terça-feira, 26 de maio de 2009

Vasco ou Corinthians: quem perde mais com os desfalques?

Vasco e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira no Maracanã na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. Mas os dois times têm problemas. As duas "estrelas" de cada equipe não poderão atuar: Carlos Alberto está suspenso pelo cartão que levou no jogo contra o Vitória, enquanto Ronaldo está vetado em função de uma contratura na panturrilha esquerda. Quem perde mais com as ausências?

Carlos Alberto tem me surpreendido este ano. Deixou de vez o estigma de jogador-problema para se tornar o grande líder deste grupo vascaíno. É o capitão e tem atuado bem. Fará falta, não só pela liderança que exerce em campo, como também pela qualidade do seu futebol, que pode definir uma partida a qualquer momento. Mas, se formos analisar os números, veremos que a ausência do camisa 19 não prejudicou o time carioca até aqui. Pelo contrário. O desempenho é ótimo. Nas 8 vezes que o Vasco atuou no ano sem o meia, foram 7 vitórias e 1 empate. Claro que uma análise não pode se basear apenas na frieza dos números, mas eles também não podem ser ignorados.


Para o lugar de Carlos Alberto, Dorival Junior tem três opções: Jéferson, Enrico ou Mateus. Nos treinos desta semana, o técnico escalou o primeiro, antigo titular da equipe. Se for o escolhido, Jéferson finalmente atuará em sua posição original: quarto homem de meio-campo, posição na qual se destacou no Santo André na Série B do ano passado. Porém, o jogador está fora de ritmo e será difícil aguentar os 90 minutos, já que não joga há um mês e meio, desde a semifinal da Taça Rio. Mesmo assim, para mim é a melhor opção. Enrico não empolga e Mateus, volante, faria com que a equipe ficasse recuada demais, apenas com Léo Lima na armação.


Já o Corinthians perde mais com a ausência de Ronaldo. Apesar do "jejum" de três jogos, o camisa 9 é bem superior ao seu substituto imediato, Souza. Tanto o é, que Mano pode não escalar o ex-jogador do Flamengo e optar pela entrada de Morais, ao lado de Dentinho e Jorge Henrique, deixando o ataque bem mais leve. Esta seria uma escolha interessante, já que o Maracanã é um campo de grandes dimensões, que propicia os contra-ataques. No entanto, mudaria o estilo de jogo dos paulistas, acostumados a jogar com uma linha de três armadores atrás de um atacante fixo.


Seja qual forem as escolhas, é certo de que a partida desta quarta será muito disputada e que o estádio estará lotado. Prenúncio de jogão!

Nenhum comentário: