quinta-feira, 18 de junho de 2009

Podcast - Brasil 3x0 EUA


Olá blogueiros! Está no ar mais uma edição do Podcast do Blog Passando a Bola. Nesta terça-feira vamos comentar a vitória por 3 a 0 da Seleção Brasileira em cima dos Estados Unidos, pela segunda rodada da Copa das Confederações. Clique e confira a resenha esportiva do nosso Blog.

Noite sem gols na Libertadores

Não foi, na Libertadores, a noite que todos esperavam. Os dois jogos (Grêmio x Caracas, Nacional x Palmeiras) até que foram razoáveis, mas ninguém teve competência para marcar. Sorte dos gremistas, azar dos palmeirenses, que mais uma vez ficaram pelo caminho. A expectativa de mais uma final brasileira fica para o ano que vem.

O Palmeiras jogou bem, teve oportunidades, mas esbarrou na falta de pontaria de seus homens de frente, especialmente Obina, que perdeu um gol incrível aos 39 do segundo tempo. Marcos foi mero espectador do confronto e o time alviverde não sentiu a pressão uruguaia. Buscou o resultado, teve penalti não marcado, mas não pode reclamar. A eliminação é fruto de sua própria incompetência. O Nacional encara na semifinal o vencedor do confronto entre Estudiantes e Defensor. Os argentinos venceram o primeiro jogo, fora de casa, por 1 a 0 e devem avançar.

Já o Grêmio decepcionou, apesar da classificação. Como time de melhor campanha da primeira fase, mostrou muito pouco para eliminar o Caracas com dois empates. O primeiro, na Venezuela, foi um bom resultado, visto que o Tricolor tomou pressão e o adversário tem uma equipe bem arrumada e difícil de ser batida, especialmente em seus domínios. Ontem, no Olímpico, porém, os gaúchos precisavam ser mais incisivos. Tiveram oportunidades, mas não apresentaram um bom futebol. Jogaram com o regulamento embaixo do braço, sem correr riscos e o placar sem gols classificou-os para a semifinal.

Agora o Grêmio espera a definição do confronto entre São Paulo e Cruzeiro. O segundo jogo é hoje, no Morumbi e o time da casa precisa de uma vitória simples para avançar. Tem tudo para ser um jogaço, já que são duas equipes que se equivalem. Mas, em função do fato de atuar em casa e ter mais experiência na competição, aposto na classificação do Tricolor e vou além: 1 a 0, gol de Borges.

Importante, mas não definitivo

Foi uma noite de bom futebol no Pacaembu. Corinthians e Inter fizeram um grande jogo, digno de uma final entre duas equipes de qualidade. Melhor para o Timão, que foi superior durante a partida e venceu por 2 a 0, gols de Jorge Henrique e Ronaldo. O camisa 9, aliás, encerrou jejum de 6 jogos sem marcar. Com o resultado, os paulistas abrem vantagem considerável, mas reversível para o Colorado. Para isso, o time de Tite terá que vencer por 3 gols de diferença para avançar ou aplicar o mesmo marcador deste primeiro confronto para levar a decisão para os penaltis.

Como eu havia escrito aqui na prévia do jogo, era de se esperar que o Corinthians fosse ter um domínio maior da partida. Afinal, além de atuar em casa, seu adversário não contava com quatro titulares, entre eles Nilmar e D'Alessandro. Sem André Santos, Mano optou pelo volante Marcelo Oliveira na lateral-esquerda. Incumbiu o jogador de atacar e marcar sob pressão Danilo Silva, auxiliado por Jorge Henrique, que também caía por aquele lado. E foi pelos pés dos dois que o Alvinegro abriu o placar. Depois de algumas chances, o camisa 23 recebeu a bola na intermediária, limpou o marcador e lançou Marcelo Oliveira, que passou com facilidade por Danilo Silva e cruzou para o próprio Jorge Herique completar.

Apesar do maior domínio corintiano, o Inter assustou, quase sempre explorando os contra-ataques e a velocidade de Taison e Andrezinho. Como joga Taison! É muito rápido, arisco, driblador... Deu enorme trabalho aos defensores. Mas o menino jogou praticamente sozinho. Somente Andrezinho ajudava e os gaúchos encontraram algumas dificuldades para penetrar na zaga do Corinthians. Alecssandro, substituto de Nilmar, não fez boa partida.

No segundo tempo, o Corinthians veio para cima tentando ampliar a vantagem. Martelou até conseguir, após bom passe de Elias para Ronaldo, na velocidade, do jeito que ele gosta. O Fenômeno tirou Índio da jogada e bateu de pé esquerdo. Fim de jejum e mais uma prova de que ele é bom nestes momentos decisivos. A partir daí, porém, o Timão recuou e o Inter tomou conta, querendo diminuir o prejuízo. Aí apareceu a estrela de Felipe. O goleiro pegou tudo e fez lindas defesas em um chute de Guiñazu, numa bola em que Taison entrou livre e em uma falta de Andrezinho, esta no cantinho. Foi ele que assegurou a vitória e a bela vantagem paulista para o próximo jogo, dia 1 de julho. Foi um resultado justo, pelo domínio que o Corinthians teve na partida. Destaques para Cristian, Elias, Jorge Henrique e Ronaldo. O melhor do jogo, no entanto, foi Taison. Infernizou a zaga adversária praticamente sozinho.

Mesmo com a vantagem, o Corinthians não pode relaxar, pois não há nada ganho. O Inter terá Nilmar, D'Alessandro e Kléber de volta e eles fazem a diferença. Além, é lógico, do apoio da apaixonada torcida colorada. Mais um jogão por aí!

Micos da noite:

Leandrão e Souza desempenharam papéis ridículos em campo. O primeiro entrou duas vezes na maldade em um adversário e levou dois amarelos em curto espaço de tempo. Foi expulso e prejudicou a reação do Inter. Já o corintiano conseguiu a proeza de entrar aos 45 do segundo tempo, tocar uma vez na bola e levar um amarelo. Resultado: Souza estava pendurado e, com a punição, fica fora da partida no Beira-Rio. Mano deve estar feliz da vida.