terça-feira, 16 de junho de 2009

Desfalques colorados dão leve favoritismo ao Corinthians

A primeira partida da final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, no Pacaembu, tem tudo para ser um confronto muito equilibrado, em função da qualidade das duas equipes. Claro que o jogo vai ser disputado, mas o favoritismo, que seria difícil de apontar para qualquer uma das equipes quando o confronto foi definido, agora pende para o lado corintiano, mesmo que de maneira tímida, em função dos sérios desfalques do Inter.

Do trio colorado que vinha encantando o Brasil durante o ano, somente Taison (artilheiro da competição com 7 gols) atuará. Nilmar já era ausência certa, pois está com a Seleção disputando a Copa das Confederações. O problema da vez é o argentino D'Alessandro, que se recuperou de uma lesão na coxa direita, mas foi vetado para aprimorar a parte física visando o segundo jogo, semana que vem. Além deles, o Inter não terá seus dois laterais titulares. Kléber não joga pelo mesmo motivo que Nilmar, enquanto Bolívar está suspenso.

A sorte do time gaúcho é que seu elenco tem peças que podem suprir ausências com qualidade. Mas é difícil encontrar substitutos à altura, principalmente para Nilmar e D'Alessandro. Tite ainda não definiu quem vai para o jogo, mas acredito que não vá inventar, apesar dos inúmeros boatos que correm por aí. No lugar do atacante entra Alecssandro, que tem um estilo diferente, mais fixo na área. Com isso, Taison deve atuar mais solto, buscando as jogadas pelos flancos. Andrezinho entra na vaga do argentino e, dos substitutos, é quem deve fazer a torcida colorada sentir menos a diferença entre titular e reserva, já que atravessa grande fase. Na lateral-esquerda, Marcelo Cordeiro deve ser efetivado, assim como Danilo Silva na direita. Neste lado, no entanto, Tite pode optar por improvisar um zagueiro (assim como faz com Bolívar). Neste caso, Índio seria deslocado, com Danny Moraes entrando no miolo de zaga. Mas não acredito muito nessa possibilidade.

O Corinthians também tem os seus problemas. André Santos está com a Seleção e não joga. Seu substituto natural é Wellington Saci, porém o atleta vem sendo mais aproveitado no meio-campo. Mano também pode improvisar o zagueiro Diego ou o volante Marcelo Oliveira na posição. No ataque, Ronaldo está muito gripado e com certeza não estará 100% em campo. O atacante, aliás, vive um jejum de gols que já incomoda. Ele não marca desde 6 de maio, contra o Atlético-PR pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Mas costuma aparecer em momentos decisivos como este.

Apesar dos desfalques do Timão, creio que os problemas do Inter são maiores. Por isso, e pelo fato de atuar em casa, com amplo apoio da Fiel, aponto o time paulista como favorito, mas acho difícil um placar elástico. A decisão será mesmo no Beira-Rio. O que é ótimo para quem gosta de futebol, já que teremos dois belos jogos assistir.

Nenhum comentário: