segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PASSANDO A BOLA - MESA REDONDA

Amigos do Passando a Bola, está no ar mais uma Mesa Redonda, seu encontro com a informação e a opinião. Neste programa falaremos bastante da 25ª rodada do Brasileirão, vamos fazer uma análise do atual momento da Série A , escolheremos o gol mais bonito, o craque do final de semana e daremos, é claro, nosso toque final. Além da estreia do troféu Hélio dos Anjos. Aproveitem!


Neste primeiro bloco, os destaques da 24ª rodada do Brasileirão:



Neste segundo bloco, uma análise sobre o atual momento da Série A. Oito pontos dividem os doze primeiros:



Neste último bloco, vamos escolher o gol mais bonito, o craque da rodada e dar nosso toque final, além da estreia do troféu Hélio dos Anjos:

Rapidinhas de Domingo - Goiás volta ao G-4

A grande atração neste domingo no Pacaembu era a volta de Ronaldo aos gramados depois de 56 dias. Mas o Goiás tratou de roubar o papel de protagonista do Fenômeno e conseguiu uma elástica e convincente vitória por 4 a 1. A dupla Iarley/Fernandão, que fez história no Inter Campeão Mundial em 2006, foi o grande destaque. O primeiro marcou duas vezes e chegou aos 10 gols no Brasileirão. Já o segundo fez seu primeiro gol neste retorno ao Esmeraldino. Com o resultado, a equipe de Helio dos Anjos não só interrompeu um jejum que já durava três jogos, como também voltou ao G-4, com 42 pontos, mais do que nunca na briga pelo inédito título nacional. Na próxima rodada, o desafio é contra um concorrente direto na parte de cima da tabela: o Grêmio, no Serra Dourada. Menos mal que o Tricolor venceu apenas uma vez longe do Olímpico, mas de qualquer maneira a partida tem tudo para ser muito disputada.

O Corinthians, por sua vez, sofreu com a falta de criatividade do seu meio-campo e com as falhas da zaga. Ronaldo foi peça nula. O Timão vinha de 6 jogos sem perder (3 vitórias e 3 empates), mas com a derrota desceu três posições na classificação - é o 9º, com 37 pontos. Como dificilmente a equipe de Mano Menezes brigará pelo título, os objetivos corintianos no Brasileirão são cada vez menores. O próximo jogo é diante do São Paulo, clássico no Morumbi.

- O São Paulo perdeu a chance de dormir na liderança ao empatar com o frágil Santo André em 1 a 1, no estádio Santa Cruz, em Riberão Preto. Mesmo assim, o tricampeão chegou aos 44 pontos e empatou com o Palmeiras, primeiro colocado. O time de Ricardo Gomes, porém, perde no saldo de gols (14 a 10). Jean abriu o placar logo aos 7 minutos e a torcida são-paulina teve a impressão de que seria uma goleada. Mas, aos poucos, o Santo André equilibrou as ações, empatou o jogo na segunda etapa e poderia ter até ganho, que não seria absurdo algum. Foi o quarto jogo invicto do Tricolor, seríssimo candidato ao caneco.

O time do ABC está fazendo o que pode para escapar do rebaixamento. Depois de 3 derrotas consecutivas, o Santo André voltou a marcar um pontinho, que, no entanto, não foi suficiente para tirar o clube do grupo dos quatro últimos. A equipe de Sérgio Soares é a 17ª, com 25 pontos.

- Na partida entre as grandes surpresas do campeonato, o Avaí voltou a mostrar um bom futebol e não deu chances ao Barueri ao vencer por 4 a 0, na Ressacada. William, Eltinho, Muriqui e Léo Gago, sendo este último um golaço, marcaram para os catarinenses, que conseguiram um triunfo depois de 3 derrotas consecutivas. O resultado deixa o time de Silas na 7ª colocação, com 37 pontos, e a vaga na Sul-Americana é uma realidade cada vez mais próxima. O Barueri está mais ou menos na mesma situação do Avaí. Ambos entraram no Brasileirão pensando em permanecer na Série A e estão agora com boas chances de jogar a Sul-Americana em 2010. O Abelha, que em breve deve ter Fernandinho de volta, tem 36 pontos, na 11ª posição.

- Na Vila Belmiro, Santos e Botafogo fizeram um jogo de péssima qualidade e o zero no placar foi justo. O time carioca completou 10 jogos sem vitória no Brasileirão e 13 empates em 25 partidas, recorde do campeonato. Por não conseguir ganhar, o Bota permanece na zona de rebaixamento há 6 rodadas. E está dando bobeira, porque seus adversários diretos também não estão pontuando. Era a chance para se livrar de vez do descenso. O Santos, por sua vez, desperdiçou oportunidade de encostar ainda mais no G-4. A irregularidade é a marca da equipe de Luxemburgo e o destino é ficar ali pelo meio da tabela.

- Dando uma rápida passada pelos jogos de sábado. O Inter, assim como o São Paulo, perdeu a chance de roubar a liderança do Palmeiras ao cair diante do Vitória, no Barradão. O Rubro-Negro baiano, aliás, derrotou em seus domínios os dois líderes com autoridade e mostrou porque é a terceira melhor campanha como mandante (9 vitórias, 3 empates e 1 derrota ou 76,9% de aproveitamento dos pontos). O Colorado sofreu o segundo revés consecutivo e vai precisar mais do que nunca de vencer o Flamengo, no Beira-Rio, para mostrar que está vivo na briga pelo título. No duelo dos desesperados, o Atlético-PR jogou mal, mas fez o dever de casa e passou pelo Sport por 1 a 0. O resultado fez o Furacão abrir 6 pontos de vantagem em relação ao Santo André, primeiro da zona de rebaixamento. O Leão da Ilha, vice-lanterna com 20 pontos, deve fazer o mesmo que o Fluminense: pensar já em 2010, pois para essas equipes o Brasileirão praticamente terminou. Só um milagre dos grandes salva ambos da degola. Para completar, Náutico e Atlético-MG empataram em 0 a 0 nos Aflitos e o Timbu permanece fora do grupo dos quatro últimos. Mas a situação ainda é complicada. O Galo deixou novamente o G-4.

- Quem comemorou mais neste final de semana, mesmo sem entrar em campo, foi o Palmeiras. O Alviverde viu seus maiores concorrentes perderem pontos e manteve a ponta da tabela. Quarta-feira faz belíssimo jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão, e um triunfo deixa a equipe de Muricy isolada em primeiro. Mas os mineiros ainda almejam objetivos no Brasileiro.

Fla sobe, Flu desce

Flamengo e Fluminense, eternos rivais, cuja origem futebolística tem ligações estreitas, vivem momentos opostos no Campeonato Brasileiro. E isto foi exemplificado na rodada deste final de semnana, a 25ª. Enquanto o Rubro-Negro se impôs e venceu o Coritiba por 3 a 0, jogando bem, o Tricolor foi goleado impiedosamente pelo Grêmio por 5 a 1, jogando muito mal. O Fla subiu na tabela e sonha com a Libertadores; o Flu só não desceu mais porque não dá, chegou definitivamente ao fundo do poço e o fantasma do rebaixamento já paira soberano pelas Laranjeiras. Mas vamos por partes.


Pet + Adriano = certeza de show
No Maracanã, o Flamengo mais uma vez jogou muita bola e derrotou o Coritiba por 3 a 0, com direito a show de Adriano e Pet. O primeiro marcou um golaço, um dos mais bonitos do campeonato (com participação mais do que especial do gringo, diga-se de passagem) e chegou aos 13 gols no Brasileirão, artilheiro ao lado de Jonas. O segundo conseguiu ser ainda melhor. Como está jogando Petkovic! Além de ter marcado um lindo gol de falta, deixou o Imperador de frente para o goleiro e ainda participou da jogada do terceiro, que culminou com um petardo no ângulo de Willians. Isto sem contar nos inúmeros passes e lançamentos milimétricos que o sérvio anda distribuindo. Impressionante a forma dele, pois não podemos esquecer que trata-se de um jogador de 37 anos, que atua sozinho na armação das jogadas do Flamengo no meio-campo. É por isso que Pet é um ídolo da torcida. Neste domingo isso ficou ainda mais claro, com os rubro-negros reverenciando o camisa 43 do início ao fim do jogo. Está dando gosto ver essa dupla aí da foto em campo.

Com a vitória, o time da Gávea subiu três posições e está em oitavo, com 37 pontos, melhor colocação do clube desde a 18ª rodada, quando também terminou no oitavo lugar. A diferença para o G4 é de 5 pontos e a vaga na Libertadores está mais real do que nunca. Porém, o time precisa manter esse ritmo. E a sequência de jogos não é nada fácil. Inter fora, clássico contra um desesperado Fluminense, Vitória fora, São Paulo em casa e Palmeiras fora. A vantagem é que são partidas diante de adversários diretos no topo da tabela e bons resultados terão ainda mais valor na classificação. Se Pet e Adriano continuarem nessa toada, vai ficar complicado de segurar.

Vale também um elogio ao sistema defensivo do Flamengo, que melhorou bastante desde a entrada de Álvaro e Maldonado no time e a mudança de esquema para o 4-4-2. Nos últimos quatro jogos - coincidentemente desde a estreia da dupla -, a equipe não foi vazada. Méritos também para Andrade, que soube aplicar modificações táticas, fazendo com que Léo Moura e Éverton tenham obrigação de marcar e colocando dois volantes a frente da zaga.

O Coritiba não jogou mal, teve até chances de marcar, especialmente no primeiro tempo, mas completou três partidas sem vitória. O Coxa é o 15º, com 27 pontos, ainda ameaçado de rebaixamento e só não entrou na zona da degola até agora porque seus adversários diretos nessa briga são muito incompetentes e não conseguem ganhar. Nessa rodada, por exemplo, nenhum dos seis últimos colocados venceu. Por essas e por outras que não acredito que a equipe paranaense vá para a Série B.

Grêmio "tritura" Flu com ajuda da zaga carioca


A tarefa do Fluminense era das mais ingratas. Afinal, derrotar o Grêmio no Olímpico já pode ser considerado algo quase impossível. E o próprio time carioca tratou de colaborar com o rival gaúcho, com direito a dois gols contra (um deles bizarro) e um penalti infantil, para que o placar final marcasse 5 a 1 para os donos da casa. E o desastre poderia ter sido maior para o Flu, não fosse o goleiro Rafael. Com o resultado, a equipe de Paulo Autuori está na 6ª posição, com 39 pontos. O Tricolor do Rio segue isolado na lanterna, cada vez mais perto da Série B, com 18 pontos.

A goleada foi incontestável. Com 23 minutos de jogo, o placar já marcava 3 a 0, gols de Adeílson (contra), Tcheco e Souza. Na segunda etapa, Kieza diminuiu, mas Cássio (também contra, de forma rídicula) e Jonas fecharam o caixão. O atacante gremista, aliás, chegou aos 13 no campeonato, dividindo a artilharia com Adriano. O domínio que o Grêmio exerce no Olímpico é realmente impressionante. A invencibilidade no estádio passa de um ano (a última derrota foi em 13/09/2008, diante do Goiás) ou mais precisamente 33 jogos (25 vitórias e 8 empates). O aproveitamento neste Brasileirão, então, é sensacional. Em 13 jogos em casa, o Tricolor gaúcho venceu 10 e empatou 3, o que dá 84,6% dos pontos conquistados. Disparado o melhor mandante. Para confirmar o ótimo momento, foi a quinta partida seguida sem perder e a distância para o líder Palmeiras é de 5 pontos. Com o elenco que tem, se emplacar fora de casa, o Grêmio tem tudo para brigar cabeça a cabeça pelo título brasileiro. Na próxima rodada tem um bom teste: o Goiás, no Serra Dourada, concorrente direto por vaga na Libertadores. Promessa de jogão!

Já o Flu agoniza na lanterna, cada vez mais próximo do rebaixamento. Contando os dois Fla-Flus pela Sul-Americana, são 10 jogos sem vencer. Aliás, a equipe conseguiu apenas 3 vitórias em 25 jogos no Brasileirão. Tem o pior ataque (23 gols) e a terceira pior defesa ao lado do Botafogo (41 gols sofridos). O site Infobola dá 96% de chances do clube carioca cair. Eu digo 100%. No desembarque no Rio de Janeiro, alguns torcedores ameaçaram os jogadores. A semana promete ser quente nas Laranjeiras.