segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Promessa de grandes semifinais

Não foi surpresa que os 4 grandes clubes do Rio de Janeiro tenham chegado nas semifinais da Taça Guanabara. Afinal, a discrepância entre Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo em relação aos rivais menores é enorme. Talvez a maior em muitos anos. Por isso, considero que o Campeonato Carioca começa realmente agora. Os 7 primeiros jogos da competição serviram apenas para o emparelhamento dessa fase final e para analisarmos os confrontos. Então, vamos lá.

Vasco x Fluminense

A equipe de Vágner Mancini talvez seja a maior "surpresa" do Estadual até agora. Não que eu não esperava que o Vasco fosse chegar na semifinal, mas o Cruzmaltino, na minha opinião, mostrou o futebol mais consistente e teve a melhor campanha da TG. E para um time que mudou de treinador e teve algumas alterações na forma de jogar e no esquema tático, isso quer dizer muito. O Vasco tem a melhor defesa, com apenas 3 gols sofridos, e o segundo melhor ataque, com 19 gols marcados. Tem um trio ofensivo que pode fazer a diferença, com Carlos Alberto, Dodô e Phillippe Coutinho, esse, pra mim, a maior revelação do campeonato. Por isso, considero a equipe vascaína com um leve favoritismo nessa semifinal.

Mas o Fluminense não pode ser desprezado. O time de Cuca vinha muito bem até o Fla-Flu, mas, depois dos 5 a 3 que levou, parece ter perdido um pouco do ímpeto e da confiança, além, é claro, de jogadores importantes, como Maicon e Fred. Talvez por isso, nas duas partidas seguintes, diante de Boavista e Olaria, tenha encontrado dificuldades mesmo com jogadores a mais em campo desde a primeira etapa. Provavelmente para sábado a dupla de ataque tricolor esteja de volta, resta saber em quais condições. Fred é essencial nesta equipe, não só pela qualidade, como também pela experiência e liderança que exerce. Os garotos do Flu parecem mais confiantes quando têm o camisa 9 ao lado, o que é natural. Por isso, a participação do atacante, em boas condições, é fundamental para que o Tricolor chegue à final.

Flamengo x Botafogo

Aqui já começo afirmando. O Flamengo é o favorito. O time de Andrade é melhor, no papel e em campo, tem mais jogadores que podem decidir, mais conjunto, mais confiança (já que vem de 3 títulos sobre o rival nos últimos 3 anos) e, provavelmente, mais torcida na arquibancada do Maracanã. Porém, uma coisa pode estragar a festa rubro-negra: a defesa. O sistema defensivo flamenguista tem sido um horror este ano. Sofreu 13 gols, sendo vazado em todos os jogos. E a equipe de Joel Santana melhorou bastante nas últimas partidas, marcando 9 gols. Loco Abreu desencantou e essa é a maior arma alvinegra: as bolas aéreas. Podemos discutir inúmeros defeitos de Lucio Flavio, mas é inegável sua facilidade para cruzar a bola na área. E agora também tem o Marcelo Cordeiro, outro que bate muito bem na bola. Assim, contra uma zaga baixa (Álvaro e Angelim), Abreu pode ser uma ameaça.

Mas há o outro lado da moeda. A defesa do Botafogo também não é das melhores. Está mais segura depois da chegada de Joel, que passou a jogar com 3 zagueiros e 2 volantes, mas ainda não inspira tanta confiança. E se Vágner Love e Adriano estiverem em um bom dia, fica difícil de segurar. Por isso, aposto no Flamengo.

Nenhum comentário: