sábado, 18 de abril de 2009

Final da Taça Rio: promessa de jogão

Flamengo e Botafogo vêm dominando o Campeonato Carioca nas últimas temporadas. Se o Rubro-Negro ganhou seis dos últimos dez títulos, o Glorioso chegou na final nos três anos anteriores (sendo campeão em 2006) e já se garantiu na decisão deste ano, se esta vier a acontecer. O clássico pode ser considerado a maior rivalidade do estado atualmente.

Por isso, a final de amanhã torna-se ainda mais especial. A partida tem tudo para ser muito equilibrada. Os botafoguenses apostam no trio Maicosuel/Reinaldo/Victor Simões, que já marcou 30 dos 46 gols da equipe no campeonato. Já os flamenguistas esperam que o time repita a ótima atuação diante do Fluminense para forçar a realização de mais duas partidas.

Acredito que a eliminação para o Americano na Copa do Brasil na última quinta-feira não vá influenciar o desempenho dos alvinegros na decisão. O fato de estar disputando o título contra o maior rival pelo terceiro ano consecutivo, podendo devolver os dois vice-campeonatos, deve ser motivo de sobra para que os jogadores entrem em campo com muita vontade de vencer. A torcida também não parece ter sofrido tanto, já que aplaudiu o time após o final das penalidades.

Mas uma derrota na final da Taça Rio pode prejudicar o ambiente e, principalmente, o psicológico do Botafogo, já que os fracassos de 2007 e 2008 serão inevitavelmente relembrados.

No Flamengo a aposta é em uma marcação sob pressão em todo o campo, começando pelo ataque, não deixando a bola chegar no trio alvinegro, nos moldes do que ocorreu na vitória sobre o Fluminense. Émerson deve ganhar a posição de Josiel no ataque rubro-negro ao lado de Zé Roberto, o que deixa a equipe ainda mais rápida. E a torcida espera que Kléberson tenha novamente uma boa atuação, pois quando o pentacampeão vai bem, o Flamengo cresce bastante.

Não arrisco um palpite, só tenho a certeza de que será um grande jogo.

Tribunal sem critério em julgamento

Alessandro e Juninho tinham sido julgados e punidos pelo TJD-Rio, o que tiraria os dois titulares da partida de amanhã.Porém, os advogados do Botafogo conseguiram um efeito suspensivo, o que dará condições de jogo os atletas. A diretoria do Flamengo reclamou e com razão. Antes do Fla-Flu da última rodada da Taça Rio, o goleiro Bruno e o técnico Cuca também foram julgados e condenados. Os rubro-negros também tentaram um efeito suspensivo, mas este foi negado. Por que? Gostaria de entender os critérios do Tribunal, que mais uma vez mostra uma certa incoerência.

Nenhum comentário: