domingo, 16 de agosto de 2009

Rapidinhas de domingo - Olha o São Paulo aí!

O que os outros clubes mais temiam aconteceu. O São Paulo entrou de vez na briga pelo título brasileiro - no caso do Tricolor Paulista, o tetracampeonato. Depois da vitória sobre o lanterna Sport, fora de casa, por 2 a 1 (a sexta seguida e a sétima nos últimos 8 jogos), a equipe terminou a rodada no G-4, com 33 pontos, na 4ª colocação. Curiosamente tem campanha quase idêntica a do ano passado.

Em 2008 o time estava na mesma posição e tinha o mesmo número de pontos, vitórias, empates, derrotas e gols sofridos. As únicas diferenças eram o ataque um pouco mais positivo (tinha 33 gols contra os 28 atuais) e, a mais importante, a distância para o líder. Ano passado o Grêmio tinha 41 pontos no final do primeiro turno, ou seja, 8 a mais do que o Tricolor. E na primeira rodada do returno venceu o próprio São Paulo, ampliando a vantagem para 11 pontos! Este ano, o Palmeiras tem 37, apenas 4 a frente. Claro que o Inter ainda tem dois jogos por fazer e pode alcançar os 39 pontos, mas mesmo assim a diferença será inferior ao último campeonato. E agora a equipe de Ricardo Gomes deu para ganhar nos acréscimos com um jogador a menos. Conclusão: o campeão, ou melhor, o tricampeão definitivamente está de volta!

Já o Sport parece mesmo fadado ao rebaixamento, afundado na lanterna com apenas 13 pontos. Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes, o Rubro-Negro pernambucano tem o segundo pior desempenho no primeiro turno, superando somente o América-RN de 2007, que somou 10 pontos. O time tem a segunda pior campanha em casa (36,6% de aproveitamento) e o pior fora de casa ao lado do Grêmio (7,4%). Inacreditável, principalmente depois do ótimo primeiro semestre, quando o Sport foi campeão estadual invicto e teve boa participação na Libertadores.

- Outro que está, literalmente, caindo pelas tabelas é o Vitória. Após um início surpreendente, a equipe baiana entrou em colapso e nas últimas 9 rodadas venceu apenas uma vez (3 empates e 5 derrotas) e está na 11ª posição, com 25 pontos. A distância para a zona de rebaixamento ainda é considerável, mas não custa nada lembrar que ano passado o Figueirense, ao final do primeiro turno, tinha os mesmos 25 pontos e terminou na Série B. Na reestreia de Vágner Mancini o time até que lutou, chegou a estar perdendo por 2 a 0 para o Goiás, fora de casa, buscou o empate, mas sofreu a derrota aos 44 do segundo tempo. Mas não acho que vá cair. Já o Esmeraldino segue com campanha impecável. Venceu outra (o 7º triunfo nos últimos 8 jogos) e está na vice-liderança, com 35 pontos. Tem o 2º melhor ataque, com 37 gols, e é o melhor visitante, conquistando 63% dos pontos longe dos seus domínios. E ainda tem o Fernandão para estrear. Se mantiver o ritmo, é candidatíssimo ao título e a Libertadores.

- Quem também está no embalo é o Atlético-PR. Com os 3 a 0 sobre o Barueri são 4 vitórias consecutivas e o melhor, sem levar gols. Curiosamente o Furacão cresceu depois que Waldemar Lemos foi demitido (justamente há 4 rodadas) e Antônio Lopes assumiu a equipe (há 3 rodadas). Com isso, o Rubro-Negro paranaense abriu 6 pontos para a zona de rebaixamento e começa a sonhar com vaga na Sul-Americana. Mas para mim sua briga ainda é pela permanência na Série A. Já o time paulista precisa ser observado, afinal perdeu o técnico (Estevam Soares foi para o Botafogo) e a regularidade do começo do campeonato já não existe. Mesmo assim, a "gordura" acumulada tranquiliza a Abelha, que não tem um time ruim. Deve ficar por ali, no meio da tabela.

- Depois de 5 rodadas, o Corinthians voltou a ganhar e jogando bem. Fez 2 a 0 no Atlético-MG e mostrou que, mesmo com os desfalques, ainda é um time perigoso. O Galo, por sua vez, vai perdendo força, também em função dos problemas que Celso Roth tem para escalar a equipe. Os mineiros deixam o G-4 pela primeira vez no campeonato, apesar de ter um jogo a menos.

- Cruzeiro e Santos fizeram um jogo que, quem não assistiu, olha o placar de 0 a 0 e acha que foi horrível. Mas não. Não fossem os goleiros Fábio e, principalmente, Felipe e o resultado poderia ter sido tranquilamente 2 a 2, 3 a 3. Pena que o empate foi péssimo para as duas equipes, que seguem na parte inferior da tabela.

Nenhum comentário: