quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

CASI CAMPEÓN

O Banfield está a uma rodada de um feito histórico. O Taladro precisa de uma vitória para conquistar o seu primeiro título nacional em seus 113 anos de fundação. Não só por isso, assim como o seu rival de zona, o Lanús em 2007, o Banfield poderá dar a volta olímpica na Bombonera. Seria a segunda equipe, sem ser o próprio Boca Juniors a fazê-lo desde que o estádio foi construído.

Na noite desta quarta-feira o Banfield jogou o suficiente para derrotar o Tigre por 1 a 0, no Estádio Florencio Sola. O gol foi de Victor López aos 40 do segundo tempo e em posição de impedimento, é bom registrar. Mas o Taladro não tem nada a ver com isso e só depende de si.

O problema está do outro lado do campo. Os jogadores e a diretoria do Boca Juniors tratam o jogo como se fosse uma final, onde o clube Xeneize teria condições de abocanhar o título. O orgulho está em jogo. Não querem ver outra equipe comemorando o título em seu solo sagrado. Na consciência boquense a Bombonera é um campo santo. Um território onde só é permitido a um lado fazer a sua História. O Banfield não vai enfrentar apenas um time sem chances de alcançar coisa alguma, mas terá um adversário que talvez seja muito maior que ele. Este rival é o peso da camisa azul y oro.

Torcendo também para o Boca vai estar a torcida leprosa em Rosario. O Newell’s Old Boys venceu como visitante o Gimnasia, por 2 a 0, e agora está dois pontos atrás do Taladro (41 a 39). O time de Simeone vai enfrentar na última rodada o San Lorenzo, em seu estádio, o Coloso Del Parque. Para ser campeão tem que vencer e torcer por derrota do Banfield. Se ganhar e o Taladro empatar, teremos jogo extra para decidir o campeão do Torneio Apertura 2009.

Todo definido


Os resultados da penúltima rodada definiram todos os clubes argentinos que disputarão a próxima Copa Libertadores. Lanús, Banfield e Newell’s se garantiram ao lado de Vélez, Estudiantes e Colón, que já entraram na rodada classificados. Como já prevíamos aqui no Passando a Bola, nenhum dos cinco grandes argentinos conseguiu uma vaga. Falta apenas definir em quais posições estarão dispostas na tabela da Libertadores, mas Lanús, Colón, Banfield ou Newell’s poderão enfrentar Flamengo ou Internacional na primeira fase.

El capitán


Capitão da Argentina na conquista de 78, Daniel Passarella agora é presidente do River Plate. Vai ter como principal desafio colocar o clube no caminho em que sempre esteve: o dos títulos. Uma das principais instituições desportivas do mundo, o River estava vivendo o pão que o diabo amassou. Dirigentes incompetentes, corrompidos por interesses pessoais e que mantinham ligações promíscuas com os barras-bravas dominavam o cenário Millonário desde que José Maria Aguilar havia assumido em 2001.

Oito longos anos depois, o River pede ajuda. O clube não ganha um título desde o Clausura 2008. No período posterior viveu uma fase tenebrosa, tendo terminado em último no Torneo Apertura do mesmo ano de 2008 (sua pior colocação na História), oitavo no Clausura deste ano, e atualmente agoniza na 15ª posição do Apertura 2009. Até o início de 2008 era o clube com a melhor média de pontos, agora já é o 12º.

Desejo muita sorte a Daniel Passarella.


Por Raphael Martins