domingo, 28 de fevereiro de 2010

Enquanto isso em São Paulo

Faz tempo que não escrevo sobre o futebol de São Paulo. Por isso vou aproveitar o clássico entre Santos e Corinthians para dar uns breves pitacos. A nova geração dos Meninos da Vila (é impressionante como o Santos, de tempos em tempos, revela tantos jovens talentosos) está encantando a todos. O futebol leve, ofensivo e abusado santista enche os olhos. Porque além de tudo é eficiente. O time consegue aplicar a tática de que a melhor defesa é o ataque. Como sufuca o adversário e consegue manter a posse de bola, a equipe de Dorival Junior pouco é ameaçada. E quando o é, tem um bom goleiro para defendê-la.

O treinador, aliás, montou um meio-campo muito interessante, no qual todos sabem jogar. Arouca é primeiro volante, ao lado de Wesley, que há pouco tempo atrás era atacante. Ganso joga pelo meio, Robinho pela esquerda e Neymar pela direita, com André centralizado no ataque. Contra o Corinthians, Robinho não atuou. Ganso fez a função do astro da Seleção e Marquinhos entrou no meio. E o padrão de jogo não mudou. Mais uma vitória e a liderança isolada do Paulistão. Palmas para Dorival e para a garotada santista, especialmente Neymar e Ganso, a quem tenho prazer de ver jogar.

O Corinthians, por sua vez, ainda não se encontrou na temporada. A Zaga já não é mais tão confiável e Roberto Carlos, contratado para suprir a ausência de André Santos, só decepcionou. Não ajuda em campo e ainda foi expulso pela segunda vez nas poucas vezes que jogou. Ronaldo ainda parece fora de forma. Quem não pode ficar fora do time é Dentinho, para mim, ao lado de Jorge Henrique, o melhor jogador do Timão.

- Rapidamente falando sobre o São Paulo, que provou que tem um dos melhores, senão o melhor, elenco do Brasil. Hoje não teve peças importantes, mas conseguiu golear o Monte Azul. E uma ótima notícia. Fernandinho, revelação do Brasileirão do ano passado, finalmente estreou e fez logo 4 gols. Não poderia ter sido melhor. Vai brigar por posição com Dagoberto ou na vaga de meia, onde Léo Lima jogou hoje e onde Cléber Santana e Hernanes também atuam. Nesse caso o esquema teria que ser mudado. Mesmo assim ainda acho que Ricardo Gomes será cauteloso. Até porque tem jogadores pra isso.

- Já o Palmeiras segue irregular. Após a vitória sobre o São Paulo, o torcedor ficou esperançoso de dias melhores, mas Antônio Carlos não é mágico. O elenco verde é limitado, especialmente no ataque. Então fica difícil. Ou se reforça ou vai ficar fora até da semifinal do Paulista. Essa semana tem jogo importantíssimo contra o vice-líder Santo André. Se perder...

Nenhum comentário: