terça-feira, 11 de maio de 2010

OS 23 DE DUNGA

Olá blogueiros. Saiu a tão esperada lista de convocados para a Copa do Mundo, que será realizada no próximo mês na África do Sul. Na lista, só tivemos uma surpresa, que ficou por conta da ausência de Adriano e a entrada do centroavante Grafite, do Wolfsburg da Alemanha. Na lateral-esquerda, posição que ainda era uma incógnita, Dunga chamou Michel Bastos e Gilberto. Nas outras posições o resultado de quase quatro anos de trabalho, dois títulos (Copa America-2007 e Copa das Confederações-2009) e muitas polêmicas.

Não tenho muito que discordar com a lista do Dunga, a minha lista seria um pouco diferente. Eu por exemplo não convocaria o Kléberson, e com isso, abriria uma vaga para o P.H Ganso. A meia direta tem Eleno, Ramires e Kléberson, só que é bem possível que Daniel Alves ganhe essa vaga durante a Copa. Então, não acho necessário levar três jogadores que fazem essa função. Na lateral-esquerda eu só convocaria um jogador, e, seria o Marcelo do Real Madrid, com isso abriria mais uma vaga e levaria o Ronaldinho Gaucho. Essa seleção tem a melhor defesa da Copa (Julio Cesar, Maicon, Lucio, Juan), mas falta qualidade e criatividade do meio para frente. Com Ganso e Gaucho no grupo essa ótima defesa se transformaria em um contra-ataque mortal.

Por fim, no caso de Adriano, era esperado esse desfecho. O Imperador foi no limite da confiança e tolerância do técnico Dunga. Ele estava garantido na Copa em janeiro deste ano, depois do hexa e da bela participação no título do Flamengo. Tenho certeza que o Adriano estaria hoje comemorando a convocação se tivesse mantido o profissionalismo. Ele poderia até estar jogando mal, mas se estivesse se empenhando estaria na África. O craque tem um exemplo claro dentro de casa: o Kléberson. Concordo com o corte do Adriano, mas não concordo com o Grafite. A fase dele passou, ele foi muito bem no ano passado, sendo um dos destaques da campanha vitoriosa do Wolfsburg na Bundesliga. Nessa temporada a equipe dele foi muito mal e ele não rendeu. Não vejo o Grafite com cara de jogador de Copa. Eu chamaria o Vagner Love ou Diego Tardelli.

CONFIRA A LISTA DOS 23 JOGADORES CONVOCADOS PELO TÉCNICO DUNGA PARA A COPA DO MUNDO:


GOLEIROS: Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma)

LATERAIS: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)

MEIO-CAMPISTAS: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo)

ATACANTES: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg)

A seleção estreia na Copa em 15 de junho contra a Coreia do Norte no estádio Ellis Park, em Joanesburgo, às 15h30m (de Brasília). Cinco dias depois, o time de Dunga encara a Costa do Marfim no Soccer City, na mesma cidade e horário. O rival da última rodada do Grupo G é Portugal, 25 de junho, às 11h (de Brasília), em Durban.