segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Fla sobe, Flu desce

Flamengo e Fluminense, eternos rivais, cuja origem futebolística tem ligações estreitas, vivem momentos opostos no Campeonato Brasileiro. E isto foi exemplificado na rodada deste final de semnana, a 25ª. Enquanto o Rubro-Negro se impôs e venceu o Coritiba por 3 a 0, jogando bem, o Tricolor foi goleado impiedosamente pelo Grêmio por 5 a 1, jogando muito mal. O Fla subiu na tabela e sonha com a Libertadores; o Flu só não desceu mais porque não dá, chegou definitivamente ao fundo do poço e o fantasma do rebaixamento já paira soberano pelas Laranjeiras. Mas vamos por partes.


Pet + Adriano = certeza de show
No Maracanã, o Flamengo mais uma vez jogou muita bola e derrotou o Coritiba por 3 a 0, com direito a show de Adriano e Pet. O primeiro marcou um golaço, um dos mais bonitos do campeonato (com participação mais do que especial do gringo, diga-se de passagem) e chegou aos 13 gols no Brasileirão, artilheiro ao lado de Jonas. O segundo conseguiu ser ainda melhor. Como está jogando Petkovic! Além de ter marcado um lindo gol de falta, deixou o Imperador de frente para o goleiro e ainda participou da jogada do terceiro, que culminou com um petardo no ângulo de Willians. Isto sem contar nos inúmeros passes e lançamentos milimétricos que o sérvio anda distribuindo. Impressionante a forma dele, pois não podemos esquecer que trata-se de um jogador de 37 anos, que atua sozinho na armação das jogadas do Flamengo no meio-campo. É por isso que Pet é um ídolo da torcida. Neste domingo isso ficou ainda mais claro, com os rubro-negros reverenciando o camisa 43 do início ao fim do jogo. Está dando gosto ver essa dupla aí da foto em campo.

Com a vitória, o time da Gávea subiu três posições e está em oitavo, com 37 pontos, melhor colocação do clube desde a 18ª rodada, quando também terminou no oitavo lugar. A diferença para o G4 é de 5 pontos e a vaga na Libertadores está mais real do que nunca. Porém, o time precisa manter esse ritmo. E a sequência de jogos não é nada fácil. Inter fora, clássico contra um desesperado Fluminense, Vitória fora, São Paulo em casa e Palmeiras fora. A vantagem é que são partidas diante de adversários diretos no topo da tabela e bons resultados terão ainda mais valor na classificação. Se Pet e Adriano continuarem nessa toada, vai ficar complicado de segurar.

Vale também um elogio ao sistema defensivo do Flamengo, que melhorou bastante desde a entrada de Álvaro e Maldonado no time e a mudança de esquema para o 4-4-2. Nos últimos quatro jogos - coincidentemente desde a estreia da dupla -, a equipe não foi vazada. Méritos também para Andrade, que soube aplicar modificações táticas, fazendo com que Léo Moura e Éverton tenham obrigação de marcar e colocando dois volantes a frente da zaga.

O Coritiba não jogou mal, teve até chances de marcar, especialmente no primeiro tempo, mas completou três partidas sem vitória. O Coxa é o 15º, com 27 pontos, ainda ameaçado de rebaixamento e só não entrou na zona da degola até agora porque seus adversários diretos nessa briga são muito incompetentes e não conseguem ganhar. Nessa rodada, por exemplo, nenhum dos seis últimos colocados venceu. Por essas e por outras que não acredito que a equipe paranaense vá para a Série B.

Grêmio "tritura" Flu com ajuda da zaga carioca


A tarefa do Fluminense era das mais ingratas. Afinal, derrotar o Grêmio no Olímpico já pode ser considerado algo quase impossível. E o próprio time carioca tratou de colaborar com o rival gaúcho, com direito a dois gols contra (um deles bizarro) e um penalti infantil, para que o placar final marcasse 5 a 1 para os donos da casa. E o desastre poderia ter sido maior para o Flu, não fosse o goleiro Rafael. Com o resultado, a equipe de Paulo Autuori está na 6ª posição, com 39 pontos. O Tricolor do Rio segue isolado na lanterna, cada vez mais perto da Série B, com 18 pontos.

A goleada foi incontestável. Com 23 minutos de jogo, o placar já marcava 3 a 0, gols de Adeílson (contra), Tcheco e Souza. Na segunda etapa, Kieza diminuiu, mas Cássio (também contra, de forma rídicula) e Jonas fecharam o caixão. O atacante gremista, aliás, chegou aos 13 no campeonato, dividindo a artilharia com Adriano. O domínio que o Grêmio exerce no Olímpico é realmente impressionante. A invencibilidade no estádio passa de um ano (a última derrota foi em 13/09/2008, diante do Goiás) ou mais precisamente 33 jogos (25 vitórias e 8 empates). O aproveitamento neste Brasileirão, então, é sensacional. Em 13 jogos em casa, o Tricolor gaúcho venceu 10 e empatou 3, o que dá 84,6% dos pontos conquistados. Disparado o melhor mandante. Para confirmar o ótimo momento, foi a quinta partida seguida sem perder e a distância para o líder Palmeiras é de 5 pontos. Com o elenco que tem, se emplacar fora de casa, o Grêmio tem tudo para brigar cabeça a cabeça pelo título brasileiro. Na próxima rodada tem um bom teste: o Goiás, no Serra Dourada, concorrente direto por vaga na Libertadores. Promessa de jogão!

Já o Flu agoniza na lanterna, cada vez mais próximo do rebaixamento. Contando os dois Fla-Flus pela Sul-Americana, são 10 jogos sem vencer. Aliás, a equipe conseguiu apenas 3 vitórias em 25 jogos no Brasileirão. Tem o pior ataque (23 gols) e a terceira pior defesa ao lado do Botafogo (41 gols sofridos). O site Infobola dá 96% de chances do clube carioca cair. Eu digo 100%. No desembarque no Rio de Janeiro, alguns torcedores ameaçaram os jogadores. A semana promete ser quente nas Laranjeiras.

Nenhum comentário: