sábado, 27 de junho de 2009

Vasco empata e aumenta jejum para 7 jogos

Não foi desta vez que o Vasco retomou o caminho das vitórias. Depois de um bom primeiro tempo, no qual teve o controle total da partida, o Cruzmaltino recuou e permitiu o empate do Figueirense. O 1 a 1 deixa o Vasco na sexta posição, com 13 pontos, há 7 jogos sem vencer, sendo cinco deles pela Série B. O sinal de alerta na Colina deve ser ligado logo, pois a equipe está ficando para trás. A distância para o G-4 ainda é de apenas um ponto, mas como o objetivo para um clube da grandeza vascaína é subir com o título, a desvantagem em relação ao líder Guarani é considerável: 9 pontos. O Figueirense é o décimo colocado, com 11 pontos.

Sem contar com Élton, suspenso, e Rodrigo Pimpão, machucado, Dorival Junior teve que improvisar no ataque. Promoveu a estreia de Robinho, ex-Volta Redonda, e escalou Carlos Alberto de centroavante. E a estratégia deu certo na primeira etapa, graças à intensa movimentação dos atacantes. Robinho jogava aberto pela direita, Alex Teixeira pela esquerda e Carlos Alberto centralizado. Porém, como os três variavam bastante de posição, a marcação do Figueirense ficou completamente perdida e o Vasco teve amplo domínio. Criou oportunidades para abrir o placar e conseguiu justamente com seu melhor jogador. Carlos Alberto recebeu na entrada da área, escorregou, mas conseguiu se levantar, ajeitou para a canhota e chutou forte, no cantinho do goleiro Wilson. Belo gol, que encerrou jejum de quase um mês do time carioca sem balançar as redes adversárias. O último gol tinha sido de Edgar, dia 30/05, na derrota para o Paraná.

Na segunda etapa, porém, o Vasco inexplicavelmente recuou e permitiu que o Figueira assume o controle das ações. Os catarinenses, no entanto, não chegavam a assustar Fernando Prass. Até que, aos 24 minutos, Clodoaldo, que havia acabado de entrar, aproveitou rebote do goleiro vascaíno para empatar o confronto. Os donos da casa foram em busca da virada, pressionaram, acertaram o travessão em uma bola do zagueiro Régis, enquanto o Vasco tentava explorando os contra-ataques. Alex Teixeira quase marcou em um deles, mas o jogo ficou nisso.

O próximo compromisso vascaíno é terça-feira, diante do Bragantino, partida esta que pode ser a última de Carlos Alberto com a camisa do clube. O contrato dele se encerra justamente terça-feira e até agora não houve acerto com o Werder Bremen, dono dos direitos do jogador, para a renovação. A saída do capitão seria péssima para o Vasco, já que se trata de um dos melhores jogadores e um líder em campo. Mesmo assim acredito que haverá um final feliz nessa história toda.

Guarani segue imbatível!
Como é bom ver o Guarani voltando a figurar na ponta da tabela. O Bugre é um dos clubes mais tradicionais do futebol do país, campeão brasileiro em 1978, vice em 1986, mas fazia tempo que não dava alegria à sua torcida. O time de Campinas foi rebaixado no Paulistão deste ano e as perspectivas para esta Série B eram sombrias. Porém, o clube trouxe Oswaldo Alvarez, o Vadão, para ser técnico e buscou reforços. E está dando tudo certo até agora.

O Bugre é o líder disparado da Segundona, com 22 pontos. Jogou 8 vezes, venceu 7 e empatou uma. Tem o incrível aproveitamento de 91%, o melhor início da história da Série B, superando até o Corinthians do ano passado. Claro que ainda falta muito para o Guarani voltar aos seus áureos tempos, mas sem dúvida é um início muito animador. Espero que continue assim, pois seria bom ver o Bugre novamente na Série A, ano que vem.

Nenhum comentário: