domingo, 13 de setembro de 2009

Rapidinhas de Domingo - Ufa! O Grêmio venceu fora

Demorou bastante, mais precisamente 12 jogos, mas finalmente o Grêmio conseguiu vencer longe do Olímpico. O Tricolor gaúcho foi até o estádio dos Aflitos e bateu o Náutico por 2 a 0, gols de Souza e Jonas, e subiu duas posições (é o 6º, com 36 pontos), pelo menos até quarta-feira, quando no complemento da 24ª rodada, o Corinthians encara o Coritiba.

Não foi uma exibição de gala gremista, mas o resultado foi justo. Desde o começo a equipe de Paulo Autuori mostrou sua superioridade técnica em relação ao Timbu e com 26 minutos já tinha feito dois gols. Primeiro com Souza, de cabeça, aproveitando cruzamento de Tcheco, e depois com Jonas, em um belo lance. Ele deu um chapéu no zagueiro Márcio, tirou de Asprilla e bateu de pé esquerdo. Foi o seu 12º gol no campeonato, igualando-se a Adriano na artilharia. O curioso é que Jonas, no começo do ano, após um jogo do Grêmio contra o Boyacá Chicó, pela Libertadores, foi chamado de pior atacante do mundo pela quantidade de gols que perdeu, um deles inacreditável. Está aí ele provando que tem muito valor e porque é o titular da posição.

Atrás no placar, o Náutico bem que tentou esboçar uma reação, mas a falta de qualidade somada a boa atuação de Victor impediram que o placar fosse modificado. Na segunda etapa, após a expulsão de Maxi López, o Grêmio também recuou e o resultado permaneceu o mesmo. A vitória, além de quebrar um tabu, anima o Tricolor na disputa por uma vaga na Libertadores, já que a distância para o G4 é de apenas 4 pontos e na próxima rodada o adversário é o lanterna Fluminense. Mas os gremistas precisam continuar vencendo fora de casa, senão vai ficar difícil.

O Timbu deu sorte na rodada. Isto porque, apesar da derrota, permanece fora da zona de rebaixamento, na 16ª posição, com 25 pontos. Seus adversários diretos não ganharam. Mas o resultado negativo quebrou uma sequência de 4 vitórias nos Aflitos. Na próxima rodada o time de Geninho, pior defesa com 44 gols sofridos, tem nova oportunidade de se distanciar da Série B, quando recebe o Atlético-MG. Mas não será nada fácil...

- Isto porque o Galo parece ter voltado a boa forma. Depois de ter sido chamado por mim de paraguaio, pela sequência de seis jogos sem vencer, o time de Celso Roth conquistou sua segunda vitória consecutiva e voltou ao G4 (4º lugar, com 40 pontos) depois de cinco rodadas. Apesar da distância de 4 pontos para o líder Palmeiras, não acredito que o Atlético-MG vá brigar pelo título, mas é um dos favoritos para estar na Libertadores-2010. E o elenco está bem melhor do que no início do campeonato. Chegaram bons jogadores como Renteria (que marcou o primeiro gol hoje), Correa, Coelho e agora Ricardinho. Somando-os aos outros bons jogadores que o Galo já tinha Roth tem em suas mãos uma equipe qualificada para permanecer na parte de cima da tabela. Diego Tardelli continua impossível. Mais uma vez jogou bem e marcou seu 11º gol no campeonato, muito bonito, por sinal. Já o Furacão segue flertando com a zona de rebaixamento, na 14ª posição, com 28 pontos. O time de Antônio Lopes tem o segundo pior ataque, com apenas 24 gols marcados.

- O pior ataque, não poderia deixar de ser, é do Fluminense, com 22 gols marcados. O clássico contra o Botafogo, no Engenhão, foi o retrato da situação dos dois times no Brasileirão. Patético, horroroso, de dar dó! Um 0 na 0 para desesperar ainda mais os torcedores de ambos os clubes e para comprovar que as duas equipes cariocas merecem estar na colocação que se encontram no momento. São os que menos venceram na competição (3 triunfos tricolores e 4 alvinegros). O Flu segue na lanterna, com 18 pontos, e segundo o site Infobola tem 95% de chances de cair. Conquistou a última de suas míseras três vitórias há sete rodadas. Está há 15 rodadas entre os 4 últimos. Para piorar, o próximo jogo é contra o Grêmio, melhor mandante, no Olímpico. Haja coração para torcida tricolor!

A situação dos botafoguenses é menos pior. O Alvinegro é o 18º, com 24 pontos, apenas um ponto atrás do Náutico, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Mas o problema é que o Bota não consegue ganhar! Lá se vão nove rodadas desde o último triunfo da equipe (dia 01/08, 2 a 1 no Barueri). O aproveitamento de Estevam Soares a frente do time é péssimo. Contando a Sul-Americana, foram 8 jogos, com nenhuma vitória, 5 empates e 3 derrotas o que dá 20,8% dos pontos conquistados. Muito pouco e o treinador corre riscos. Na próxima rodada, o adversário é o Santos, na Vila Belmiro. Pedreira.

- Pedreira porque o Santos não jogou bem, mas derrotou o Santo André por 1 a 0, gol de Germano. O Alvinegro Praiano subiu para a 9ª posição, com 35 pontos, e voltou a sonhar com uma vaga na Libertadores. Já o Time do ABC segue firme rumo à Série B.

- O Goiás, que era a sensação do Brasileiro, desde que Fernandão entrou na equipe titular, caiu de produção e não vence há três jogos. A questão é: por mais que o jogador seja um ídolo do clube e a maior contratação da equipe no ano, Hélio dos Anjos fez a escolha certa em mudar o time que estava ganhando? Tirou Léo Lima, que vinha muito bem no meio-campo, e a equipe desandou. A derrota por 3 a 1 para o Barueri foi merecida, apesar dos goianos não terem jogado mal. O Esmeraldino deixou o G4 após nove rodadas. O título ficou distante. Já o Abelha, que muitos pensavam que iria cair de produção em função dos inúmeros problemas extra-campo, segue firme em sua campanha surpreendente. É o 8º, com 36 pontos.

Nenhum comentário: