terça-feira, 26 de maio de 2009

ROLETA-RUSSA !!

Assim foi a passagem do atacante baiano Manuel de Brito Lima, o Obina, na história do Flamengo. Uma verdadeira ROLETA-RUSSA. O caminho do centroavante na Gávea começou da forma que terminou, com muita hostilidade e críticas da torcida.

Obina chega em 2005 ao Flamengo para ser o homem-gol do time. Já naquela época o ataque é um problema. Depois de uma temporada inativa no mundo árabe, o baiano entra muito mal nas partidas e vira piada. Mas algo estava guardado para ele. Com uma campanha ridícula no Campeonato Brasileiro, o Flamengo, depois da chegada do técnico Joel Santana, chegou precisando da vitória na última partida para não cair de divisão. Os rubro-negros enfrentaram o Paraná, em Curitiba, adversário complicado historicamente. O Fla conquistou a vitória por 1 a 0 com um gol do Obina no fim da partida. Nascia ali o Anjo Negro da Gávea. A ROLETA estava favorável.

A camisa dezoito vira talismã! Em 2006 o atacante começa mal. Mesmo assim marca gols em todos os jogos da fase final da Copa do Brasil. O Anjo Negro, mesmo saindo do banco, marcou gols importantes e o mais importante de todos: o primeiro gol da vitória por dois a zero sobre o Vasco na final da competição nacional(foto). Foi o ápice da relação jogador e torcida. Obina tinha virado um personagem para os torcedores. O que tinha começado como uma gozação com os adversários (um time tinha que ser ruim demais para levar um gol do Obina) se transformou em superstição, amuleto, pé de coelho e xodó. O camisa dezoito estava vivendo um conto de fadas, mas a ROLETA não perdoa e como sempre surpreende a vítima.

Durante a disputa da semifinal da Taça Guanabara de 2007, o centroavante rompeu os ligamentos do joelho durante a conclusão que resultou no primeiro gol da partida. Obina fica quatro meses parado e perde um ótimo contrato com o futebol RUSSO. Dos males o menor! O xodó volta antes do esperado (seis meses) e ainda marca uns golzinhos durante a incrível arrancada do Flamengo, que culminou com a terceira posição no Campeonato Brasileiro, garantindo uma vaga para a Libertadores do ano seguinte.

Seguindo sob a mira da ROLETA-RUSSA, o Anjo Negro vive seu momento mais sublime. Assim como em 2006, Obina sai do banco e marca três gols nos dois jogos da final do Carioca de 2008 contra o Botafogo. O humilhado de outrora era exaltado como o ILUMINADO. No Brasileiro do mesmo ano Obina marca alguns gols, mas não consegue uma regularidade e termina o ano em baixa mais uma vez. O baiano sentia na pele a incrível falta de memória da maioria do povo brasileiro. Chegou 2009... e com ele a bala fatal da ROLETA-RUSSA em que Obina vem brincando há quatro anos. Cinco meses e nenhum gol marcado, além de dois pênaltis perdidos.

Obina foi tricampeão esse ano, mas esteve longe de ser decisivo para a conquista do título. Participou do jogo decisivo contra o Inter no Beira-Rio pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, competição que o projetou, mas nada fez e o Flamengo acabou eliminado da competição. Era o fim! BOMM!! A ROLETA-RUSSA fez mais uma vítima na guerra do futebol. E assim como na vida, Obina rompeu com essa realidade. O caminho do “Manel” chegou ao fim. A partir de hoje Obina é do Palmeiras. E a torcida? Não diz um obrigado e nem comparece ao enterro - perdão pela expressão –, cospe no prato que comeu! Independentemente de qualidade técnica (que ele não tem) Obina está na história do Flamengo e isso para um jogador do nível dele é glorioso. Eu respeito os feitos do ser humano. Eu respeito o Manuel “Obina” de Brito Lima.

Números do atacante na Gávea:

20 gols em Campeonatos Brasileiros (décimo jogador da história do clube em gols na Primeira Divisão)

7 títulos ( 3 Cariocas, 1 Copa do Brasil , 2 Taças Guanabara* e 1 Taça Rio*)


* Taça Guanabara e Taça Rio são turnos , mas por tradição são comemorados como um título.

Nenhum comentário: