segunda-feira, 1 de junho de 2009

Que fase do futebol paranaense!

Chegamos ao final da quarta rodada do Brasileirão e, apesar de estarmos apenas no início, um fato chama a atenção. Os dois últimos colocados, com apenas um ponto ganho, são representantes do estado do Paraná: o Atlético é o 19º e o Coritiba o último, ambos separados somente pelo saldo de gols. Curiosamente, os dois são, respectivamente, o campeão e o vice do Campeonato Paranaense deste ano. Para completar, a terceira força do estado, o Paraná Clube, é 15º na Série B.

Como podemos ver, a fase do futebol paranaense é péssima. O Coritiba ainda tem o alento de estar disputando a semifinal da Copa do Brasil. Por isso, poupou alguns jogadores nestas quatro primeiras partidas e o desempenho foi horrível. É o pior começo do Coritiba desde 2003, com 3 derrotas e 1 empate. Nesta rodada, com o time praticamente completo, perdeu de forma inquestionável para o Goiás por 3 a 1, em casa, o que pode abalar o psicológico da equipe para o confronto de quarta-feira diante do Inter, valendo vaga na final da Copa do Brasil. Aliás, a tarefa do Coxa é bastante ingrata, já que precisa derrotar o grande bicho-papão brasileiro deste ano por dois gols de diferença.


O Atlético-PR, por sua vez, também está muito mal. Mesmo com um elenco limitado, conquistou o estadual e deu falsas esperanças a sua torcida, que agora sofre com o péssimo começo de campeonato. Parece que a diretoria do Furacão não aprendeu a lição de 2008. Ano passado, o Rubro-Negro só conseguiu escapar do rebaixamento na último rodada, quando venceu o Flamengo por 5 a 3. Este ano, se o técnico Geninho (foto) não ganhar reforços, a queda será uma realidade ainda mais próxima.


Nos últimos campeonatos, o Furacão sempre soube se aproveitar da Arena da Baixada para pontuar. Desta vez, no entanto, isto ainda não aconteceu. Foram duas derrotas nos dois jogos disputados em casa, contra adversários que não brigam no pelotão da frente: Vitória e Náutico. Contra o Flamengo, na estreia do Imperador, a equipe até que lutou, mas esbarrou em suas (inúmeras) limitações. É o pior começo de campeonato do Atlético desde 2005, quando perdeu os seis primeiros jogos e só foi vencer na 11ª rodada.

Portanto, abram o olho paranaenses, pois a situação de vocês já é preocupante!

Rapidinhas da rodada:

- Que estreia do Adriano! Para quem disse que não aguentaria 45 minutos, o Imperador superou as expectativas e jogou a partida inteira. Fez um gol, obrigou Vinícius a fazer uma bela defesa e criou algumas oportunidades, participando ativamente do jogo. Neste ritmo, será difícil segurá-lo.
- Mesmo jogando com um time misto em 3 dos 4 jogos, o Inter conseguiu manter os 100% de aproveitamento no campeonato. É o melhor começo do Internacional na história do Brasileirão com 4 vitórias consecutivas, igualando os anos de 1975 e 1978. Neste último, aliás, o Inter foi ainda melhor, chegando a 7 triunfos seguidos. Será que este recorde será quebrado?
- Depois da bela apresentação contra o Náutico, Ricardo Berna merece "roubar" a vaga de Fernando Henrique no gol do Fluminense. A torcida tricolor agradece.
- O Palmeiras chegou a estar vencendo o Barueri por 2 a 0, mas acabou cedendo o empate. De positivo, os gols marcados por Obina (o primeiro do ano) e Keirrison, que encerrou um jejum de 4 jogos. Eu avisei no sábado!
- Muricy barrou Hernanes e pôs Marlos no meio-campo do São Paulo. O time jogou bem, fez 3 a 0 no Cruzeiro e conseguiu sua primeira vitória no Brasileirão. E agora, Hernanes volta ou esquenta o banco?

Nenhum comentário: