domingo, 17 de maio de 2009

Cuca errou

Que sina a do Flamengo! São 298 minutos sem conseguir marcar um gol. O time até consegue jogar bem, criar chances, mas esbarra na incompetência de seus homens de frente, na felicidade dos goleiros adversários e, às vezes, no azar. A bola simplesmente não entra.

Na partida de ontem contra o Avaí, o Flamengo vinha jogando de maneira razoável, perdendo gols, é claro, mas pressionando o adversário. Até que, no segundo tempo, Cuca errou. Aliás, errou três vezes. O treinador rubro-negro conseguiu usar as três substituições que tem direito de maneira equivocada. Primeiro tirou Ibson, que não estava nos seus melhores dias, mas é peça fundamental no meio-campo do Flamengo, e colocou o jovem Erick Flores. O garoto tem futebol, tem futuro, mas ainda não o acho preparado para jogar entre os profissionais. Além de ser muito fraco fisicamente, prende muito a bola, abusando de dribles e toques de efeito, muitas vezes desnecessários e irritantes. Ou seja, Cuca perdeu a dinâmica no meio-campo e o passe rubro-negro piorou bastante.

Depois Cuca conseguiu ser ainda pior. Tirou o único centroavante do time, Josiel, que tinha perdido gols, mas pelo menos conseguia manter a bola no ataque e levava preocupação para a zaga adversária, e promoveu a estreia de Alex Cruz, meia que veio do Ivinhema. Ou seja, deixou o time SEM atacantes de ofício. Na terceira alteração, já no final do jogo, trocou seis por meia dúzia, ao tirar Everton e colocar Maxi, um jogador com a mesma característica e de baixa estatura.

O pior é que, mesmo sem homens de área e com atacantes pequenos, o time continuou a cruzar bolas na área, proporcionando situações ridículas como Juan e Maxi disputando bolas pelo alto com os zagueiros do Avaí.

Assim fica dificíl marcar gols. O ponto positivo é que Cuca reconheceu que errou na entrevista após a partida. Era o mínimo que ele poderia fazer. Agora o treinador tem que dar um jeito de mudar essa triste sina, porque senão terá que contar com a boa forma de Bruno nos penaltis para eliminar o Inter quarta-feira, pela Copa do Brasil.
Petkovic pode voltar

Ontem também surgiu a notícia de que o Heroi do Tri, Petkovic, está voltando para o Flamengo. O meia, inclusive, estava no Maracanã acompanhando o jogo contra o Avaí. O acordo sairia pelo fato de Pet estar cobrando uma dívida monstruosa do clube na Justiça (fala-se em R$18 milhões!!!) e, como o Rubro-Negro não tem condições de pagar isso tudo e o jogador quer voltar aos gramados, uniria-se o útil ao agradável para ambos os lados.

Para mim, não será nem útil, muito menos agradável para o Flamengo ter Petkovic de volta.

Um comentário:

Júnior Maurell disse...

Acho que o Cuca chamou a responsabilidade para "blindar" o grupo, pensando na decisão de quarta contra o inter. Não posso culpar o Cuca depois de ver o Josiel perder pelo menos três chances claras de gol. No caso Pet, não sei se ele não pode ser útil não. Estive no Maracanã e encontrei o Pet no estacionamento do estádio. O gringo está fininho. Pode ser uma boa opção para o segundo tempo, principalmente nas bolas paradas.