segunda-feira, 20 de julho de 2009

PAREDÃO

Léo Lima deixou o Vasco nesta segunda-feira, negociado com o Goiás. A diretoria liberou o jogador, e o clube não receberá nenhuma compensação financeira.

- Ele não estava sendo relacionado e surgiu essa oportunidade do Goiás - disse o gerente de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano.

Léo Lima não se firmou este ano. Após passar um tempo machucado, voltou ao time titular e teve um princípio de brilho, bastante passageiro. Uma das vítimas da sequência de empates, acabou barrado e encostado. Talvez vá fazer falta pela experiência que passava aos mais novos. Pelo futebol não vai fazer tanta diferença. Mas é bom o Vasco correr atrás de um meio-campo. As opções começam a escassear.

Por Thiago Teixeira (Acompanhando o Vasco)

PASSANDO A BOLA - MESA REDONDA

Olá amigos do Passando a Bola. Está no ar a oitava edição da nossa Mesa Redonda, trazendo a discussão sobre os destaques da 12ª rodada do Brasileirão. Neste programa também temos uma novidade: a escolha do o gol mais bonito da rodada, além do craque e do nosso toque final. Tivemos um pequeno problema na edição e o final do segundo bloco acabou entrando no começo do terceiro, mas nada que atrapalhe. Assistam!





Rapidinhas: Barueri segue fazendo estragos

Que campanha vem fazendo o Barueri! Caçula na Série A, quinto colocado com 21 pontos, atrás do Vitória apenas no número de vitórias (5 a 6), melhor ataque da competição (28 gols), artilheiro (Val Baiano, com 8 gols), equipe que menos perdeu no Brasileirão (apenas uma vez, junto com Palmeiras e Atlético-MG), invicto há 9 jogos... Ufa! Ótimo trabalho de Estevam Soares, que faz sua equipe praticar um futebol bonito de se ver, ofensivo, rápido e com muita habilidade. O time não perde desde 23/05, derrota por 2 a 1 para o Corinthians, pela 3ª rodada.

Neste domingo, a Abelha não deu a menor chance para o pobre Náutico - mais embaixo explico o porquê do adjetivo - e goleou por 4 a 0, em casa. Val Baiano (foto) fez os 4 gols do jogo e assumiu a artilharia do campeonato com 8 gols, junto com Felipe, do Goiás, e Roger, do Vitória. O atacante poderia, inclusive, ter feito mais um, mas perdeu de forma inacreditável, na pequena área e sem goleiro, depois de se enrolar tentando dar uma bicicleta. O que chama a atenção é que Val Baiano fez apenas 4 jogos como titular, justamente os últimos 4, e marcou todos os gols no Brasileirão nestas partidas. Uma média de 2 gols por jogo! A facilidade do atacante para balançar as redes, porém, não é novidade. Em 2007, ele foi o vice-artilheiro da Série B, defendendo o Gama.

Mas o grande jogador do Barueri é o companheiro de ataque de Val Baiano, Fernandinho. Como joga bola este garoto! Até agora é a revelação do campeonato. Muito rápido e habilidoso, o canhotinho inferniza os zagueiros adversários e é muito difícil de ser marcado. Na próxima rodada, o time paulista terá um grande teste pela frente: o Flamengo, no Maracanã. E tem chances de sair com a vitória, até porque as dimensões do gramado do Maior do Mundo facilitam o estilo de jogo da equipe. O Rubro-Negro tem que abrir o olho e marcar muito bem se não quiser ser surpreendido.

- Já o Náutico... A situação do Timbu é terrível! O time pernambucano é o lanterna com apenas 9 pontos e não vence há 9 partidas. O último triunfo foi dia 24/05, diante do Atlético-PR. De lá pra cá foram 7 derrotas e 2 empates. O Alvirrubro já está com o terceiro técnico na competição (Geninho), tem a pior defesa (26 gols) e o segundo pior ataque (11 gols). É candidatíssimo ao descenso.

- O outro time pernambucano também está mal. O Sport tem 11 pontos, é o 16º e só não está na zona de rebaixamento porque tem saldo melhor do que o Botafogo (-3 a -4). O que aconteceu com a equipe que vinha fazendo um ótimo primeiro semestre? Parece que a eliminação nos penaltis na Libertadores desanimou o Rubro-Negro. Depois de sair da competição sul-americana, o Sport disputou 11 jogos: perdeu 7, empatou uma e venceu apenas 3. Assim vai ficar difícil. O Avaí, por sua vez, ganhou a segunda seguida. Depois de somente uma vitória nas 10 primeiras rodadas, a equipe catarinense dá sinais de recuperação e pulou da lanterna para a 14ª colocação. Alívio para Silas!

- Cruzeiro e Corinthians fizeram um dos melhores jogos do campeonato, em que os goleiros foram os grandes nomes. Tanto Fábio, quanto Felipe agarraram demais no Mineirão. Ronaldo marcou um gol (seu primeiro com a camisa do Timão fora de São Paulo e o 6º no campeonato) e deu uma bela assistência para Jorge Henrique, mas perdeu um penalti de forma displicente. O Corinthians teve trabalho, mesmo com os mineiros atuando com um a menos desde a etapa inicial. O que prova que o Cruzeiro tem uma boa equipe, que vai se recuperar no Brasileirão. O time de Adilson Batista é o 18º, com 10 pontos. No entanto, tem um jogo a menos e utilizou reservas em várias partidas, se poupando para a Libertadores. A Raposa, porém, tem que reagir logo, sob pena de correr riscos, a exemplo do Fluminense, ano passado.

- O Atlético-MG não teve Diego Tardelli e Junior, mas conseguiu segurar o empate no Barradão, diante do Vitória. Muito porque Roger perdeu três gols que um artilheiro de campeonato não pode desperdiçar. Com o resultado, o Galo reassumiu a liderança, com 25 pontos, a frente do Palmeiras no saldo de gols (13 a 10). Tem o 2º melhor ataque (25 gols) e a melhor defesa ao lado do Verdão (12 gols). Na próxima rodada tem tudo para permanecer no topo, pois encara o combalido Fluminense, em casa. O Vitória segue em quarto.

- Flamengo e Botafogo empataram mais uma vez em 2 a 2 - desde 2007, quando a rivalidade entre os dois clubes aumentou, foram 17 jogos, com 10 empates, sendo 6 com este placar. O Alvinegro não vence o rival em Brasileiros desde 07/10/2000, quando fez 3 a 1. De lá pra cá foram 13 partidas, com 7 empates e 6 vitórias rubro-negras. No jogo, o Botafogo foi ligeiramente melhor, mas o resultado acabou justo. A arbitragem novamente foi questionada, mas para mim não interferiu. Adriano chegou a 7 gols e a principal jogada da equipe de Ney Franco continua sendo a bola parada de Juninho.

- O São Paulo aliviou um pouco o ambiente ao vencer seu 2º clássico dos 8 disputados este ano. Washington encerrou um jejum que durava desde 31/05 ao marcar duas vezes na vitória de 2 a 1 sobre o Santos. O time da Vila segue mal. Venceu apenas uma vez nos últimos 8 jogos. Tem o 3º melhor ataque (24 gols), mas a pior defesa, ao lado do Náutico (26 gols). Luxemburgo assume nesta segunda, mas isto é assunto para outro post.

- O Palmeiras está voando! São 12 jogos invicto, vice-liderança com 25 pontos, melhor defesa junto com o Galo e quarto melhor ataque (22 gols), ao lado do Goiás. Jorginho ainda não foi oficialmente efetivado, mas ostenta um belo cartel: 4 vitórias e um empate, sendo que os triunfos foram seguidos. Diego Souza está comendo a bola e Cleiton Xavier é o maior assistente do Brasileirão, com 8 passes para gol. Acorda Belluzo!