sexta-feira, 5 de junho de 2009

Clichês inevitáveis


Domingo é dia de clássico no Maracanã. Fluminense e Botafogo se enfrentam de olho em um resultado que possa afastar de vez a crise que ronda os dois clubes. Nas Laranjeiras, a "bomba" já estourou. As 5 partidas sem vencer deixaram o clima entre jogadores e torcida tenso. Torcedores invadiram o treino, bateram em Diguinho, tiros foram disparados... No Botafogo a situação é um pouco mais tranquila, apesar do time de Ney Franco também viver um longo jejum (7 jogos). A torcida já protestou, mas a diretoria descobriu a tempo e conseguiu mudar o treino de lugar, preservando os jogadores. Nesta quinta o muro de General Severiano foi pichado com ameaças. Ou seja, o jogo de domingo tem tudo para ser de vida ou morte.

Dentro de campo, muitas dúvidas. No Fluminense, Parreira decidiu manter Ricardo Berna como titular no gol, depois de sua ótima atuação contra o Náutico. Mas os problemas não param por aí. O treinador ainda quebra a cabeça para escalar a equipe. A produção dos laterais continua abaixo do esperado. Na frente, a questão é saber quem fará dupla com Fred. Thiago Neves será deslocado novamente para o ataque ou voltará ao meio-campo? A tendência é que a escalação diante do time pernambucano permaneça, com o camisa 10 de atacante e Marquinho, Carlos Eduardo e Conca no meio.

No Botafogo a dúvida é o esquema que Ney Franco irá utilizar. Durante a semana falou-se em 4-4-2, 4-3-3 e na manutenção do 3-5-2. Acredito que Ney deve optar pelo 3-5-2 no início, já que o time vem jogando assim desde o começo do ano e uma mudança em jogo tão importante é arriscado. Durante a partida, caso a equipe não esteja rendendo, aí sim uma alteração poderá ocorrer, como aconteceu no jogo contra o Sport. Certo mesmo é que Tony ganhou moral e pode pintar ao lado de Victor Simões no ataque. Seria a minha escolha, pois Laio ainda é um garoto e não sei se suportaria a pressão que envolverá o confronto.

Seja como for, será um jogo de tudo ou nada. Será um autêntico Clássico dos Desesperados.

Nenhum comentário: