segunda-feira, 25 de maio de 2009

Obina no Palmeiras: bom para quem?

A notícia desta segunda-feira foi a contratação de Obina pelo Palmeiras. O atacante vai reforçar o Alviverde até o final do ano, quando acaba seu empréstimo. Caso os paulistas queiram ficar permanentemente com o jogador, o Flamengo receberá R$ 4 milhões. Obina já deve reforçar seu novo clube nesta quinta-feira, diante do Nacional-URU, na primeira partida das quartas-de-final da Libertadores. Ele será inscrito na competição na vaga de Evandro, que foi para o Atlético-MG.

A grande questão é: quem sai ganhando com essa negociação: Obina, Flamengo ou Palmeiras? Na minha opinião, os dois primeiros. Antes de mais nada, não podemos deixar de reconhecer a importância que o atacante tem para a torcida e para o clube. Mesmo sendo muito mais uma figura folclórica (claro que ele nunca foi melhor do que o Eto'o), Obina foi responsável direto por dois títulos do Rubro-Negro: Copa do Brasil em 2006, marcando gol nas oitavas, nas quartas, na semi e na final da competição, e bicampeonato carioca em 2008, quando fez três gols nos dois jogos finais. Apesar disso, seus números não são dos melhores: 180 jogos e 47 gols.


Hoje, porém, a realidade é diferente. Obina não tem mais clima no clube. Foi mal em todas as partidas este ano. Não fez NENHUM gol. E olha que não faltaram oportunidades. Cuca lhe deu inúmeras chances, até o deixando bater duas penalidades. Nem assim adiantou. O ex-xodó perdeu as duas. Por isso acho que o Flamengo fez um bom negócio. Vai se livrar de um jogador que não era mais necessário e recebia um alto salário.

Para Obina também foi. Sem clima no Flamengo, ele terá uma chance de se recuperar em outra cidade, outro clube, outro tipo de cobrança. Vai jogar em um dos grandes clubes brasileiros, entrando direto na Libertadores. Mas terá que driblar a desconfiança da torcida e da imprensa paulista, que já zomba da mais nova contratação alviverde.

Quem sai perdendo nessa história toda é o Palmeiras. A equipe tem problemas no ataque, já que Keirrison, até bem pouco tempo atrás novo ídolo da torcida e candidato a Seleção Brasileira, não está jogando nada. A torcida agora já pega no seu pé e o apelidou de Pipokeirrison. Além disso, Lenny e Ortigoza não empolgam ninguém. Não acredito que Obina vá ser a salvação. Pelo contrário. Se o baiano jogar do jeito que estava no Flamengo, será mais um problema para Luxemburgo.

Nenhum comentário: