quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PÉSSIMAS ALIANÇAS

Olá blogueiros. Na edição desta segunda-feira do Passando a Bola – Mesa Redonda, eu citei a candidatura de João Henrique Areias à presidência do Flamengo como uma luz no fim do túnel. Nesta terça-feira mais duas chapas foram oficializadas. A deputada Patrícia Amorim e o candidato da situação Delair Dumbrosck expuseram suas idéias e alianças.

Não vou perder tempo falando do Delair, até porque ele é o símbolo da continuidade do trabalho do Márcio Braga. Eu não sou daqueles que só enxerga coisas ruins nos dois últimos mandatos do Márcio. Mas também tenho certeza que é preciso mudar de filosofia. Quero na verdade comentar um pouco a candidatura da deputada Patrícia Amorim.

Patrícia foi nadadora do clube e participa da vida rubro-negra há 30 anos. Com um discurso de apoio aos esportes olímpicos e às divisões de base do clube, a candidata seria uma espécie de nome ideal para o pleito de dezembro. Mas não é o caso, amigos.

No lançamento da sua candidatura, na noite desta terça, em um restaurante da Zona Sul do Rio, Patrícia apresentou suas alianças. Foi o início do fim! Amigos, a deputada está sendo apoiada simplesmente por dois dos piores presidentes da história do Flamengo: George Helal e Luis Augusto Veloso. Como alguém pode pensar em reconstrução, novas idéias, novos procedimentos e estrutura de trabalho, com dois nomes que contribuíram com esse estado atual de pré-falência do clube. Vamos relembrar alguns fatos que ocorreram nos mandatos destes dois ex-presidentes:

George Helal (Mandatos : 1984 - 1985 -1986)

Fatos marcantes:
Chegou à presidência do Flamengo com a fama de ser um dirigente atuante e de ter praticamente garantido a permanência de Zico no clube, quando pagou de seu próprio bolso a alimentação e o transporte do menino que começava a despontar nas escolinhas. Apesar de ter conseguido conquistar o título do campeonato carioca de 1986, com um time recheado de garotos e novos valores, pôs tudo a perder após envolver o nome do Flamengo no escândalo das papeletas amarelas, que foi o desvio de dinheiro do clube, que foi usado para suborno a árbitros no estadual de 1986. Porém, nada foi provado e nem poderia ser, uma vez que Helal usou este álibi para esconder o real motivo do desvio de dinheiro do clube. Foi presidente de 1984 a 1986.

Luiz Augusto Veloso (Mandatos: 1993 – 1994)
Fatos marcantes:
Um dos integrantes da lista dos 5 piores presidentes do Flamengo. Na sua administração o Flamengo não conquistou nenhum título e contou com times bem fracos montados por ele. Além dos maus resultados dentro de campo, Veloso também acabou com uma geração inteira de novos talentos. Em 1990 o Flamengo havia conquistado a Copa São Paulo de Juniores com uma geração de ouro. Figuravam nomes como Marcelinho Carioca, Djalminha, Marquinhos e Paulo Nunes entre outros, que nos anos anteriores foram aproveitados no time principal e conquistaram o campeonato carioca de 1991 e o campeonato brasileiro de 1992. Porém, quando Veloso assumiu em 1993, resolveu seguir a filosofia de Gilberto Cardoso e, contrariando o slogan de Marcio Braga, vendeu toda a geração a preço de banana. Todos estes craques que foram vendidos se consagraram em outros clubes, os levando a títulos de grande importância e nunca conquistados em suas respectivas histórias, tais como o Corinthians bicampeão brasileiro 97/98 com Marcelinho arrebentando, vários títulos paulistas e campeão da Copa do Brasil de 1995.
Por enquanto, o Flamengo tem sete chapas pré-inscritas para as eleições de dezembro com os seguintes candidatos: Delair Dumbrosck, Patrícia Amorim, Plínio Serpa Pinto, Clóvis Sahione, Lysias Itapicuru, João Henrique Areias e Eider Dantas. Entretanto há um consenso de que haverá composição de chapas até o pleito.

Por isso falei que a chapa FLA21, encabeçada pelo publicitário João Henrique Areias, era um sopro de esperança para a nação Rubro-Negra. É a única chapa que apresenta nomes diferentes e novos na política do clube. Agora resta que os sócios do Flamengo façam sua parte e analisem com calma, cada um dos candidatos para não errar na hora do voto. Galera não dá mais para errar!

Nenhum comentário: