terça-feira, 16 de junho de 2009

Afinal, qual a tendência do mercado europeu?

Que o mundo está em crise já não é mais novidade para ninguém. E foi exatamente por causa dela que a maioria dos clubes europeus deixou claro que não faria loucuras nesta janela de transferência.

Antes da contratação de Kaká, muitos jornalistas e economistas do mundo da bola já diziam que a transferência recorde de Zidane, de 80 milhões de euros, dificilmente seria superada já que o futebol não se daria mais ao luxo de fazer tamanha extravagância e que aprendeu a trabalhar com números mais baixos.

Mas todas essas verdades foram por água abaixo em menos de uma semana, quando o Real Madrid gastou incríveis 160 milhões de euros para fazer a terceira e a primeira contratação mais cara da história.

Enquanto outros gigantes como Milan, Manchester, Liverpool e Barcelona querem mais é vender para equilibrar as finanças, o Real modifica a tendência do mercado injetando valores exorbitantes nele.

O diretor do clube merengue Jorge Valdano defendeu as contratações com uma lógica bastante interessante, mas ousada. Segundo ele, os economistas estão pedindo para que o mundo gaste mais, para reaquecer o mercado, e é exatamente isso que o time está fazendo, mesmo que mais ninguém faça. Mas a verdade é que nenhum clube, além do Real, teve essa coragem. O Manchester City bem que tenta, mas esbarra na falta de tradição.

Além disso, quando contrataram o Zidane, o jogador “se pagou” em menos de um mês, somente em venda de camisas com seu nome. Mas os tempos eram outros. Será que os torcedores querem e podem comprar as camisas dos novos craques, e logo duas ao mesmo tempo?

A boa notícia é que essas negociações milionárias devem esquentar o mercado, já que, tanto Milan quanto Manchester, não devem ficar parados. Além disso, o Real está fazendo uma verdadeira liquidação em seu estoque de atacantes e já enviou uma lista para clubes ingleses com nomes como Heinze, Sneijder, Drenthe, Robben, Diarra, Van Nistelrooy, e Saviola, além dos bons jogadores e recém-contratados Huntelaar e Van der Vaart.

Nenhum comentário: