quinta-feira, 30 de julho de 2009

O GIGANTE ADORMECIDO

Olá blogueiros. Depois de algum tempo sem escrever sobre o futebol internacional, que está em pré-temporada, venho analisar o delicado momento vivido pelo gigante Milan. A equipe italiana vendeu o seu craque, o brasileiro Kaká, para o Real Madrid e, mesmo com toda grana recebida (65 milhões de euros – 171 milhões de reais), não contratou ninguém. O capo di tutti i capo da cozinha rossonera, Silvio Berlusconi, já avisou que deseja ver uma equipe sub-23 em campo. Berlusconi não vai contratar nenhum jogador de peso e deseja que Leonardo monte uma equipe renovada e que dê frutos (MILHÕES DE EUROS) no futuro. Tudo bem seu Berlusconi. Então o Léo terá todo respaldo para montar essa equipe aos poucos. Será?

Eu só sei que com essa equipe envelhecida e sem atacante, o gigante milanês vai penar e correr sério risco de cair ainda na primeira fase da Liga dos Campeões em setembro. Falo isso depois de assistir aos últimos quatro jogos da equipe em torneios amistosos. Por sinal três derrotas e um empate: (Chelsea (2-1), Inter de Milão (2-0) e Bayern de Munique (4-1) e Boca Jr. (1-1) ).

Vamos analisar setor por setor.

No gol, o Milan precisa de um goleiro de respeito e que dê segurança. Kalac e Storari são goleiros abaixo do nível que o Milan exige. Para continuar com os dois é melhor manter os veteranos Dida e Abbiati.

Na defesa, o Rubro-Negro italiano conta com a juventude e o talento do brasileiro Thiago Silva e a experiência do italiano Nesta. A dupla de zaga está tranquila. O Milan também contratou o zagueiro americano Onyewu, que se destacou na Copa das Confederações. O jovem italiano Bonera também é uma opção para defesa.

Continuamos na retaguarda, mas vamos analisar as laterais.

Aí a coisa fica feia ao meu ver. Do lado direito Zambrotta (32 anos) e Oddo (33 anos) são as opções. Os dois são velhos e não conseguem mais subir e defender com a mesma qualidade. Zambrotta é campeão do mundo e supercampeão pelos clubes que passou, mas não dá para contar com ele. Oddo é limitado e foi devolvido pelo Bayern de Munique nesta temporada. Na esquerda as coisas continuam feias. Kaladze (31 anos) e Jankulovski (32 anos) são as opções. Os dois são fracos e ainda estão velhos. É determinante para o time a contratação de dois laterais mais novos. Um canhoto e um destro.

No meio-campo, os nomes têm seu impacto. Leonardo vem escalando Gattuso (31 anos); Pirlo (30 anos); Seedorf (33 anos) e Ronaldinho (29 anos). Todos jogadores de Copa do Mundo e com grande destaque internacional. Mas são só nomes. Gattuso, que tem na raça e disposição a sua maior virtude, vem de seguidas contusões e está longe da sua melhor forma. Pirlo vive seu pior momento. Depois do tetra mundial em 2006 com a Itália, o meia não jogou mais nada. Está em franco declínio. Seedorf continua mostrando muita qualidade e força, mas não dá para contar com ele durante uma temporada cheia de jogos.
E por fim Ronaldinho Gaúcho. Teoricamente seria o jogador em melhor forma e com uma idade perfeita para liderar esse time. Mas o brasileiro está tentando se recuperar de dois anos e meio sem brilho. Ronaldinho até mostrou alguns lampejos do grande jogador da temporada 04/05, mais ainda está muito longe de ser decisivo para o Milan. Ambrosini, outro veterano (32 anos), e Flamini (25 anos) também serão muito utilizados por Leonardo, mas são jogadores de qualidade bem duvidosa. Abate (22 anos) e o uruguaio Mathias Cardacio (21), revelação do Nacional–URU, são duas apostas da diretoria milanesa. Será que é suficiente? Eu acho que não.

Na minha opinião Leonardo precisa de pelo menos um volante de nível e um armador. Com isso ele pode girar a equipe e utilizar os veteranos de forma moderada.


No ataque, o problema é muito sério. No elenco do Milan somente dois jogadores têm condições de jogar e corresponder dentro de campo. Pato e o vovô Inzaghi (36 anos) são os únicos com qualidade e experiência para aguentar a pressão da temporada. Marco Borriello (27 anos), que é apontado como grande esperança para a temporada rossonera, é fraco. Se fosse um bom jogador já teria explodido. Pelo menos nas quatro partidas que eu o assisti foi muito mal e demonstrou certo nervosismo. Se o cidadão fica nervoso em jogos amistosos ... já pensou quando encarar um superclássico contra a Inter pelo Cálcio?
As outras opções são muito jovens e sem a mínima expressão. São eles o uruguaio Tabaré Viudez (19 anos) e o italiano Di Gennaro (21 anos). Luis Fabiano vem sendo sondado, mas o Milan está relutante em pagar mais de 15 milhões de Euros. O Sevilla só aceita fazer negócio de 20 milhões para cima. Sem um centroavante de peso essa equipe não vai andar.

O próximo amistoso do Milan é contra o Benfica, dia 8, em Lisboa na disputa pelo troféu Eusébio. Depois, a equipe rubro-negra volta à Itália e enfrenta Inter de Milão e Juventus em um minitorneio com partidas de apenas 45 minutos, no dia 14. Para fechar a pré-temporada, em seguida o time pega a Juventus no Troféu Silvio Berlusconi, dia 17, em Milão, e o Real Madrid, no Troféu Santiago Bernabéu, dia 25. Até o momento, Leonardo tem uma vitória (Varese), dois empates (Los Angeles Galaxy e Boca) e quatro derrotas (América do México, Chelsea, Inter e Bayern de Munique) como treinador do Milan. O gigante está adormecido!

Estreia, vitória e liderança

Com um campo encharcado é difícil de se praticar um bom futebol. Talvez por isso a partida entre Palmeiras e Fluminense tenha me decepcionado um pouco. Não foi um grande jogo, com as duas equipes encontrando dificuldades para jogar. De um lado, o time da casa estreava Muricy Ramalho como treinador e buscava a vitória para se isolar na liderança. Do outro, o Fluminense de Renato Gaúcho, que tentava uma vitória (que, por sua vez, parecia improvável) para encerrar um incômodo jejum de nove partidas sem vencer. Melhor para o estreante. O resultado de 1 a 0 foi justo, pelo maior ímpeto ofensivo palmeirense. O Verdão chegou aos 31 pontos e assumiu o primeiro lugar da tabela, pelo menos até a noite de hoje, quando o Atlético-MG encara o Flamengo, no Maracanã. Já o Tricolor Carioca segue em péssima fase. Aumentou seu recorde negativo para dez partidas sem vitória (a última dia 07/06, contra o Botafogo) e estacionou nos 11 pontos, na penúltima posição. Só não é o lanterna, porque o Náutico consegue ser mais incompetente.

Renato Gaúcho sabia que a tarefa seria difícil e armou a equipe na retranca, buscando alguma coisa nos contra-ataques. Kieza, novamente, era o único atacante com Conca e Marquinho vindo de trás para ajudá-lo. Porém, a estratégia não deu muito certo, mais uma vez. Os três atuaram sozinhos, sem auxílio dos companheiros e como não são gênios (estão muito longe disso) o Fluminense praticamente não assustou Marcos na primeira etapa. Aliás, como Fabinho e Wellington Monteiro são incapazes de construir algo no meio-campo! Com um já fica complicado, com os dois então... Sorte do Flu que o Palmeiras também não estava num bom dia. O meio-campo com três volantes também não estava funcionando e os donos da casa insistiam muito nas jogadas pelo meio. Com um ferrolho tricolor a frente, obviamente que ficaria difícil furar o bloqueio. Por isso os primeiros 45 minutos ficaram nisso, muito pouco futebol.

Muricy percebeu que a partida estava do jeito que o adversário queria e no intervalo mesmo já fez uma alteração. Tirou Souza e pôs Ortigoza, buscando justamente maior movimentação na frente e mais jogadas pelas laterais. O time melhorou, o Fluminense recuou ainda mais e o Palmeras abriu o placar com Diego Souza, aos 13 minutos. Destaque para o lindo passe de Cleiton Xavier, o maior "garçom" do campeonato, com 11 assistências até aqui. Impressionante a visão de jogo deste rapaz! Renato Gaúcho, então, teve que tentar algo no ataque e colocou Maicon na vaga de Fabinho. O menino entrou bem, mas perdeu duas chances. O jogo melhorou bastante, com as duas equipes tentando o gol, que acabou não saindo. O lance mais perigoso foi uma bola na trave chutada por Cleiton Xavier.

Final de jogo e resultado justo de um Palmeiras que tem defeitos, mas vai brigar pelo título. Mas corre riscos de perder jogadores importantes, por isso a diretoria precisa se preparar para esta sequência de campeonato, reforçando o elenco. Já o Fluminense visivelmente progrediu depois que Renato assumiu a equipe, mas se não voltar a ganhar, não vai adiantar nada. O time é fraco, precisa de mais opções. O problema é que os nomes comentados de possíveis reforços não animam nem o mais fanático torcedor tricolor. Acorda, Horcades!!!

Rapidinhas de quarta:

- Como eu escrevi, a situação do Fluminense só não está pior porque o Náutico consegue ser ainda mais fraco. Se o time carioca não vence há 10 jogos, o jejum do Timbu é mais longo: 12 partidas. O Alvirrubro pernambucano foi derrotado novamente, desta vez para o Santos, nos Aflitos, por 2 a 1. O último triunfo foi na longínqua 3ª rodada. Para mim, é o candidato mais sério ao rebaixamento, pois não vejo força e qualidade suficientes na equipe de Geninho para sair deste buraco.

- Outro time que vai de mal a pior é o Atlético-PR, curiosamente também dirigido por Geninho em algumas partidas deste campeonato. O Furacão segue dando vexame. Perdeu mais uma, 3 a 0 para o Goiás, no Serra Dourada, e chegou a 5 jogos sem vitória (4 derrotas e 1 empate). É o 18º, com 12 pontos, e na próxima rodada faz um autêntico Jogo dos Desesperados contra o Fluminense, em Londrina, já que perdeu o mando de campo por uma partida em virtude da confusão de sua torcida no clássico contra o Coritiba. Para complicar ainda, Waldemar Lemos pediu demissão e Rubro-Negro está sem comandante. O Goiás, por sua vez, segue com ótima campanha. O Esmeraldino venceu a quarta seguida na competição e entrou pela primeira vez no G-4: está em quarto lugar, com 26 pontos. A equipe de Hélio dos Anjos é muito bem montada, joga com muita velocidade e é sempre difícil de ser batida. Léo Lima ganhou vaga no meio-campo e vem jogando o fino. Ontem fez um belo gol e deu passe para outro. Olho no Goiás!

- O Botafogo voltou a bobear e ficou novamente sem a vitória. A equipe teve tudo para sair do Couto Pereira com os três pontos diante do Coritiba, mas cedeu o empate no último minuto. Foi o terceiro 2 a 2 nos últimos 4 jogos (sendo que contra o Inter a vitória por 3 a 2 veio chorada) e em todos eles o Alvinegro esteve a frente no placar. Está certo que já são 6 partidas de invencibilidade, mas com tantos empates o time de Ney Franco ainda não se afastou da zona de rebaixamento. Mas é inegável a melhora. O Botafogo não vai cair, mas também não vai brigar pelo título. Deve ficar na zona da Sul-Americana.

- O Inter voltou a ganhar e o técnico Tite a respirar, com o sofrido triunfo sobre o Barueri, por 3 a 2. O gol da vitória só saiu aos 41 do segundo tempo, com o zagueiro Sorondo. O Colorado precisa melhorar! Já o caçula do campeonato parece estar perdendo a força. Não vence há 3 jogos e caiu para o sétimo lugar na tabela. Mas segue sendo uma ótima campanha.

- O Cruzeiro vai subindo, de pouquinho em pouquinho. Ontem sofreu para vencer o Sport com um belo gol de Kléber, nos minutos finais da partida. A equipe celeste já tem 17 pontos, com um jogo a menos. Vai subir ainda mais e brigar no topo da classificação. O Sport segue seu calvário...

- Marcelinho Carioca fez um belo gol de falta e o Corinthians não perdeu porque Felipe salvou. Com o time desmanchado e agora sem Ronaldo, ficará difícil para Mano Menezes consertar o Timão neste Brasileiro. Ainda mais se o goleirão sair. Aí a situação complica de vez. Trate de contratar logo, Andrés Sanchez!