domingo, 5 de julho de 2009

Rapidinhas do Domingo - Inter é líder

Pessoal, a partir deste domingo as Rapidinhas do Domingo vão ser sempre separadas da crônica principal. Acho que facilita para ler. Aproveitem!

O Inter se recuperou da ressaca da perda da Copa do Brasil e reassumiu a liderança do Brasileirão. O Colorado foi até Recife e bateu o Náutico por 2 a 0, com justiça. Nilmar, mais uma vez, foi o destaque, marcando duas vezes - uma delas em impedimento. Com o empate do Atlético-MG diante do Botafogo, os gaúchos foram os únicos a chegar a 20 pontos. A liderança do Inter é ainda mais importante por um motivo: prova como é fundamental ter um bom elenco para conseguir fazer uma boa campanha na Série A. Das nove rodadas disputadas até agora, somente em três todos os titulares colorados disponíveis foram ao campo. Dos 20 pontos, 13 foram ganhos por times mistos. Ou seja, a equipe de Tite fez o dever de casa com louvor. Vamos ver se consegue se manter no topo, já que pode perder alguns nomes na janela. O Náutico corre riscos. Depois de um bom início, o Timbu acumula 5 derrotas consecutivas, sendo 4 delas com Márcio Bittencourt. Ele ainda não somou pontos no comando do Alvirrubro.

O Grêmio também venceu e mostrou que já nao sente a eliminação da Libertadores. Fez 4 a 1 no frágil Atlético-PR, com boas atuações da dupla de ataque argentina Maxi López e Herrera. Eles fizeram dois gols cada um. O Tricolor Gaúcho tem time para brigar na parte de cima da tabela. O Atlético, por sua vez, é o oposto. A equipe é fraca e precisa de reforços, senão vai ficar complicado escapar novamente do rebaixamento. Das nove rodadas, o Furacão esteve entre os quatro piores em oito.

O São Paulo segue com sua irregularidade, característica em 2009. Até ano passado, o Tricolor Paulista sempre teve o seguinte lema: "joga mal, mas vence". Este ano, porém, a máxima não pode ser aplicada. A equipe, agora comandada por Ricardo Gomes (que a mim não convence), voltou a perder, agora para o Coritiba, 2 a 0, na capital paranaense. Com 10 pontos em nove jogos, o São Paulo tem o seu pior começo de Brasileiro na Era dos pontos corridos. São apenas 2 vitórias, com 4 empates e 3 derrotas. O time não vence fora de casa há 9 jogos, desde 25/03, quando derrotou o Noroeste, por 2 a 1. É claro que o São Paulo pode reagir, tem até jogadores para isso. O problema é que este ano a equipe ainda não convenceu. Tem a seu favor o fato de que por vezes começou mal o campeonato e depois foi campeão. Veremos. O Coritiba, após péssimo começo, no qual foi lanterna, parece dar sinais de recuperação. Nas últimas quatro rodadas venceu três jogos. Tem bons jogadores, principalmente na frente, que podem fazer o time não brigar pelo rebaixamento. É um time que vai ser difícil de ser batido no Couto Pereira.

Obina dez dois gols e o Palmeiras derrotou o Avaí com autoridade, por 3 a 0, na Ressacada. O atacante chegou aos 5 no campeonato em 5 jogos, ou seja, média de 1 por jogo pro Anjo Negro, que reencontrou o bom futebol em outro clube. Vamos ver se é fase ou se Obina está de volta. O Palmeiras é o quarto, com 16 pontos. O Avaí até tentou, criou chances no segundo tempo, mas esbarrou no goleiro Marcos. A situação dos catarinenses é preocupante, pois eles terminam a rodada na lanterna, com 7 pontos, perdendo para o Botafogo no saldo de gols. Só venceu uma vez - o Fluminense, com gol aos 47 do segundo tempo. O elenco é fraco e vem perdendo peças. Para mim, é sério candidato ao rebaixamento.

Felipe voltou a marcar e deu a vitória ao Goiás diante dos reservas do Cruzeiro, por 1 a 0, no Serra Dourada. Com isso, chegou aos 7 gols e é o novo artilheiro do Brasileirão. O Esmeraldino faz boa campanha e é o sétimo, com 14 pontos. É um time difícil de ser derrotado, não perde há 6 jogos. Já o time mineiro está mal, mas tem a desculpa (bastante compreensível) de estar focado na final da Libertadores. Está na 13ª posição, com 10 pontos. O problema de ficar para trás vem se perder o título sul-americano. Mas o Cruzeiro tem time para se recuperar.

Nenhum comentário: