quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cruzeiro abre vantagem, mas Grêmio não está morto

Confesso que não assisti à partida entre Cruzeiro e Grêmio, por motivos pessoais. E me arrependo muito, principalmente depois que acordei e vi que tinha sido um partidasso, cheio de chances, gols e até uma triste confusão. Pelo que li e assisti nos melhores momentos, foi uma vitória merecida, importante e que dá ao time mineiro uma vantagem considerável para o confronto de volta no Olímpico. O Tricolor, no entanto, não deve ser descartado, já que jogará em casa e um triunfo por 2 a 0 lhe dá a vaga na final. O gol de Souza deixou tudo em aberto e o jogo em Porto Alegre, com certeza, será quente. Especialmente com a acusação de racismo do cruzeirense Elicarlos contra o argentino Maxi López. O volante acusou o atacante de tê-lo chamado de macaco. E a delegação gremista foi parar toda na delegacia após a partida, com direito até a voz de prisão ao técnico Paulo Autuori, por desacato à delegada.

Em campo, a derrota do Grêmio começou a ser desenhada com as três chances claras perdidas antes do Cruzeiro abrir o placar. Alex Mineiro desperdiçou duas oportunidades na pequena área e Maxi Lopez conseguiu a proeza de, diante somente do goleiro Fábio, chutar para fora. Como quem não faz leva (o maior clichê do futebol), Wellington Paulista recebeu cruzamento de Kléber e cabeceou fora do alcance de Marcelo Grohe. No início da segunda etapa, Wagner aumentou a vantagem com uma bomba desviada de esquerda e Fabinho fez 3 a 0, dando a impressão de que a fatura estava liquidada. Até que Souza cobrou falta com perfeição e botou o Grêmio de volta na parada.

Infelizmente o belo jogo foi ofucasdo pela polêmica do racismo. Maxi diz que não falou, mas a reação de Wagner, que estava ao lado de Elicarlos no momento do suposto xingamento, dá a impressão clara de que o argentino realmente disse algo grave. E se o fez, merece sim ser punido. E não adianta virem falar que é uma situação normal dentro de campo. Não é e, mesmo que fosse, não deveria ser. Racismo é algo grave. E não tem espaço em lugar nenhum. Muito menos no esporte e menos ainda no futebol, no qual o maior nome da história é negro. É esperar para ver o desenrolar desta história, que ainda vai dar muito o que falar.

Um comentário:

Júnior Maurell disse...

Estou com vc Felipe!!! Racismo não te lugar..Esse papo de que tudo que rola no campo morre nele...não é bem assim. Chamar um negro de macaco não é um xingamento explosivo é premeditado. Então sou totalmente afavor de punição nesse tipo de agressão. Se o jogador se sente agredido deve denunciar sim. De ontem pra hoje, ouvi vários comentáristas dizendo que isso é tempestade em copa dágua ...Que isso ...se ea lei do racismo é uma das únicas coisas que se faz justiça rápida no Brasil!!! Como podem desqualificar essa atitude . Quem bom, Felipe, que vc postou essa opinião!!!