terça-feira, 8 de junho de 2010

Análises e palpites da Copa

Olá blogueiros. Estou de volta para analisar as minhas favoritas para essa Copa que bate na nossa porta. Vou fazer uma breve analise das seleções e informar o time base e os machucados ou cortados de cada grupo. Estabeleci um critério para definir minhas favoritas. Ao invés de selecionar apenas as equipes que estão jogando bem no momento, eu inclui algumas seleções por um simples motivo: camisa. Esses são os casos de Alemanha, França e Itália. Neste primeiro post vou analisar três seleções. Vamos aos selecionados.


França: O clima na França não é nada bom para o inicio de uma Copa do Mundo. O grupo de jogadores parece estar tranqüilo e fechado com o técnico Domenech, mas no território francês o apoio é bem moderado. Tudo começou com o baixo nível do futebol apresentado pelos Blues nas eliminatórias, que acabou culminando na classificação para Copa com um gol irregular do zagueiro Gallas. O gol foi marcado depois de um passe do atacante Henry, que dominara a bola com a mão. Depois disso o povo francês foi contra a classificação da sua seleção e a favor da classificação da Irlanda (seleção prejudicada).


Muitos afirmam que os franceses não merecem estar na África. Para completar, o técnico Raymond Domenech é odiado pela opinião publica que não concorda com suas escolhas, como deixar de fora da Copa três craques da nova geração (Benzema – Real Madrid, Narsi – Arsenal e Ben Arfa – Olympique de Marseille) Para finalizar, o comandante está com os dias contados. A Federação Francesa de Futebol já anunciou que Loran Blanc, campeão do mundo em 98, será o novo técnico da França após a Copa da África.

Time base: (4-2-3-1) – Lloris; Sagna, Escude, Gallas e Evra; Diaby, Alou Diarra, Ribéry, Gourcuff e Henry; Anelka.

Machucados: Lassana Diarra (cortado)
Palpite: França chega as quartas de final


Argentina: Os argentinos chegam para Copa do Mundo com uma atmosfera muito diferente do clima que cercava a seleção no fim do ano passado. A seleção argentina fez uma Eliminatória sofrível e por muito pouco não ficou fora da Copa sob o comando de seu maior ídolo; Diego Armando Maradona. El pibe, chegou como salvador da honra albiceleste depois da demissão do técnico Alfio “Coco” Basile. Mas Don Diego não arrumou a casa, pelo contrário, desarrumou mais ainda convocando mais de 80 jogadores em um ano. Mesmo assim a camisa e a qualidade do futebol argentino falaram mais alto e a classificação chegou na última rodada, com uma vitória sofrida contra o Uruguai.


Depois da classificação o clima melhorou, as criticas foram recolhidas (por enquanto) e uma grande vitória no início do ano embalou o grupo. Os argentinos derrotaram a Alemanha, por 1 a 0, em Berlim, e jogando muito bem. Outro fator que enche o povo argentino de otimismo é a grande fase de seus principais atacantes (Messi, Tevez, Higuaín, Milito, Aguero, Di Maria e Palermo) pelo mundo.

São seis “delanteiros” de muita qualidade e poder de decisão. Messi é o melhor do mundo, Tevez destaque da liga inglesa e terceiro artilheiro da temporada britânica, Milito foi campeão de tudo (Camp. Italiano, Copa Itália e Liga dos Campeões) e marcando gol em todas as finais. Aguero é campeão da Liga Europa, Di Maria foi campeão português pelo Benfica e pode ser vendido para o Real Madrid por 40 milhões de Euros e Palermo; maior artilheiro da história do Boca Jr. Esses fatores fazem da Argentina uma grande favorita para conquistar o Tri.

Time base: (4-3-3) – Romero; Gutiérrez, Demichelis, Samuel e Heinze; Mascherano, Verón, Di Maria e Messi; Tévez e Higuaín

Machucados: Nenhum
Palpite: Argentina chega à final da Copa


Inglaterra: O English Team vem com tudo para África do Sul. Os comandados do técnico Fábio Capello fizeram uma fase eliminatória muito boa e chegam como um forte candidato ao titulo. A seleção conta com a grande fase de vários jogadores em suas equipes na Liga Inglesa. Lampard, Terry, Ashley Cole, John Cole, todos do Chelsea, campeão inglês. Defoe, Lennon e King, os três jogam no Tottenham, que fez grande campanha e se classificou para Liga dos Campeões. Além desses grandes coadjuvantes, Capello conta com um protagonista especial. Wayne Rooney, atacante do Manchester United, vem de duas temporadas arrasadoras, marcando muitos gols e sendo decisivo nas horas mais complicadas.


Tudo estava caminhando para uma preparação tranqüila, mas as vésperas de iniciar sua caminhada na África a equipe perdeu seu capitão. Rio Ferdinand, se machucou e foi cortado da Copa. King, zagueiro do Tottenham, vive grande fase, mas nunca disputou uma Copa e essa inexperiência preocupa.

Time base: (4-4-2) – Robinson; Johnson, King, Terry e Ashley Cole; Carrick(Barry), Lamperd, Lennon e Gerrard; Rooney e Defoe

Machucados: Backham (cortado), Ferdinad (cortado), Barry (fora da estreia da Inglaterra)

Palpite: Inglaterra chega à semifinal

Obs: Amanhã, outras três favoritas para Copa.