quarta-feira, 6 de maio de 2009

O futebol venceu!

Quando o gol de Iniesta entrou no canto esquerdo de Peter Cech, goleiro do Chelsea, aos 48 minutos do segundo tempo, não foi somente o Barcelona que se classificou para a final da Champions League, mas todo o futebol. Durante 180 minutos, vimos duas equipes com duas propostas assumidas de jogo.

Enquanto um só atacou, o outro só defendeu. única excessão feita aos nove minutos iniciais da segunda partida, quando o Chelsea equilibrou o jogo e conseguiu o primeiro gol. Fora isso, passou noventa minutos acuado dentro da própria área na viagem até Barcelona e depois segurou por mais 85 minutos dentro de casa, com alguns contra-ataques esporádicos.

Minha opinião não é unanime, muitos vão dizer que futebol também se faz com defesa. Mas o espírito do esporte e a sua alegria está no ataque e poucos times no mundo fazem essa função de forma tão elegante quanto o Barça. Nos seus primórdios, os times tinham até 8 atacantes. Claro, o esporte evoluiu e perceberam que também é preciso defender, mas se não fossem as Laranjas Mecânicas e as Máquinas espalhadas ao longo da história, o futebol não seria, de longe, o esporte mais popular do mundo.

Mesmo sem Henry, o quarteto Xavi, Iniesta, Messi e Eto'o mostrou que mesmo contra um time fechado é possivel trocar passes rápidos e manter seu futebol bonito. O futebol venceu junto com o Barça na tarde desta quarta-feira e a Champions League terá uma final com dois times que fazem muito bem aquilo que a gente mais gosta de ver, GOL!

Nenhum comentário: