sábado, 30 de maio de 2009

O que houve com Keirrison?

A torcida do Palmeiras é, com certeza, uma das mais exigentes do país. Talvez pelo sangue italiano da maior parte de seus seguidores, a oscilação entre elogios e xingamentos é muito constante. E o alvo da fúria alviverde no momento é Keirrison. Isso mesmo. O jovem atacante, que chegou ao Palestra credenciado pela artilharia do Brasileirão do ano passado e apontado como uma das maiores revelações do Brasil, não vem jogando bem há algum tempo e já é bastante criticado pelos palmeirenses. Foi, inclusive, muito vaiado nos últimos jogos da equipe em casa. Mas o que será que aconteceu com Keirrison? Em 2 meses, o jovem de 20 anos passou de postulante a uma vaga na Seleção Brasileira a peça contestada no ataque da equipe de Luxemburgo. Perdeu o apelido de K9 e ganhou a alcunha de PipoKeirrison, sob a alegação de que se esconde em partidas decisivas.


Se olharmos os números absolutos do jogador com a camisa do Palmeiras, veremos que são muito bons. Ele fez 30 jogos e marcou 20 gols. Média de, aproximadamente, 0,7 gol por partida. Mas, se formos analisar seu desempenho por jogo, a queda de rendimento de Keirrison é flagrante. Ele estreou no clube paulista no dia 24/01, marcando duas vezes na vitória de 3 a 0 sobre o Mogi Mirim. Desta data até o confronto contra o Noroeste (vitória por 2 a 0, com dois gols do atacante), dia 17/03, foram 14 jogos e 16 gols! Impressionante. Números que o fizeram bater recordes dentro do clube.


Porém, de lá pra cá, parece que a fonte secou. Desde então, Keirrison entrou em campo 16 vezes e fez apenas 4 gols. Mesmo assim, neste período, ainda conseguiu marcar em três jogos consecutivos, duas vezes contra o Sport, ainda pela primeira fase da Libertadores, e uma contra o Santos, no jogo de ida da semifinal do Paulista. Se formos analisar os números do atacante após essa sequência, a queda é ainda maior. Desde então, foram 9 jogos e apenas 1 gol, de penalti, contra o Coritiba, na estreia do Brasileirão. Com bola rolando, a última vez que Keirrison balançou a rede adversária foi na partida citada acima, contra o Santos, dia 11/04. Há mais de um mês e meio!


Pois bem, os números comprovam: a fase não é nada boa. Mesmo assim acho natural que isto esteja ocorrendo, já que estamos falando de um menino de 20 anos. É normal esta irregularidade. Por outro lado, houve uma supervalorização de suas qualidades. Chegaram a compará-lo a Ronaldo, Romário e isto foi muito ruim para Keirrison, pois passaram a esperar muito de alguém que ainda (compreensivamente) não está totalmente pronto para assumir tamanha responsabilidade.


A boa notícia para os palmeirenses é que, neste período no Palestra, o máximo que o atacante ficou sem marcar foram 4 jogos, tempo que dura o jejum atual. Portanto, é bom a zaga do Barueri, adversário do Palmeiras neste domingo, abrir o olho.

Um comentário:

Júnior Maurell disse...

Também concordo com você Felipe, o K9 é muito novo e ainda vai ser mais regular. Espero que seja em solo brasileiro..