quarta-feira, 19 de maio de 2010

LE PICÓ EL BICHO

A Argentina tem mais um surpreendente campeão. No último domingo, o Argentinos Juniors conquistou o Torneio Clausura da temporada 2009/2010. Foi a terceira conquista nacional do time de La Paternal, coroando uma temporada que teve o Banfield como campeão do Apertura. Aliás, as duas equipes foram a que mais somaram pontos na temporada, com o Taladro superando o Bicho por apenas um gol no critério de desempate.

Foi uma festa e tanto no estádio do Huracán. O Argentinos Juniors fez a sua parte. Mostrou bom futebol e derrotou o Globo por 2 a 1. O responsável direto pelo título foi sem dúvida o treinador Claudio Borghi, que na temporada passada deixou o Independiante debaixo de muitas críticas. Deu a volta por cima, entrando para a história do Argentinos. É o único que foi campeão como jogador e técnico deste clube, que revelou ao mundo Diego Maradona. Borghi estava no elenco que conquistou o Metropolitano de 1984, o Nacional de 1985 e a Libertadores daquele mesmo ano, na melhor formação de La Paternal em todos os tempos.

Com a conquista, o Argentinos Juniors já se garantiu como o primeiro argentino na Libertadores de 2011, uma volta em grande estilo a maior competição sul-americana, onde esteve pela última vez em 1986.

Mas a continuidade de Borghi no clube está ameaçada. Uma tentadora proposta foi feita pelo Boca Juniors, que mesmo em momento de crise não deixa de ser uma tentação. Afinal é o Boca, o sonho de consumo de nove a cada 10 treinadores argentinos, só superado pelo desejo de dirigir a seleção argentina. Conseguir um bom trabalho no Boca Juniors já é meio caminho andado em direção ao sonho maior. Isso está pesando bastante na decisão de Borghi.

Em Santa Fé, o Estudiantes até que fez a sua parte. Goleou o Colón por 4 a 1 e se despediu com uma grande partida. O Pincha pagou caro o empate de 0 a 0 com o Rosario Central, na penúltima rodada. Porém, deixou uma boa impressão. Mostrou mais uma vez bom futebol e agora só pensa na Libertadores, onde enfrenta quinta-feira o Internacional, em Quilmes. O atacante Boselli terminou como artilheiro do Clausura, com 13 gols.

A última rodada não foi boa para o River Plate. Os comandados de Angel Cappa foram humilhados em pleno Monumental pelo modesto Tigre, por 5 a 1. O treinador admitiu que armou mal a equipe. Porém, o River mostrou mais uma vez que é uma caricatura. Terminou o campeonato em 13°, fazendo mais uma campanha pífia.

O outro gigante, o Boca Juniors também decepcionou. Ficou também num modesto 16° posto, e para piorar, se despediu também sendo goleado, 3 a 0 para o Banfield. Os dois eternos rivais não conseguiram vagas sequer para a Copa Sul-Americana, que vai ser disputada no segundo semestre, e vão ter que, a partir da próxima temporada, se preocupar mais com a média de pontos. O fantasma do rebaixamento, que parecia improvável para ambos, começa a assustar.

Resultados da última rodada: Arsenal 1 x 2 Godoy Cruz; San Lorenzo 2 x 1 Newell’s; Banfield 3 x 0 Boca; Chacarita 1 x 2 Racing; Gimnasia 3 x 3 Atlético Tucumán; River 1 x 5 Tigre; Independiente 1 x 0 Lanús; Rosario Central 0 x 0 Vélez; Huracán 1 x 2 Argentinos; Colón 1 x 4 Estudiantes.

Classificação final: Argentinos 41; Estudiantes 40; Godoy Cruz 37; Independiente 34; Banfield 32; Newell’s 30; Lanús e Racing 29; Vélez 27; Huracán 26; Tigre e Gimnasia 24; River 22; Colón 21; San Lorenzo e Boca 20; Rosario Central e Arsenal 19; Chacarita e Atlético Tucumán 13.

Classificaram-se para a próxima Copa Sul-Americana: Banfield, Argentinos Juniors, Estudiantes, Independiente, Newell’s Old Boys e Vélez Sarsfield. Os seis foram, nesta ordem, os clubes que mais pontuaram na temporada 2009/2010. Os confrontos entre eles inclusive já foram definidos.

São eles: Independiente x Argentinos Juniors; Vélez Sarsfield x Banfield; Newell’s Old Boys x Estudiantes.

Ascenso y descenso

Voltaram para a B Nacional, Chacarita Juniors e Atlético Tucumán. Eles darão lugar a Olimpo, de Bahía Blanca, e Quilmes, que retornam à Primeira A. Serão disputados ainda dois confrontos na chamada Promoción, entre All Boys e Rosario Central, além de Atlético Rafaela e Gimnasia de La Plata. Estes confrontos decidirão aqueles os donos das duas vagas restantes na Primeira Divisão.

Para a Primeira B, também conhecida como B Metropolitana, foram rebaixados Platense e Sportivo Italiano. O Deportivo Merlo joga uma Promoción com o Sarmiento, por um lugar na B Nacional. Já o Almirante Brown, campeão da Primeira B, está garantido na Segundona.

A definição da outra equipe que subirá para a B Nacional vai sair do Torneo Argentino A. Patronato, da cidade de Paraná, na Província de Entre Rios, e Santamarina, da cidade de Tandil, na Província de Buenos Aires, decidem a Terceirona para as equipes do interior. O campeão sobe diretamente para a B Nacional. Já o vice-campeão jogará a Promoción contra a CAI, de Comodoro Rivadávia.

Por Raphael Martins