quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Goiás vence, quebra recorde e assume vice-liderança

Bem que eu havia chamado a atenção para este jogo no programa de segunda. Tinha tudo para ser um partidasso. E foi! Goiás e Flamengo fizeram um dos melhores jogos do Brasileirão no Serra Dourada. Melhor para o Esmeraldino, que, com a vitória por 3 a 2, chegou ao sexto triunfo consecutivo, um recorde neste campeonato, e, de quebra, é o novo vice-líder, com 32 pontos. O gol que sacramentou o placar foi marcado por Iarley, aos 45 do segundo tempo, a exemplo do que ocorreu na partida entre os dois clubes no ano passado. Já o Rubro-Negro sofreu sua primeira derrota sob o comando de Andrade e está na 10ª posição, podendo ser ultrapassado pelo Barueri logo mais.

O primeiro tempo foi praticamente todo do Goiás. Apesar do estádio estar dividido entre as torcidas (para desespero de Helio dos Anjos), o time da casa tratou de partir para cima desde o ínicio, diante de um Flamengo completamente desorganizado. Denis Marques fez sua estreia, mas, visivelmente fora de ritmo, foi presa fácil para a marcação adversária. Com o meio-campo rubro-negro errando muitos passes, o Esmeraldino foi chegando, chegando e abriu o placar numa cabeçada de Amaral, logo aos 12 minutos. Adriano ainda fez Harlei trabalhar, antes de Léo Lima empurrar claramente Willians na área e chutar para fazer o segundo. Héber Roberto Lopes não marcou e os rubro-negros reclamaram bastante. A partir daí o Flamengo foi atrás do prejuízo, mas sem assustar muito. Apenas uma boa chance foi criada, mas Harlei fez excelente defesa nos pés de Denis Marques. Nos contra-ataques o Goiás também levava perigo, mas o primeiro tempo terminou assim.

No intervalo Andrade viu que tinha que mudar. Colocou Petkovic no lugar de Kleberson para tentar dar mais criatividade ao meio e o jovem Bruno Paulo entrou na vaga de Denis Marques. E as mudanças surtiram efeito quase que imediato. Aos 2 minutos Adriano foi agarrado na área e o juiz marcou penalti. O Imperador bateu e fez seu nono gol no Brasileiro, artilheiro junto com Diego Tardelli, Val Baiano e Gilmar, do Náutico. O gol fez o Rubro-Negro partir pra cima e o Goiás recuou. De tanto pressionar, o Flamengo empatou aos 33, num belo gol de Petkovic, o primeiro em sua volta. Ele driblou um marcador, ajeitou pra perna direita e, da entrada da área, colocou com perfeição, sem chances para Harlei. Pet, aliás, entrou muito bem novamente. Mostra que é útil sim, diferentemente do que muitos pensavam. Mas, quando todos esperavam que a partida terminaria em 2 a 2, Iarley tabelou com Léo Lima e soltou uma bomba: 3 a 2, placar final.

Destaque para Léo Lima, que participou diretamente dos três gols, Iarley, sempre perigoso, e os alas Julio César e Douglas, que vão muito ao ataque. Esse time do Goiás, com a chegada de Fernandão e as voltas dos lesionados Felipe e Vitor, vai ficar muito forte e já entra no grupo dos candidatos ao título. Olho neles!

Já o Flamengo tem outra pedreira domingo: o Corinthians, no Maracanã. Nos últimos 7 jogos o time saiu atrás no placar, a defesa precisa melhorar bastante. De positivo o fato de a equipe ter mostrado poder de reação. Mas muita coisa precisa ser melhorada se o Rubro-Negro pretende brigar por algo mais do que uma vaga na Sul-Americana.

Um comentário:

Júnior Maurell disse...

A vitória do Goiás seria justa pelo volume do primeiro tempo, mas depois dos erros do juiz(que errou para os dois lados) o flamengo foi diretamente prejudicado. Heber não marcou uma falta clara em Willians, como vc destacou, e o bandeirinha marcou um impedimento , quando o jogo estava 2a2, que poderia dar a vitória para o Flamengo. Até quando jogos serão decididos pelo erro humano.