domingo, 5 de julho de 2009

O que vale são os três pontos

Não foi uma boa atuação do Flamengo, mas a vitória por 2 a 1 sobre o Vitória, no Engenhão, foi de extrema importância pro clube por dois motivos: o primeiro foi o fato do time carioca figurar entre os 4 melhores do campeonato (4º, com 14 pontos), mesmo que neste domingo possa ser ultrapassado, dependendo dos resultados da rodada. Em segundo lugar porque o Rubro-Negro Baiano é adversário direto na parte de cima da tabela (é o 3º colocado com 16 pontos). Juan e Emerson marcaram para o Flamengo, enquanto Roger descontou para o Vitória.

A grande novidade no time de Cuca era a volta de Kléberson, depois de mais de um mês longe servindo a Seleção. E o jogador mostrou porque é titular no meio-campo. Sua presença dá outra dinâmica ao time. O volante tem muita qualidade no passe, visão de jogo, usa bem as duas pernas, ou seja, com ele em campo, o Flamengo cria muito mais. Tá certo que nos primeiros 10 minutos os visitantes dominaram as ações, com os cariocas "presos", sem movimentação. A tônica do jogo só começou a mudar depois que Toró sentiu problema na coxa e foi substituído por Éverton. Com o camisa 22, o Rubro-Negro do Rio passou a jogar mais no ataque, ficou com a posse de bola e foi atrás do gol. Juan era a principal opção pela esquerda, mas, mesmo assim, era perseguido injustamente pela torcida, em função de alguns erros que cometeu. E foi o lateral-esquerdo que acabou abrindo o placar, após concluir de primeira lindo lançamento de Kléberson. Juan, em protesto, não comemorou. Já está na hora dos torcedores pararem de pegar no pé dele! Claro que Juan não está na sua melhor fase, mas continua tendo inegável importância na equipe.

A segunda etapa começou igual à primeira. Só que desta vez o Vitória chegou ao gol. Apodi (um dos melhores do time baiano) cruzou e Roger subiu mais que Angelim e Williams para empatar. O time continuava a errar muito, irritando a torcida. Então Cuca resolveu deixar a equipe ainda mais ofensiva. Tirou Juan, passou Éverton para a ala-esquerda e lançou Zé Roberto. E ele não decepcionou. Visivelmente mais magro, buscou o jogo o tempo todo e alterou o ritmo do ataque. Com isso, o Flamengo não demorou a retomar a vantagem. Depois de passe de Adriano, a zaga se atrapalhou e a bola sobrou limpa para Emerson marcar o quarto gol dele no Brasileirão. Zé Roberto ainda fez bela jogada pela esquerda e sofreu penalti. Ibson pediu para bater, mas cobrou mal e Viáfara pegou. No rebote, Léo Moura acertou o travessão. Daí até o final, foram poucas as oportunidades, tirando uma falta cobrada por Leandro Domingues nos acréscimos que tirou tinta da trave de Bruno.

Resultado importante pelos três pontos, mas o Flamengo precisa melhorar. Na próxima rodada encara o São Paulo, no Morumbi, com 3 desfalques que farão falta. Ibson, Kleberson e Emerson não jogam. O primeiro, inclusive, pode ter feito sua última partida pelo clube, já que seu contrato se encerra neste domingo e o Porto não parece propenso a aceitar a proposta rubro-negra pelo jogador. Já os outros dois estão suspensos. Fierro, Zé Roberto e Éverton são os prováveis substitutos.

Rapidinhas do sábado:
- Sem Pedrão, que foi para os Emirados Árabes, o Barueri cansou de perder gols e sofreu o empate do Santo André, em 1 a 1. Com isso, deixou de ganhar sua quarta partida consecutiva e saiu do G4. Mas o time do ABC foi prejudicado com um gol mal anulado no primeiro tempo.
- Emerson Leão reclama das arbitragens, mas deveria mesmo é arrumar o Sport, que voltou a perder, desta vez para o Santos. O time pernambucano é o 15º, com 8 pontos, mas pode terminar a rodada na zona de rebaixamento. Decepcionante, principalmente depois do belo início de ano que o Sport teve. Já o Santos segue sem convencer e precisa agradecer aos garotos Neymar e Paulo Henrique, responsáveis diretos pelo gol da vitória.

Nenhum comentário: