quinta-feira, 23 de julho de 2009

A única arma alvinegra

O Botafogo voltou a empatar nesta quarta, diante do lanterna Náutico por 2 a 2, aumentando para quatro o número de jogos sem perder. Porém, não é nada que anime muito, já que nestas partidas o time carioca venceu apenas uma. Até que não foi uma exibição ruim do Alvinegro, mas é notório que a equipe precisa melhorar. Isto porque é ainda mais notório que, nas últimas rodadas, apenas uma jogada vem dando certo: a bola parada. Seja nos fortes chutes de Juninho ou nas cobranças de escanteio e faltas de Lucio Flavio, somente desta maneira o time de Ney Franco consegue marcar gols. Vejamos.

Nos últimos seis jogos, em cinco ao menos uma vez a equipe balançou a rede adversária em bola parada. Se formos contar apenas as últimas quatro partidas - justamente as da invencibilidade do Botafogo -, TODOS os gols (7) nasceram de cobranças de falta ou escanteio. Muito pela perícia do camisa 10 em alçar bolas na área (o problema é que é a única coisa que ele vem fazendo de bom desde que retornou), mas, principalmente, pela potência e direção dos chutes de Juninho. O zagueiro está com o pé calibradíssimo. Raramente ele erra o gol e, como sai sempre uma bomba de seus pés, o trabalho dos goleiros fica ainda mais difícil.

Claro que a bola parada é sim importantíssima numa partida de futebol. Vários jogos são decididos neste tipo de lance. O preocupante é o fato do Botafogo depender sempre desta arma e, por isso, encontrar tantas dificuldades para vencer seus jogos. Ney Franco precisa ampliar o leque de jogadas com urgência e agora tem peças para isso. Então, mãos à obra.

Gols do Botafogo em bolas parada neste Brasileirão:

- Botafogo 2 x 2 Sport – 4ª rodada: Lucio Flavio bate escanteio e Fahel marca
- Vitória 4 x 3 Botafogo – 7ª rodada: Juninho faz gol de falta
- Atlético-MG 1 x 1 Botafogo – 9ª rodada: Juninho faz gol de falta
- Avai 1 x 2 Botafogo – 10ª rodada. Juninho faz gol de falta; Lucio Flavio bate falta e Renato marca
- Flamengo 2 x 2 Botafogo – 12ª rodada. Juninho bate falta e Alessandro marca no rebote; Lucio Flavio bate escanteio e Renato marca
- Náutico 2 x 2 Botafogo – 13ª rodada. Lucio Flavio bate escanteio e Juninho marca de fora da área; Juninho bate falta e Reinaldo marca no rebote

*O jogo da 11ª rodada do Botafogo, diante do Cruzeiro, foi adiado para 27/08

Nenhum comentário: