terça-feira, 18 de maio de 2010

Flu de Muricy vai ao mercardo e se reforça bem. E pode vir mais...

O Campeonato Brasileiro começou, mas, como é ano de Copa do Mundo e vamos ter apenas sete rodadas antes dessa pausa forçada, ainda não pegou. Claro que em campeonato de pontos corridos toda partida é importante, mas as atenções de todos (inclusive dos próprios clubes) estão nos jogos decisivos de Libertadores e Copa do Brasil. E por isso quem não está nessa está de olho no período pós-Copa do Brasileirão e correndo atrás de reforços.

É o caso do Fluminense, de Muricy Ramalho, que, depois de sair da Copa do Brasil, ficou focado somente no Brasileiro. A eliminação nesse caso para o Flu não me pareceu ruim. Claro que passar a uma semifinal seria importante, mas talvez a necessidade de reforçar a equipe não viesse à tona para o treinador tão rapidamente. Uma das exigências de Muricy ao aceitar o trabalho foi ter a garantia da diretoria (e do patrocinador) de que bons jogadores seriam contratados. E a promessa, pelo menos por enquanto, vai sendo cumprida.

O primeiro a chegar foi Rodriguinho, atacante vice-artilheiro do Paulistão desse ano com 15 gols com a camisa do Santo André. Além de goleador, tem velocidade, algo que o Fluminense perdeu quando vendeu Maicon para o futebol russo. É óbvio que jogar com a camisa tricolor é mais "difícil" do que com a do time paulista, mas é uma aposta válida. Depois veio outro jogador do Santo André, o lateral-esquerdo Carlinhos, que voltou a ter boas atuações depois de um período na obscuridade. Vale lembrar que ele surgiu como promessa do Santos, sendo inclusive convocado para a Seleção Brasileira principal em 2006, para a partida contra a Suíça, e ainda é jovem, tem apenas 23 anos. É mais defensivo, atuava em uma linha de 4 jogadores, mas chega para colocar uma sombra no Julio Cesar, que não vem jogando nada. E se não melhorar, agora tem alguém para tomar a posição.

A última contratação confirmada até eu escrever este post foi o Cléber Santana, volante/meia de qualidade, que estava encostado no São Paulo. O time do Morumbi o contratou no início do ano para ser um dos titulares, mas o jogador não convenceu o técnico Ricardo Gomes. Chega com o aval de Muricy e deve ter sua vaga ao lado de Conca no meio-campo.

Uma notícia que agitou a imprensa pela manhã, dada na coluna de Renato Maurício Prado, no jornal O Globo, foi que o Flu havia fechado com Deco. O luso-brasileiro, porém, desmentiu o acordo e a assinatura de um pré-contrato com o Flu, alegando estar sob contrato com o Chelsea,o que seria ilegal - afirmação perfeitamente plausível. Mas o próprio disse logo depois que o Tricolor Carioca foi o único clube a procurá-lo e que era uma possibilidade forte atuar nas Laranjeiras. Ou seja, eu deduzo que Deco será do Fluminense se o Chelsea liberar, o que já li que vai acontecer, já que ele não é titular. Ótimo jogador, sem dúvidas, anima a torcida e pode fazer a diferença, mas fico com uma pergunta. Será que é necessidade máxima do Flu fazer um mega investimento (fala-se em salários de R$500 mil e luvas de R$3 milhões) em uma posição em que há Conca e agora Cléber Santana? Eu acho que seria mais proveitoso investir em um zagueiro de qualidade, um volante, até mesmo um atacante de capacidade reconhecida para fazer dupla com Fred.

Outro fator é que Muricy é adepto do 3-5-2. Foi assim nos 3 anos de sucesso com o São Paulo e é este sistema que ele deve implantar no Flu assim que tiver reforços na posição. Assim, no meio-campo sobram 3 vagas. No caso de Deco assinar, será que Muricy joga com apenas um volante e dois meias (Deco e Conca)? Acho difícil. Pelo menos na época sãopaulina nunca o fez. É mais provável que um sobre - Cléber Santana, como escrevi acima, veio para ser titular - e ai me veio na cabeça uma história que circulou há umas semanas atrás, de que o argentino Conca poderia ser vendido ao Porto. Nesse caso Deco viria para substituí-lo. Enfim, veremos o que vai acontecer.

Outros nomes tidos como quase certos no Fluminense são o volante Edinho, do Palmeiras, com quem Muricy trabalhou no Inter e no clube paulista, e o zagueiro André Luis, outro encostado no São Paulo. O primeiro até me agrada, já que é uma posição carente no elenco (só tem Diguinho e Diogo) e conta com a confiança do treinador. O segundo não é muito melhor do que Gum e Leandro Euzébio, então não o traria. De qualquer maneira, acho este iniciativa tricolor animadora e uma prova de que Muricy já começa a implantar seus métodos, o que é ótimo para o clube. Agora é esperar para ver os resultados.

Brasileirão 2010: Segunda Rodada

Olá blogueiros. Está no ar, com certo atraso, uma breve análise da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. No último fim de semana as 20 equipes se enfrentaram e o bom futebol continua divorciado, com algumas exceções, da série A nacional. A segunda rodada do Brasileiro teve um tempero visitante. Só dois anfitriões venceram: o Fluminense, com o tímido 1 a 0 sobre o mistão do Atlético-GO no Maracanã; e o Grêmio Prudente, que sapecou 4 a 0 no Atlético-MG. Três times que jogaram fora de casa (Botafogo, Corinthians e Internacional) venceram. E os outros cinco jogos acabaram em empates – com algumas zebras sugestivas, como os empates de Santos (contra o Ceará) e Cruzeiro (contra o Avaí).


Os mistos continuam, a média de gols subiu um pouquinho, o público segue tímido, e o Corinthians agradece. Duas rodadas bastaram para que 19 dos 20 times do Campeonato Brasileiro deixassem a perfeição de lado. Apenas uma equipe sobrevive com a 100% de aproveitamento no Brasileirão 2010. Com Fenômeno ou sem Fenômeno, o Corinthians foi o único time a ganhar dois jogos em duas rodadas, embolsar seis pontos e pular na liderança da competição. Se aproveitar essa primeira perna (pré-copa), de sete jogos, pode retornar da Copa do Mundo na liderança e com alguma vantagem. A nota triste ficou por conta do jogo, com ares de comédia pastelão, que foi disputado em São Januario. Vasco e Palmeiras empataram em 0 a 0, em uma partida com mais de 40 passes errados e enumera finalizações pra fora. Foi de fato a pior partida do ano no futebol brasileiro. É bom tanto Vasco, quanto Palmeiras, abrirem os olhos para não amargar a segundona novamente.

Se em São Januário aconteceu o pior jogo da rodada. No Serra Dourada, tivemos o melhor jogo. O Goiás recebeu o Inter e fez jogo duro e quase levou os três pontos. Mas o colorado, mesmo depois de estar perdendo por 2 a 0, se recuperou e terminou a partida com a vitória (2x3). O nome da virada gaucha foi o centroavante Walter(foto). Depois de um início de temporada complicado, em que sumiu e reapareceu, o garoto vem confirmando a previsão do técnico Abel Braga - que o lançou nos profissionais e sempre apostou em seu futuro. Domingo, o atacante fez também o primeiro gol do Inter... e sofreu o pênalti que gerou o terceiro