sábado, 2 de maio de 2009

O INCRÍVEL BARÇA!!

Incrível!! O que o Barcelona fez hoje à tarde com o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu (goleada de 6 a 2) , foi uma coisa linda. Um verdadeiro massacre . Gols de todas as formas e uma velocidade maravilhosa. Messi, Henry e Eto´o deitaram e rolaram na confusa defesa merengue.

Uma vitória como essa dá o gás necessário para a equipe encarar o Chelsea em Londres nesta quarta-feira, pelas semifinais da Liga dos Campeões. Além de colocar as mãos no título espanhol. Faltando quatro jogos para o término do torneio, a equipe de Messi soma 85 pontos, sete a mais que os merengues.


O Barça atingiu com o chocolate a marca de 100 gols na competição, sendo que 69 foram anotados pelo trio Henry, Messi e Eto´o. Ao todo, na temporada 2008/2009, o time espanhol anotou 148 gols em 55 partidas disputadas (média de 2,7 tentos por jogo). Essa apresentação de gala só vem confirmar uma teoria que eu tenho. Quando o Barcelona consegue jogar o que pode, é o melhor time do mundo. Melhor até que o Manchester United, que também deve ser Campeão Nacional. Por sinal, eu aposto nas duas equipes na final da Liga dos Campeões.
Vejam os 8 gols do Super-clássico: (Atenção para o passe do Xavi no quinto gol)


O SEGREDO DE NEY FRANCO

Que o técnico Ney Franco tem queimado os neurônios, tentando montar a melhor estratégia para a final, todo mundo sabe. As contusões de Maicosuel e Reinaldo desmontaram a estrutura do time.

Durante a última semana, Ney Franco fechou as portas do campo de treinamento em Saquarema para torcedores e principalmente para a imprensa. O mal fadado 3-6-1 foi testado e provavelmente aprovado para a finalissíma. O técnico tem boas lembranças desse esquema. Em 2006, quando assumiu o Flamengo na final da Copa do Brasil, Ney treinou essa estrutura e promoveu as entradas do meia Renato Augusto e do volante Toró, além da entrada do zagueiro Rodrigo Arroz, formando o trio de zaga.

O time contava com uma linha de cinco jogadores no meio-campo (Léo Moura, Toró, Jonatas, Renato e Juan), Renato Augusto ficava um pouco mais adiantado e Luizão era o centroavante. Deu certo, o Flamengo anulou o Vasco, que vinha jogando muito bem nos contra-ataques. A diferença é que as peças eram muito melhores do que hoje. Amanhã, Ney Franco vai entrar com: Renan, Leandro Guerreiro, Juninho e Emerson; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Túlio Souza, Eduardo e Thiaguinho; Victor Simões. Dessa vez a linha média tem (Alessandro, Fahel, Léo Silva, Túlio Souza , Eduardo e Thiaguinho) a qualidade é discutível e todos são defensores de origem.

Por essas questões e depois de acompanhar o noticiário do alvinegro carioca, estou acreditando em uma manobra diferente de Ney Franco. Maicosuel!! Isso mesmo estou com uma pulga atrás da orelha... O camisa 10 apareceu de colete e suado, depois que os portões foram abertos para o publico. O Mago ainda chutou uma bola para fora do estádio, onde acontecia o treino. Não ficaria surpreso se Maicosuel aparecesse no lugar do zagueiro/lateral, Eduardo, na escalação do Botafogo. Nós sabemos que essas coisas podem ocorrer no futebol. Esse SEGREDO todo durante os treinos, não sei não, treinador adora isso. Tudo pode ser uma grande farsa para confundir o adversário. Vamos ficar de olho, porque tanto pode ser um balão de ensaio ou uma grande jogada do “estrategista” Ney Franco.

Reinaldo fora: outro problema para Ney

Ney Franco ganhou mais um problema para o jogo decisivo do Campeonato Carioca neste domingo. Depois de Maicosuel, agora é a vez de Reinaldo ser vetado para a partida. O atacante, que havia torcido o tornozelo no primeiro confronto, até tentou uma recuperação a tempo, fazendo tratamento intensivo durante toda a semana nos treinamentos alvinegros em Saquarema, mas neste sábado veio a confirmação de que não terá condições de estar em campo.

Com isso, o trio ofensivo botafoguense, grande esperança da torcida para conquistar o título, ficou resumido a apenas um homem: Victor Simões. Ney Franco fez alguns treinos "secretos" e, pelo que se percebeu nas movimentações, a tendência era que, em caso de Reinaldo não poder atuar, a equipe seria escalada com apenas um atacante, no esquema 3-6-1. Tulio Souza substituiu o camisa 7, atuando mais recuado, ao lado de Eduardo (substituto de Maicosuel) na armação das jogadas.

Claro que o treinador alvinegro não conta com peças de reposição à altura, mas acho temerário escalar uma equipe tão defensiva contra o Flamengo, time que tem como principal característica manter a posse de bola. Acho que o Botafogo, se ficar somente tentando segurar o resultado, vai acabar encurralado pelo Flamengo e precisará de muita sorte para ficar com a vitória. Um meio-campo recheado de volantes (Léo Silva, Fahel, Tulio Souza e Eduardo - este um zagueiro de origem, que já foi lateral e está sendo testado na meia) provavelmente terá dificuldades de fazer a bola rodar, o que pode facilitar a vida do Flamengo.

Mas como clássico é sempre imprevisível, ainda mais quando se trata de decisão de campeonato, não me arrisco a dizer que o título já está definido. Afinal, são 11 contra 11 e tudo pode acontecer.