quinta-feira, 19 de novembro de 2009

GRANDES ARGENTINOS?

A próxima edição da Taça Libertadores da América pode não ter a participação de nenhum dos chamados “Cinco Grandes Argentinos”. Os maiores clubes do país vizinho (Boca Juniors, Independiente, Racing, River Plate e San Lorenzo) passam por crises técnicas, institucionais e econômicas que acabam resultando em campanhas pífias nos torneios locais. Com isso abrem espaço para clubes que até então eram vistos como meros coadjuvantes.

Na Argentina as cinco vagas para a Libertadores são preenchidas da seguinte maneira: Os campeões dos Torneios Clausura e Apertura do ano anterior, além dos três clubes com a maior soma de pontos no ano. Para 2010 já estão certos o Estudiantes, último campeão da Libertadores, e o Vélez Sarsfield, campeão do Torneio Clausura.


No atual Torneio Apertura, a liderança é compartilhada por Banfield e Newell’s Old Boys, ambos com 32 pontos. Faltam apenas cinco rodadas para o término e o adversário mais próximo na disputa é o Colón, com 28 pontos. Dos cinco grandes o melhor colocado é o Independiente, que tem 26, em quarto lugar, portanto a seis pontos dos líderes.


Já na tabela acumulada do ano o panorama é segue sombrio para os gigantes argentinos. O Colón é o melhor pontuador, com 62. Seguem o clube de Santa Fé o Lanús, com 56, e o Banfield, com 55. O quarto nesta lista é justamente o Newell’s, com os seus 53 pontos acumulados. E os grandes? Bem, Independiente e San Lorenzo são os mais bem colocados, a oito pontos da terceira vaga. O Boca Juniors está a 13 pontos de distância, o Racing a 14 e o River Plate a 15.


Se a tendência se confirmar, será apenas a terceira vez, em 51 anos de disputa, que uma edição da Libertadores não vai contar com pelo menos um do grupo dos grandes argentinos. As outras foram em 1969, quando o Estudiantes foi representante único, e em 1983, quando jogaram Estudiantes e Ferro Carril Oeste.


Resultados da 14ª rodada: Chacarita 0 x 1 Newell’s; Tigre 2 x 0 Godoy Cruz; Banfield 3 x 0 Vélez Sarsfield; Colón 2 x 0 Argentinos Juniors; San Lorenzo 0 x 3 Independiente; River Plate 3 x 1 Atlético Tucumán; Arsenal 1 x 1 Boca Juniors; Racing 1 x 0 Estudiantes; Gimnasia 4 x 1 Huracán; Rosario Central 0 x 0 Lanús.


Classificação: Banfield 32, Newell’s 32, Colón 28, Independiente 26, Estudiantes 26, Rosario Central 25, Vélez 24, San Lorenzo 23, Argentinos 21, Boca 20, Arsenal 19, Lanús 18, Gimnasia 13, River 13, Godoy Cruz 13, Atlético Tucumán 12, Racing 11, Chacarita 11, Huracán 10 e Tigre 8.


Por Raphael Martins



Nenhum comentário: