quinta-feira, 30 de julho de 2009

O GIGANTE ADORMECIDO

Olá blogueiros. Depois de algum tempo sem escrever sobre o futebol internacional, que está em pré-temporada, venho analisar o delicado momento vivido pelo gigante Milan. A equipe italiana vendeu o seu craque, o brasileiro Kaká, para o Real Madrid e, mesmo com toda grana recebida (65 milhões de euros – 171 milhões de reais), não contratou ninguém. O capo di tutti i capo da cozinha rossonera, Silvio Berlusconi, já avisou que deseja ver uma equipe sub-23 em campo. Berlusconi não vai contratar nenhum jogador de peso e deseja que Leonardo monte uma equipe renovada e que dê frutos (MILHÕES DE EUROS) no futuro. Tudo bem seu Berlusconi. Então o Léo terá todo respaldo para montar essa equipe aos poucos. Será?

Eu só sei que com essa equipe envelhecida e sem atacante, o gigante milanês vai penar e correr sério risco de cair ainda na primeira fase da Liga dos Campeões em setembro. Falo isso depois de assistir aos últimos quatro jogos da equipe em torneios amistosos. Por sinal três derrotas e um empate: (Chelsea (2-1), Inter de Milão (2-0) e Bayern de Munique (4-1) e Boca Jr. (1-1) ).

Vamos analisar setor por setor.

No gol, o Milan precisa de um goleiro de respeito e que dê segurança. Kalac e Storari são goleiros abaixo do nível que o Milan exige. Para continuar com os dois é melhor manter os veteranos Dida e Abbiati.

Na defesa, o Rubro-Negro italiano conta com a juventude e o talento do brasileiro Thiago Silva e a experiência do italiano Nesta. A dupla de zaga está tranquila. O Milan também contratou o zagueiro americano Onyewu, que se destacou na Copa das Confederações. O jovem italiano Bonera também é uma opção para defesa.

Continuamos na retaguarda, mas vamos analisar as laterais.

Aí a coisa fica feia ao meu ver. Do lado direito Zambrotta (32 anos) e Oddo (33 anos) são as opções. Os dois são velhos e não conseguem mais subir e defender com a mesma qualidade. Zambrotta é campeão do mundo e supercampeão pelos clubes que passou, mas não dá para contar com ele. Oddo é limitado e foi devolvido pelo Bayern de Munique nesta temporada. Na esquerda as coisas continuam feias. Kaladze (31 anos) e Jankulovski (32 anos) são as opções. Os dois são fracos e ainda estão velhos. É determinante para o time a contratação de dois laterais mais novos. Um canhoto e um destro.

No meio-campo, os nomes têm seu impacto. Leonardo vem escalando Gattuso (31 anos); Pirlo (30 anos); Seedorf (33 anos) e Ronaldinho (29 anos). Todos jogadores de Copa do Mundo e com grande destaque internacional. Mas são só nomes. Gattuso, que tem na raça e disposição a sua maior virtude, vem de seguidas contusões e está longe da sua melhor forma. Pirlo vive seu pior momento. Depois do tetra mundial em 2006 com a Itália, o meia não jogou mais nada. Está em franco declínio. Seedorf continua mostrando muita qualidade e força, mas não dá para contar com ele durante uma temporada cheia de jogos.
E por fim Ronaldinho Gaúcho. Teoricamente seria o jogador em melhor forma e com uma idade perfeita para liderar esse time. Mas o brasileiro está tentando se recuperar de dois anos e meio sem brilho. Ronaldinho até mostrou alguns lampejos do grande jogador da temporada 04/05, mais ainda está muito longe de ser decisivo para o Milan. Ambrosini, outro veterano (32 anos), e Flamini (25 anos) também serão muito utilizados por Leonardo, mas são jogadores de qualidade bem duvidosa. Abate (22 anos) e o uruguaio Mathias Cardacio (21), revelação do Nacional–URU, são duas apostas da diretoria milanesa. Será que é suficiente? Eu acho que não.

Na minha opinião Leonardo precisa de pelo menos um volante de nível e um armador. Com isso ele pode girar a equipe e utilizar os veteranos de forma moderada.


No ataque, o problema é muito sério. No elenco do Milan somente dois jogadores têm condições de jogar e corresponder dentro de campo. Pato e o vovô Inzaghi (36 anos) são os únicos com qualidade e experiência para aguentar a pressão da temporada. Marco Borriello (27 anos), que é apontado como grande esperança para a temporada rossonera, é fraco. Se fosse um bom jogador já teria explodido. Pelo menos nas quatro partidas que eu o assisti foi muito mal e demonstrou certo nervosismo. Se o cidadão fica nervoso em jogos amistosos ... já pensou quando encarar um superclássico contra a Inter pelo Cálcio?
As outras opções são muito jovens e sem a mínima expressão. São eles o uruguaio Tabaré Viudez (19 anos) e o italiano Di Gennaro (21 anos). Luis Fabiano vem sendo sondado, mas o Milan está relutante em pagar mais de 15 milhões de Euros. O Sevilla só aceita fazer negócio de 20 milhões para cima. Sem um centroavante de peso essa equipe não vai andar.

O próximo amistoso do Milan é contra o Benfica, dia 8, em Lisboa na disputa pelo troféu Eusébio. Depois, a equipe rubro-negra volta à Itália e enfrenta Inter de Milão e Juventus em um minitorneio com partidas de apenas 45 minutos, no dia 14. Para fechar a pré-temporada, em seguida o time pega a Juventus no Troféu Silvio Berlusconi, dia 17, em Milão, e o Real Madrid, no Troféu Santiago Bernabéu, dia 25. Até o momento, Leonardo tem uma vitória (Varese), dois empates (Los Angeles Galaxy e Boca) e quatro derrotas (América do México, Chelsea, Inter e Bayern de Munique) como treinador do Milan. O gigante está adormecido!

Nenhum comentário: