domingo, 16 de agosto de 2009

O fundo do poço tricolor

Chegamos ao final do primeiro turno do Brasileirão. Ainda faltam três jogos atrasados, mas já podemos traçar um perfil de cada equipe e também estabelecer quem vai brigar pelo quê, mesmo que no segundo turno muitas surpresas possam ocorrer.

Depois dessa rodada, uma dessas coisas que já dá para afirmar é que será muito difícil para o Fluminense escapar do rebaixamento. Não pelos números, que mais abaixo vou mostrar. Mas pelo momento e pelo time tricolor, que realmente é muito fraco. Tirando Conca e o ataque formado por Roni e Kieza (estes mais pelo esforço), o resto não tem condições de representar um clube da grandeza do Flu. Renato Gaúcho bem que tenta, a melhora, apesar de insuficiente, é visível depois de sua chegada. Porém, nesta partida diante do Coritiba, adversário direto na parte inferior da tabela, em casa, partida esta que todos afirmavam ser o jogo da virada, o time sucumbiu novamente e foi derrotado por 3 a 1, com bela apresentação de Marcelinho Paraíba.

Os números do Tricolor Carioca são terríveis. O clube está na penúltima posição, com 15 pontos. Segundo o matemático Tristão Garcia, são 78% de chances de cair. A equipe está na lista dos piores do campeonato em quase tudo. Vejamos:
- 2º pior ataque ao lado de Atlético-PR e Santo André, com 21 gols marcados;
- 2ª pior defesa, junto com o Coritiba, 32 gols sofridos;
- 4º pior desempenho em casa - conquistou apenas 12 dos 30 pontos disputados (3v, 3e e 4d) ou 40%;
- 2º pior desempenho fora de casa - fez apenas 3 pontos dos 27 que disputou (0v, 3e e 6d) ou 11,1%;

A campanha do Flu este ano é ainda pior do que a do ano passado, quando o time também estava na penúltima posição, só que com 16 pontos. O lanterna na época era o Ipatinga, que também tinha 16, ou seja, em situação melhor do que a do Tricolor em 2009.

Os matemáticos dizem que com 46 pontos, o time se salva do rebaixamento. Em 2008, o Náutico escapou com 44, mas no saldo de gols. Em 2007, o Goiás escapou com 45 e um ano antes o Palmeiras se livrou da Série B com 44. Sejamos mais generosos do que o pessoal dos números. Vamos dizer que neste campeonato quem somar 45 pontos estará livre da Segundona. Então o Fluminense terá que fazer 30 pontos nos 57 que irá disputar no 2º turno, o que dá 52,6% de aproveitamento. Nesta primeira metade, apenas os seis primeiros tiveram desempenho igual ao superior a este.

O que pode servir de alento para os tricolores é que o próprio Fluminense, em 2008, somou 29 pontos no returno e escapou do rebaixamento nas últimas rodadas, com 45 pontos. Mas aquele time era bem superior, contava entre outros com Thiago Silva, Washington, Arouca, Junior César... É, realmente, uma situação desesperadora. E na próxima rodada encara nada mais, nada menos do que o São Paulo, invicto há 8 jogos, no Morumbi. Dá para sair dessa, mas será bem complicado.

Quanto ao Coritiba, a vitória foi muito importante por se tratar de um adversário direto na briga para não cair, fora de casa, mas a situação do time ainda é difícil. O Coxa Branca é o 16º, com 19 pontos, um a frente do Santo André, que abre a zona da degola. No entanto acho que a equipe paranaense tem tudo para crescer, não a ponto de almejar grandes coisas, mas pelo menos para não deixar sua torcida aflita até o final. Ney Franco estreou com um ótimo resultado e é um bom técnico, vai colocar ordem na casa. E Marcelinho Paraíba voltou a ser a referência do time. Fez dois gols (um deles muito bonito) e já briga pela artilharia do Brasileirão, com 9 gols.

Nenhum comentário: