domingo, 13 de setembro de 2009

O São Paulo agradece

Palmeiras e Inter, líder e vice-líder do Brasileirão, respectivamente, entraram em campo neste domingo no mesmo horário dispostos a ganhar para se livrar da ameaça tricolor, cada vez mais real. Mas não conseguiram e ambos, curiosamente, perderam pelo placar de 3 a 2. O Alviverde caiu diante do Vitória, no Barradão, e o Colorado sucumbiu ao Cruzeiro, no Beira-Rio. Assim, apesar de terem mantido as posições do início da rodada, a distância das duas equipes para o São Paulo diminuiu. O Inter tem o mesmo número de pontos (43), mas leva a melhor por ter mais vitórias (13 a 12). O Palmeiras segue na liderança com 44 pontos. E o Campeonato Brasileiro de 2009 vai se tornando o mais disputado da história dos pontos corridos.

Começando pela vitória do Cruzeiro sobre o Internacional, jogo que assisti. Aliás, belíssimo jogo. As duas equipes buscaram o ataque o tempo todo e o placar final poderia ter sido até maior. Mas o triunfo celeste foi merecido por ter tido a frieza para segurar a pressão dos donos da casa primeiro quando o Colorado saiu na frente e depois quando levou o empate e conseguiu fazer o terceiro gol na jogada seguinte. Destaque absoluto para Gilberto, que desfilou toda a sua categoria no pesado campo do Beira-Rio ao marcar dois gols e criar ótimas jogadas.

O Inter foi melhor no começo da partida. Tomou conta do meio-campo, criou oportunidades e chegou ao gol em penalti bem marcado de Leonardo Silva em Magrão. Alecsandro bateu bem e fez seu 11º gol no campeonato. O Cruzeiro, porém, não se abateu e chegou ao empate logo depois, também em cobrança de penalti, cometido por Guiñazu em Thiago Ribeiro. Gilberto deslocou Lauro e fez 1 a 1. Depois do intervalo, o Colorado voltou disposto a pressionar apoiado por sua torcida e Sandro, logo no primeiro minuto, desperdiçou chance clara, que Fábio defendeu.

Aí começou o show de Gilberto. O camisa 10 da equipe mineira tomou conta do jogo e aos 7 minutos virou o placar em uma bela cabeçada, no canto de Lauro. Tite, então, resolveu colocar a equipe para frente, lançando no jogo Edu e Andrezinho. E foi justamente Andrezinho que cobrou falta com perfeição da entrada da área e deixou tudo igual. A torcida do Inter comemorava, pois o empate e a derrota do Palmeiras na Bahia deixariam a equipe na liderança. A alegria, porém, durou pouco. Menos de um minuto. Na jogada seguinte, Gilberto se livrou da marcação no meio-campo, abriu o jogo para Patric, que chutou. Lauro fez boa defesa, mas Thiago Ribeiro completou no rebote. Com o 3 a 2, o Cruzeiro passou a segurar o resultado e o Internacional, na base dos cruzamentos, não ameaçou.

O Inter, que vinha de três vitórias seguidas, perdeu a chance de se isolar na ponta da tabela. Já o Cruzeiro chegou aos 32 pontos e, mesmo na 13ª colocação, viu renascer o sonho de disputar a Libertadores do ano que vem.

- No Barradão, o Palmeiras não conseguiu segurar o ímpeto do Vitória, terceiro melhor mandante do campeonato (8 vitórias, 3 empates e 1 derrota, atrás de Grêmio, São Paulo e do próprio Palmeiras). O time até que começou melhor, mas logo foi envolvido pela velocidade do time baiano, empurrado por sua torcida. E o resultado final foi justo. Uelliton - sem querer, após bobeada de Marcos -, Neto Berola e Derlei marcaram para o Rubro-Negro, com Robert descontando para a equipe paulista, duas vezes.

A campanha palmeirense fora de casa é regular, mas de uma maneira ruim. São 4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Um time que quer ser campeão precisa melhorar esse desempenho. Já o Vitória tem campanha curiosa. Seus desempenhos dentro e fora de casa são inversamente proporcionais. Se no Barradão os números são ótimos (veja acima), longe de sua torcida são péssimos (1 vitória, 3 empates e 8 derrotas). Mesmo assim o time baiano chegou aos 33 pontos e está no meio tabela, posição na qual não deve sair até o final do campeonato.

Nenhum comentário: