segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Rapidinhas de Domingo - Goiás volta ao G-4

A grande atração neste domingo no Pacaembu era a volta de Ronaldo aos gramados depois de 56 dias. Mas o Goiás tratou de roubar o papel de protagonista do Fenômeno e conseguiu uma elástica e convincente vitória por 4 a 1. A dupla Iarley/Fernandão, que fez história no Inter Campeão Mundial em 2006, foi o grande destaque. O primeiro marcou duas vezes e chegou aos 10 gols no Brasileirão. Já o segundo fez seu primeiro gol neste retorno ao Esmeraldino. Com o resultado, a equipe de Helio dos Anjos não só interrompeu um jejum que já durava três jogos, como também voltou ao G-4, com 42 pontos, mais do que nunca na briga pelo inédito título nacional. Na próxima rodada, o desafio é contra um concorrente direto na parte de cima da tabela: o Grêmio, no Serra Dourada. Menos mal que o Tricolor venceu apenas uma vez longe do Olímpico, mas de qualquer maneira a partida tem tudo para ser muito disputada.

O Corinthians, por sua vez, sofreu com a falta de criatividade do seu meio-campo e com as falhas da zaga. Ronaldo foi peça nula. O Timão vinha de 6 jogos sem perder (3 vitórias e 3 empates), mas com a derrota desceu três posições na classificação - é o 9º, com 37 pontos. Como dificilmente a equipe de Mano Menezes brigará pelo título, os objetivos corintianos no Brasileirão são cada vez menores. O próximo jogo é diante do São Paulo, clássico no Morumbi.

- O São Paulo perdeu a chance de dormir na liderança ao empatar com o frágil Santo André em 1 a 1, no estádio Santa Cruz, em Riberão Preto. Mesmo assim, o tricampeão chegou aos 44 pontos e empatou com o Palmeiras, primeiro colocado. O time de Ricardo Gomes, porém, perde no saldo de gols (14 a 10). Jean abriu o placar logo aos 7 minutos e a torcida são-paulina teve a impressão de que seria uma goleada. Mas, aos poucos, o Santo André equilibrou as ações, empatou o jogo na segunda etapa e poderia ter até ganho, que não seria absurdo algum. Foi o quarto jogo invicto do Tricolor, seríssimo candidato ao caneco.

O time do ABC está fazendo o que pode para escapar do rebaixamento. Depois de 3 derrotas consecutivas, o Santo André voltou a marcar um pontinho, que, no entanto, não foi suficiente para tirar o clube do grupo dos quatro últimos. A equipe de Sérgio Soares é a 17ª, com 25 pontos.

- Na partida entre as grandes surpresas do campeonato, o Avaí voltou a mostrar um bom futebol e não deu chances ao Barueri ao vencer por 4 a 0, na Ressacada. William, Eltinho, Muriqui e Léo Gago, sendo este último um golaço, marcaram para os catarinenses, que conseguiram um triunfo depois de 3 derrotas consecutivas. O resultado deixa o time de Silas na 7ª colocação, com 37 pontos, e a vaga na Sul-Americana é uma realidade cada vez mais próxima. O Barueri está mais ou menos na mesma situação do Avaí. Ambos entraram no Brasileirão pensando em permanecer na Série A e estão agora com boas chances de jogar a Sul-Americana em 2010. O Abelha, que em breve deve ter Fernandinho de volta, tem 36 pontos, na 11ª posição.

- Na Vila Belmiro, Santos e Botafogo fizeram um jogo de péssima qualidade e o zero no placar foi justo. O time carioca completou 10 jogos sem vitória no Brasileirão e 13 empates em 25 partidas, recorde do campeonato. Por não conseguir ganhar, o Bota permanece na zona de rebaixamento há 6 rodadas. E está dando bobeira, porque seus adversários diretos também não estão pontuando. Era a chance para se livrar de vez do descenso. O Santos, por sua vez, desperdiçou oportunidade de encostar ainda mais no G-4. A irregularidade é a marca da equipe de Luxemburgo e o destino é ficar ali pelo meio da tabela.

- Dando uma rápida passada pelos jogos de sábado. O Inter, assim como o São Paulo, perdeu a chance de roubar a liderança do Palmeiras ao cair diante do Vitória, no Barradão. O Rubro-Negro baiano, aliás, derrotou em seus domínios os dois líderes com autoridade e mostrou porque é a terceira melhor campanha como mandante (9 vitórias, 3 empates e 1 derrota ou 76,9% de aproveitamento dos pontos). O Colorado sofreu o segundo revés consecutivo e vai precisar mais do que nunca de vencer o Flamengo, no Beira-Rio, para mostrar que está vivo na briga pelo título. No duelo dos desesperados, o Atlético-PR jogou mal, mas fez o dever de casa e passou pelo Sport por 1 a 0. O resultado fez o Furacão abrir 6 pontos de vantagem em relação ao Santo André, primeiro da zona de rebaixamento. O Leão da Ilha, vice-lanterna com 20 pontos, deve fazer o mesmo que o Fluminense: pensar já em 2010, pois para essas equipes o Brasileirão praticamente terminou. Só um milagre dos grandes salva ambos da degola. Para completar, Náutico e Atlético-MG empataram em 0 a 0 nos Aflitos e o Timbu permanece fora do grupo dos quatro últimos. Mas a situação ainda é complicada. O Galo deixou novamente o G-4.

- Quem comemorou mais neste final de semana, mesmo sem entrar em campo, foi o Palmeiras. O Alviverde viu seus maiores concorrentes perderem pontos e manteve a ponta da tabela. Quarta-feira faz belíssimo jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão, e um triunfo deixa a equipe de Muricy isolada em primeiro. Mas os mineiros ainda almejam objetivos no Brasileiro.

Nenhum comentário: