segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cristiano Ronaldo? Ah, se vocês conhecessem o Eusébio...

Olá amigos do Passando a Bola. Estou de volta esta semana para cornetar este futebol sem graça da atualidade. Um pouco atrasado, é verdade, mas tenho um motivo. Fiquei gripado semana passada e, como vocês devem saber, na minha idade qualquer resfriadinho que eu pegue e os médicos já querem me internar. Até vacina tive que tomar, vê se pode!

Bengala nele!

Hoje quero falar sobre esse tal de Cristiano Ronaldo, do time do Manchester. Estava conversando estes dias com o Seu Pereira, dono de uma padaria aqui na esquina da Rua Teixeira de Melo, sobre esse cara. Este portuga até sabe jogar, tem uma certa habilidade, mas nos dias de hoje isso é moleza. Qualquer jogador um pouquinho melhor consegue se destacar e todos falam como se ele fosse o melhor jogador de todos os tempos. Além de tudo, este rapaz é muito marrento. Se acha demais! Quem ele pensa quem é para ficar com essa pose toda? Pois bem, vou contar uma novidade para esse gajo. Você não é nem o melhor do seu país, rapazinho! Por isso que eu sempre digo e vou continuar dizendo: português bom mesmo era o Eusébio. O Pantera Negra sim podia se achar superior aos demais, porque poucos foram como ele dentro de campo. Mas não. Eusébio nunca esbanjou esse tipinho blasé.




Em toda a sua carreira, Eusébio marcou nada mais, nada menos do que 733 gols em 745 jogos. Pelo Benfica, clube no qual atuou durante 14 anos (que exemplo de fidelidade!), o Pantera Negra foi ainda melhor. Foram 638 gols em 614 jogos, mais de um gol de média por jogo! É muita bola na rede, meus amigos! Não é a toa que na entrada do Estádio da Luz, casa do Benfica, tem uma estátua enorme dele. O Cristiano Ronaldo tem uma em algum lugar? Não, não tem. Aliás, não foram só muitos gols pelas Águias. Eusébio também conquistou inúmeros títulos, o que prova que, além de artilheiro, ele não amarelava nas decisões, diferentemente do portuguezinho aí de cima, que na final da Liga dos Campeões no ano passado tremeu e perdeu um penalti. Eusébio foi campeão português 11 vezes, campeão europeu na temporada 61/62 e cinco vezes da Taça de Portugal, um verdadeiro vencedor do futebol mundial.

Mas o maior feito de Eusébio foi na Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966. Ele carregou praticamente sozinho a seleção portuguesa, que terminou na terceira colocação, a melhor posição em Copas do Mundo da história do país. Não satisfeito, foi o artilheiro do torneio com 9 gols e eleito o melhor jogador da Copa. E o Cristiano Ronaldo? É melhor nem comentar. Ele não pode ser nem citado na mesma frase que o Eusébio, o grande Pantera Negra português.


Até a próxima!

2 comentários:

Seu Pereira disse...

Que maravilha meu velho...Não sabia que aqule papo na porta da padaria ia virar um belo texto . Muito bem Seu Jackson. Eu concordo com tudo isso....Quando era menino na terrinha, meu pai me levava para ver os jogos do encarnado. O pantera é o nosso patricio mais importante.

Raphael Martins disse...

Grande seu Jackson. Valeu pela homenagem ao maior jogador europeu de todos os tempos!