranha, o volante Deda e para o veterano atacante Márcio Mexerica. O Coritiba passou fácil pelo CSA, que eliminou o Santos. O técnico René Simões devolveu a confiança à equipe, depois da goleada de 4 a 2 na casa do Atlético-PR. Destaques da equipe: Marcelinho Paraíba, Carlinhos Paraíba, Marlos e Ariel.

PALPITÃO: Coritiba

Corinthians x Goiás ou Fluminense:
O Timão está muito bem. A equipe foi contagiada pelo ótimo astral do Fenômeno Ronaldo e lógico pela boa fase do atacante. Ronaldo deu para o time do Corinthians o que ele precisava: poder de ataque. Equilibrado e competitivo, o time de Mano Menezes se tornou muito perigoso com o Fenômeno na frente. Independente de quem passe para as quartas-de-final, Flu ou Goiás, o Timão é favorito.

PALPITÃO: Corinthians

Flamengo x Internacional

O grande jogo da competição até agora, tem tudo para ser um espetáculo. O Inter vem encantando o Brasil com grandes goleadas e ótimas atuações de seus atacantes (D´Alessandro, Nilmar e Táison) enquanto o Flamengo cresceu na reta final do Carioca, mas continua sendo um ponto de interrogação. Mesmo assim com jogadores como Bruno, Léo Moura, Juan, Kléberson e Íbson, o Rubro-Negro da Gávea pode muito bem passar por esse grande teste. Vale lembrar que para os colorados essa partida também é um teste, já que o time só tem enfrentado equipes pequenas até agora na temporada, com exceção aos Gre-Nais.

PALPITÃO: Flamengo

Os Jogos de volta vão ocorrer entre os dias 20 e 21 de Maio.

COMEÇOU A COPA DO BRASIL

O Flamengo afastou ontem qualquer fantasma de eliminações passadas. Deixou a festa de lado e com inteligência mostrou sua superioridade em relação ao Fortaleza. Com uma atuação mais reservada no primeiro tempo, o time guardou energia para definir a partida em 3 a 0 na segunda etapa, gols de Kléberson (foto), Juan e Emerson.

Mais uma vez o pentacampeão Kléberson foi o grande nome do time. Com muita marcação e qualidade na saída de jogo, o meia vem subindo de produção e fazendo o Flamengo jogar melhor. Na defesa, setor desfalcado pela aposentadoria de Fabio Luciano, as coisas até que foram bem. Como comentei na véspera da partida, Aírton jogou na posição do ex-capitão e foi aprovado. Por ser mais jovem, o zagueiro além de desarmar seus adversários na entrada da área, também vai à caça dos atacantes no meio-campo. No ataque o velho problema de sempre. Na partida desta quarta-feira, uma nova dupla foi testada, Emerson e Everton, e os mesmos defeitos foram observados. Emerson continuou sozinho no comando de ataque e Everton teve muitas dificuldades no primeiro tempo, principalmente na questão técnica. Na etapa final, o meia que jogou no ataque, se soltou e conseguiu abrir a defesa do Fortaleza. Acredito que com a chegada do Adriano, Emerson será seu companheiro e com isso deve subir de produção. O Sheik já mostrou que rende mais preparando as jogadas para um atacante fixo como o Imperador.

Ns quartas-de-final, o Flamengo encara o Internacional, grande jogo da competição até agora. O Inter vem encantando o Brasil com grandes goleadas e ótimas atuações de seus atacantes (D´Alessandro, Nilmar e Táison). O Fla cresceu na reta final do Carioca, mas continua sendo um ponto de interrogação. Mesmo assim,com jogadores como Bruno, Léo Moura, Juan, Kléberson e Íbson, o Rubro-Negro da Gávea pode muito bem passar por esse grande teste. Vale lembrar que para os colorados essa partida também é um teste, já que o time só tem enfrentado equipes pequenas até agora na temporada, com exceção aos Gre-Nais.