quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SANTOS É CAMPEÃO! O FUTEBOL AGRADECE

Olá blogueiros. Ontem tivemos a consagração do futebol bonito. Pelo menos, a consagração dessa filosofia nos dias de hoje. Esse jeito de jogar, que sempre fez parte do DNA dos jogadores brasileiros, tem sido preterido pelos técnicos aqui do Brasil. O medo de perder o emprego foi tirando toda espontaneidade das equipes brasileira. Três zagueiros, três volantes e um atacante são as principais escolhas dos “professores” de plantão.

O técnico do peixe, Dorival Jr, foi por outro caminho. Ele percebeu que o jeito mais pragmático de ter sucesso com esse time do Santos, era jogando com os talentos que ele encontrou no CT Rei Pelé. Neymar, Ganso, André, Robinho, Wesley e Arouca formam uma espinha dorsal de muito talento. Dorival não perdeu tempo e colocou todo mundo entre os onze do Santos. A desconfiança da mídia surgiu na hora. Neymar e Ganso não haviam jogado bem no Brasileirão do ano passado. Será que esses moleques vão dar conta do recado? Será que jogando assim, sem volantes marcadores, esse time vai sobreviver? Hoje temos essa resposta: O Santos é campeão do Paulista e da Copa do Brasil. O santástico vingou!

Não vou ficar aqui analisando a final e nem a campanha das equipes. Fica aqui o meu respeito e admiração pela raça, técnica e determinação da equipe do Vitória. Os baianos não recuaram e lutaram para, pelo menos, vencer o campeão diante da torcida baiana. Destaco o goleiro Viáfra, o zagueiro Anderson Martins e o meia Elkeson, como grandes figuras dessa equipe. O Vitória caiu como um grande, vencendo!

Por fim, gostaria de lembrar que os feitos do Santos, vão além dos 100% de aproveitamento nas competições que disputou no primeiro semestre. O peixe conseguiu contagiar toda a opinião pública que por conseqüência está influenciando a cabeça (sempre aberta) do ótimo técnico, Mano Menezes, da Seleção Brasileira.

Mano já convocou os quatro atacantes do Santos (Ganso, Robinho, Neymar e André), para o primeiro amistoso da seleção. Mano também deixou claro em entrevista ao programa “Bem, Amigos” – que vai tentar se basear nessa filosofia santista para montar sua equipe. E foi mais além! Afirmou que pretende servir de exemplo para os técnicos que trabalham aqui no Brasil. Isso é fantástico. Se isso for feito, teremos uma revolução semelhante com a que tínhamos nos anos 60 com a super equipe do Santos comandada por Coutinho, Pelé e Pepe. Vida longa ao futebol arte.