domingo, 13 de setembro de 2009

A melhor exibição individual do Brasileirão-09

Vi vários jogos nestas 24 rodadas do Campeonato Brasileiro. Os que não vi, assisti aos melhores momentos e li as crônicas. Por isso posso afirmar, sem medo de errar, que a exibição de Adriano ontem, na vitória do Flamengo sobre o Sport por 3 a 0, foi a melhor individualmente deste campeonato. O Imperador fez de tudo. Além dos dois gols (sendo o primeiro um golaço!), que lhe deixaram na artilharia com 12 gols, ele quase marcou outros dois de placa, de voleio, deu passes açucarados, puxou contra-ataques, ajudou na marcação... Simplesmente incrível! Uma atuação digna de um Camisa 10 da Gávea. Se Dunga viu o jogo, com certeza deve ter ficado com um sorriso de orelha a orelha, pois todo mundo sabe que o técnico da Seleção é um admirador do futebol do atacante.

Parabéns e muito obrigado, Adriano. Deu gosto vê-lo jogar. Fazia tempo que não me sentia tão extasiado vendo uma partida de futebol.

Não posso também deixar passar uma menção mais do que honrosa a outro jogador que brilhou ontem: Petkovic. O gringo também "comeu" a bola dando duas assitências, além de ter dado vários outros passes para gol e criado inúmeras jogadas. Quase guardou o dele numa cobrança de falta que os rubro-negros lembraram do tricampeonato em cima do Vasco, em 2001. Com o perdão do clichê, Pet mostra a cada dia que a comparação com o vinho, no seu caso, é mais do que válida. Quanto mais velho, melhor.

No mais, todo o Flamengo jogou bem. Álvaro deu a segurança que a zaga necessitava e Angelim subiu de produção novamente. Maldonado fez o mesmo no meio-campo. Léo Moura voltou a ser um lateral, buscando a linha de fundo o tempo todo. Zé Roberto aos poucos vai mostrando seu futebol e até Denis Marques, que perdeu dois gols fáceis, movimentou-se bastante e saiu aplaudido. A continuar assim e o Rubro-Negro entra de vez na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Já o Sport parece mesmo fadado ao rebaixamento. Não deu o melhor trabalho no Maracanã e só não voltou ao Recife com um monte de gols na bagagem porque o goleiro Magrão agarrou demais. Na penúltima posição, com 20 pontos, somente uma arrancada para entrar para a história do Campeonato Brasileiro nestas últimas 14 rodadas evita que o Leão da Ilha dispute a Série B em 2010.

- O São Paulo segue na cola dos líderes. Com o 2 a 0 diante do Avaí, o Tricolor chegou aos 43 pontos, mesma pontuação do vice-líder Inter (perde no número de vitórias, 13 a 12) e apenas um ponto atrás do Palmeiras, que jogam neste domingo. A arrancada são-paulina é impressionante! Após perder para o Atlético-MG, na 11ª rodada, o time de Ricardo Gomes era o 15º colocado. Desde então só faz subir. Nos últimos 13 jogos, venceu 10, empatou 2 e perdeu apenas um. Um aproveitamento de 82%! O destaque do jogo deste sábado foi Dagoberto, que fez o primeiro gol e deu passe preciso para Hugo marcar o segundo. Olho sempre aberto no São Paulo.

O Avaí, depois de ter ficado 11 jogos invicto, parece ter perdido o encanto. Sofreu sua terceira derrota consecutiva, curiosamente as três por 2 a o, e estacionou nos 34 pontos, na sétima posição. Neste domingo pode ser ultrapassado por três times. Uma pena, pois a equipe de Silas é boa de se ver jogar.

Um comentário:

Júnior Maurell disse...

Coisa linda !!! Que atuação do IMPERADOR. Se mantiver esse desempenho pode colocar o Flamengo no G4.