quinta-feira, 16 de julho de 2009

Inter bate Flu e é o novo líder

O Internacional entrou em campo pressionado pela vitória, que, além de dar moral para o Grenal de domingo, daria mais tranquilidade a Tite para seguir no comando da equipe. E o Colorado fez bem o seu dever de casa, ao vencer o Fluminense por 4 a 2, em noite chuvosa num vazio Beira-Rio. Se bem que o time gaúcho quase pôs tudo a perder, quando vencia por 2 a 0 e deixou o Tricolor empatar. Mas Taison, que começou na reserva, entrou e marcou duas vezes, garantindo o triunfo dos donos da casa e a liderança (pelo menos até amanhã) do campeonato, com 23 pontos. Sorondo e Andrezinho marcaram os outros gols do Inter, enquanto Ruy e Conca descontaram para o Flu.

O time carioca, aliás, provou que seu problema não era apenas o treinador. Sob o comando de Vinícius Eutrópio, o Tricolor exibiu as mesmas falhas de partidas anteriores e pouco ameaçou ao adversário. Falta criatividade. Na verdade, o Flu só teve o domínio do jogo durante cerca de 15 minutos na segunda etapa, quando empatou e teve até chances de virar o placar. Mas sua incapacidade falou mais alto. Convenhamos que um time que tem Ruy como o camisa 10, responsável pela criação no meio-campo, não pode dar certo. Por mais que o Cabeção tenha feito um bonito gol e seja esforçado, acho que o novo técnico foi infeliz nesta escolha, até porque Mariano - que vem mal desde que chegou e, justamente por isso, o clube foi em busca de um reforço para a lateral-direita - manteve a média de atuações abaixo da crítica, para desespero da torcida tricolor.

A dupla de ataque não funcionou novamente e Fred, mais uma vez, foi expulso, após se desentender com Magrão. É o segundo cartão vermelho consecutivo do atacante, que anda muito nervoso, reclamando até de perguntas de jornalistas. Leandro Amaral também não foi bem e saiu bastante irritado no segundo tempo. O ataque tricolor fez apenas 10 gols em 11 jogos e tem o segundo pior desempenho na Série A, superando o Cruzeiro, que fez 9, mas tem um jogo a menos e atuou em várias partidas com uma equipe reserva. O time é o vice-lanterna, com 10 pontos, e o sinal de alerta tem que ser ligado nas Laranjeiras. A pergunta é: quanto tempo dura Vinícius Eutrópio no comando do Fluminense? A minha opinião é que não muito.

Rapidinhas de quarta:

- Se a diretoria do Palmeiras precisava de mais uma prova de que Jorginho deve ser efetivado como treinador do time esta foi dada no Maracanã, na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo. O Alviverde atuou sem sua dupla de ataque titular (Obina e Willians) e foi superior ao Rubro-Negro durante quase todo o jogo. Com o resultado, chegou aos 22 pontos e está na 2ª colocação, pelo menos até esta quinta. E Jorginho segue invicto: são 3 vitórias e 1 empate. Já o time carioca foi muito mal, errou passes em demasia e falhou bastante no sistema defensivo. Terminou o jogo sob intensas vaias e o plano de Cuca de aproveitar ao máximo as partidas em casa para pontuar começou da pior forma possível. O clássico de domingo, contra o Botafogo, será importante e uma nova derrota pode complicar a situação do treinador.

- O Santos chegou na Vila Belmiro sob uma chuva de ovos e pipocas atiradas por seus próprios torcedores em protesto contra os 6 a 2 que o time levou do Vitória no final de semana. E o primeiro tempo diante do Barueri pareceu que deixaria a situação dos jogadores ainda mais complicada. Porém, o Peixe teve força para buscar o resultado e conseguiu arrancar um empate em 3 a 3, que, pelas circunstâncias, até que não foi ruim. Já o caçula na Série A segue surpreendendo. Tem um time arrumadinho, difícil de ser batido e que ainda vai incomodar muito no campeonato. Destaque para Fernandinho, um autêntico ponta esquerda, muito rápido e habilidoso e que marcou um belo gol, e Val Baiano, que supre com muita eficiência a saída de Pedrão.

- Assim como o Barueri, o Santo André também vem fazendo bonito. A vítima da vez foi o Atlético-PR, batido por 1 a 0, no Bruno José Daniel, com gol contra de Valencia. O time do ABC é o 6º, com 17 pontos.

- O Coritiba aproveitou o fato de jogar em casa para conseguir mais uma vitória. Bateu o Grêmio por 2 a 1, de virada, e segue se afastando da zona de rebaixamento. Marcelinho Paraíba marcou um golaço e Ariel fez o segundo. No Tricolor Gaúcho, Jonas abriu o placar. Destaque negativo para Thiego, que acertou um pontapé totalmente desnecessário em Douglas Silva no início do segundo tempo e prejudicou sua equipe. Vai ouvir bastante de Autuori!

- Silas também respirou mais aliviado após a 11ª rodada. O seu Avaí conseguiu o primeiro triunfo fora de casa no Brasileirão ao bater o Goiás, no Serra Dourada, por 2 a 0. Muriqui e Roberto fizeram os gols da equipe catarinense, que deixou a lanterna nas mãos do Náutico. O Avaí soma agora 10 pontos e está na 18ª posição. Ainda tem muito o que melhorar, mas pode comemorar o ótimo resultado. O Esmeraldino segue com campanha muito irregular. Um jogo vai bem, no seguinte vai mal. Felipe, artilheiro do campeonato com 7 gols, voltou a passar em branco.

Nenhum comentário: