domingo, 10 de maio de 2009

Como comprar o Futebol!

Neste fim de semana a diretoria do Manchester City anuciou que fechará mais dois contratos milionários para o já multimilionário clube. O primeiro deles é com uma nova fornecedora de materias esportivos, a Umbro, que entraria no lugar da Le Coq Sportif pagando a bagatela de R$47 milhões.

Além disso, estampará o nome de uma nova empresa na sua camisa, a Air Etihad, e para isso receberão outros R$95 milhões. Mas o mais inacreditável é o significado da palavra Etihad, que é traduzida para o inglês como "United", justamente o nome do maior rival do City, o Manchester United. Algo como se o Corinthians estapasse "Palm Trees" em sua camisa. Ridículo.

Além de toda essa dinherama, os donos do clube, a familia real de Abu Dhabi, que na última janela de transferência pagou mais de R$315 milhões em jogadores, já anunciaram que um valor maior ainda deve ser utilizado para novas contratações e que o dinheiro disponivel é quase ilimitado. Segundo o Xeque que libera o dinheiro, a idéia é que o clube se torne o maior da Premier League.

Minha humilde opinião: Tomara que esse time caia e nunca mais volte!!

Lógico que não sou contra parcerias no futebol. Bem utilizados podem render muitos frutos a um clube, mas isso tem limite. O que esses árabes estão fazendo chega a ser patético. Devem estar querendo manipular todos os grandes jogadores do mundo. Já tentaram o Kaká, o Messi, Raul e só tomou não até agora.

Também não sou ingênuo ao ponto de ainda esperar amor à camisa no futebol, mas um clube se faz de valores, de estrutura, de conquistas. A pouco tempo citei o Barcelona como um time que faz bem ao futebol pelo que vem jogando. Aumento meu elogio à estrutura do clube, que investe na sua base, não se vende à toa e mantém, acima de tudo, o orgulho em alta.

Ai eu pergunto: se por acaso um dia chegarem a ser campeões ingleses, ou até mesmo europeus, que méritos eles tem por isso? Se acontecer, será com um monte de jogadores comprados a preços exorbitantes. Duvido que seja com uma equipe bem montada, bem treinada e que mereça o título porque fez um trabalho melhor e mais organizado que os outros. Fico imaginando crianças que brincam de colecionar álbum de figurinhas e disputam para ver quem completa primeira, quando de repente surge a criança mais rica da rua e compra logo o álbum pronto, sem nunca ter trocado uma figurinha sequer.

4 comentários:

Júnior Maurell disse...

Mandou muito bem, mesmo eu tendo uma opinião um pouco diferente. Essa analogia com o álbum de figurinhas foi perfeita!

Victor Valente disse...

Na verdade eu sei bem que minha opinião é bastante utópica. O próprio Chelsea se baseia nessa lógica tb e há quem diga que o clube tem história estrutura e a porra toda. Só não me agrada a ideia da vitória fácil. Um investimento em um trabalho bem feito é uma coisa. Uma enxurrada de dinheiro de lugar nenhum é passar por cima de muita gente que lutou muito e não teve esse privilégio.

Seu Jackson disse...

Por isso que este futebol de hoje é sem graça! Essa tal de modernidade me irrita. Bom eram os tempos de Vicente no meu São CriCri. Ele jogada por amor à nossa bela camisa branca. Esse tal de Chelsea aí é a mesma coisa. Aquele russo maluco também torrou uma bela grana. Lógico que se ele quisesse investir no meu São Cristóvão eu aceitaria, mas isso seria pelo bem do futebol nacional.

Dudinha disse...

achei linda a imagem das figurinhas... Você Victor, já conseguiu preencher algum álbum quando crianca?