quinta-feira, 30 de julho de 2009

Estreia, vitória e liderança

Com um campo encharcado é difícil de se praticar um bom futebol. Talvez por isso a partida entre Palmeiras e Fluminense tenha me decepcionado um pouco. Não foi um grande jogo, com as duas equipes encontrando dificuldades para jogar. De um lado, o time da casa estreava Muricy Ramalho como treinador e buscava a vitória para se isolar na liderança. Do outro, o Fluminense de Renato Gaúcho, que tentava uma vitória (que, por sua vez, parecia improvável) para encerrar um incômodo jejum de nove partidas sem vencer. Melhor para o estreante. O resultado de 1 a 0 foi justo, pelo maior ímpeto ofensivo palmeirense. O Verdão chegou aos 31 pontos e assumiu o primeiro lugar da tabela, pelo menos até a noite de hoje, quando o Atlético-MG encara o Flamengo, no Maracanã. Já o Tricolor Carioca segue em péssima fase. Aumentou seu recorde negativo para dez partidas sem vitória (a última dia 07/06, contra o Botafogo) e estacionou nos 11 pontos, na penúltima posição. Só não é o lanterna, porque o Náutico consegue ser mais incompetente.

Renato Gaúcho sabia que a tarefa seria difícil e armou a equipe na retranca, buscando alguma coisa nos contra-ataques. Kieza, novamente, era o único atacante com Conca e Marquinho vindo de trás para ajudá-lo. Porém, a estratégia não deu muito certo, mais uma vez. Os três atuaram sozinhos, sem auxílio dos companheiros e como não são gênios (estão muito longe disso) o Fluminense praticamente não assustou Marcos na primeira etapa. Aliás, como Fabinho e Wellington Monteiro são incapazes de construir algo no meio-campo! Com um já fica complicado, com os dois então... Sorte do Flu que o Palmeiras também não estava num bom dia. O meio-campo com três volantes também não estava funcionando e os donos da casa insistiam muito nas jogadas pelo meio. Com um ferrolho tricolor a frente, obviamente que ficaria difícil furar o bloqueio. Por isso os primeiros 45 minutos ficaram nisso, muito pouco futebol.

Muricy percebeu que a partida estava do jeito que o adversário queria e no intervalo mesmo já fez uma alteração. Tirou Souza e pôs Ortigoza, buscando justamente maior movimentação na frente e mais jogadas pelas laterais. O time melhorou, o Fluminense recuou ainda mais e o Palmeras abriu o placar com Diego Souza, aos 13 minutos. Destaque para o lindo passe de Cleiton Xavier, o maior "garçom" do campeonato, com 11 assistências até aqui. Impressionante a visão de jogo deste rapaz! Renato Gaúcho, então, teve que tentar algo no ataque e colocou Maicon na vaga de Fabinho. O menino entrou bem, mas perdeu duas chances. O jogo melhorou bastante, com as duas equipes tentando o gol, que acabou não saindo. O lance mais perigoso foi uma bola na trave chutada por Cleiton Xavier.

Final de jogo e resultado justo de um Palmeiras que tem defeitos, mas vai brigar pelo título. Mas corre riscos de perder jogadores importantes, por isso a diretoria precisa se preparar para esta sequência de campeonato, reforçando o elenco. Já o Fluminense visivelmente progrediu depois que Renato assumiu a equipe, mas se não voltar a ganhar, não vai adiantar nada. O time é fraco, precisa de mais opções. O problema é que os nomes comentados de possíveis reforços não animam nem o mais fanático torcedor tricolor. Acorda, Horcades!!!

Rapidinhas de quarta:

- Como eu escrevi, a situação do Fluminense só não está pior porque o Náutico consegue ser ainda mais fraco. Se o time carioca não vence há 10 jogos, o jejum do Timbu é mais longo: 12 partidas. O Alvirrubro pernambucano foi derrotado novamente, desta vez para o Santos, nos Aflitos, por 2 a 1. O último triunfo foi na longínqua 3ª rodada. Para mim, é o candidato mais sério ao rebaixamento, pois não vejo força e qualidade suficientes na equipe de Geninho para sair deste buraco.

- Outro time que vai de mal a pior é o Atlético-PR, curiosamente também dirigido por Geninho em algumas partidas deste campeonato. O Furacão segue dando vexame. Perdeu mais uma, 3 a 0 para o Goiás, no Serra Dourada, e chegou a 5 jogos sem vitória (4 derrotas e 1 empate). É o 18º, com 12 pontos, e na próxima rodada faz um autêntico Jogo dos Desesperados contra o Fluminense, em Londrina, já que perdeu o mando de campo por uma partida em virtude da confusão de sua torcida no clássico contra o Coritiba. Para complicar ainda, Waldemar Lemos pediu demissão e Rubro-Negro está sem comandante. O Goiás, por sua vez, segue com ótima campanha. O Esmeraldino venceu a quarta seguida na competição e entrou pela primeira vez no G-4: está em quarto lugar, com 26 pontos. A equipe de Hélio dos Anjos é muito bem montada, joga com muita velocidade e é sempre difícil de ser batida. Léo Lima ganhou vaga no meio-campo e vem jogando o fino. Ontem fez um belo gol e deu passe para outro. Olho no Goiás!

- O Botafogo voltou a bobear e ficou novamente sem a vitória. A equipe teve tudo para sair do Couto Pereira com os três pontos diante do Coritiba, mas cedeu o empate no último minuto. Foi o terceiro 2 a 2 nos últimos 4 jogos (sendo que contra o Inter a vitória por 3 a 2 veio chorada) e em todos eles o Alvinegro esteve a frente no placar. Está certo que já são 6 partidas de invencibilidade, mas com tantos empates o time de Ney Franco ainda não se afastou da zona de rebaixamento. Mas é inegável a melhora. O Botafogo não vai cair, mas também não vai brigar pelo título. Deve ficar na zona da Sul-Americana.

- O Inter voltou a ganhar e o técnico Tite a respirar, com o sofrido triunfo sobre o Barueri, por 3 a 2. O gol da vitória só saiu aos 41 do segundo tempo, com o zagueiro Sorondo. O Colorado precisa melhorar! Já o caçula do campeonato parece estar perdendo a força. Não vence há 3 jogos e caiu para o sétimo lugar na tabela. Mas segue sendo uma ótima campanha.

- O Cruzeiro vai subindo, de pouquinho em pouquinho. Ontem sofreu para vencer o Sport com um belo gol de Kléber, nos minutos finais da partida. A equipe celeste já tem 17 pontos, com um jogo a menos. Vai subir ainda mais e brigar no topo da classificação. O Sport segue seu calvário...

- Marcelinho Carioca fez um belo gol de falta e o Corinthians não perdeu porque Felipe salvou. Com o time desmanchado e agora sem Ronaldo, ficará difícil para Mano Menezes consertar o Timão neste Brasileiro. Ainda mais se o goleirão sair. Aí a situação complica de vez. Trate de contratar logo, Andrés Sanchez!

Nenhum comentário: