domingo, 3 de maio de 2009

Cade vocês, botafoguenses?

Mais um colaborador na área: nosso amigo Bernardo Besouchet. Para estrear, uma breve reflexão sobre a ausência da torcida alvinegra na final do Carioca. Seja bem-vindo!


A final do Carioca já chama atenção por si própria. O enredo foi o mesmo dos anos anteriores: Flamengo campeão. Até aí sem nenhuma novidade, mas o que mais me chamou atenção foi um fator extra-campo, algo que poderá modificar o perfil dos torcedores do futebol carioca em um futuro próximo: a debandada da torcida do Botafogo.

O Botafogo, apesar das brincadeiras que viraram uma rotina incômoda aos seus torcedores, é e sempre foi um gigante. Não só de tradição, como em história, títulos e ídolos. Sua mística sempre envolveu mistérios nunca compreendidos, mas que criaram a máxima: tem coisas que só acontecem ao Botafogo.


O título de 2009 já foi, já era. É coisa do passado, recente, tudo bem, mas já não está mais em discussão. O tema é outro e muito preocupante: o abandono de sua própria torcida. Ao longo da vida descobri que pior do que ser odiado é ser tratado com indiferença. Até existe um dito popular que diz: a indiferença mata. Ainda não matou, mas vai matar com o tempo se isso continuar. Como pode uma torcida abandonar seu próprio time em uma final de campeonato? Eu, sinceramente, não consigo compreender. E olha que os alvinegros não estão por cima da carne seca para deixar de lado uma decisão. Não são tantas que o Botafogo vem chegando.


A torcida é o maior patrimônio que um time pode ter. E o que os alvinegros estão fazendo é sepultar o Botafogo, seu misticismo e sua história. Para a tristeza dos amantes do futebol, daqueles que defendem o elitismo e os clubes tradicionais. Infelizmente. Esperamos, mais do que se aprumar após perder o terceiro campeonato, é que o Botafogo aprume sua torcida, sua fortaleza.


Por Bernardo Besouchet

4 comentários:

Anônimo disse...

Fala Besu,

Irado saber q tu ta no blog. Mas não começou com o pé direito. Com todo respeito, e vc sabe q eu tenho isso pra caramba com vc...

Vamos a media de público do carioca:
1º Flamengo - 29.241
2º BOTAFOGO - 24.891
3º Fluminense - 17.423
4º Vasco - 17.359

Portanto, como você pode afirmar que a torcida do Botafogo não vai ao estádio, se temos a segunda maior média de público do Campeonato.

Besu, isso só para colocar alguns números.

Seguindo, para um lado mais pessoal, caso o botafoguense tivesse se preocupando com quantidade de torcida no estádio, não qualidade, é melhor virar flamenguista. E não fará nenhuma falta para nós.

Quanto ao jogo contra o Flamengo, existem motivos para a torcida não ir em grande número.

Não necessáriamente nessa ordem, mas, vamos aos motivos.

1 - O Botafogo, ganhando o que ganhar, ainda não conquistou sua exigente torcida (vide 2007, quando tivemos uma média de mais de 20mil por jogo no ano).

2 - A torcida, supersticiosa como só ela, arruma todos os motivos para não ir e dar azar, além da mística de vice que se criou e, queira ou não, afasta torcedores desse jogo.

3 - A violência é tremenda em um jogo como esse. Já passei por situações muito ruins em clássicos e nesse, quando sai, só vi correria, pancadaria e fiquei com muito medo, por estar com a camisa do Botafogo.

4 - Só compra ingresso no Brasil desempregado ou quem pode faltar um dia de trabalho. Os ingressos são vendidos em plena segunda-feira e acabam no mesmo dia. Entre 11 e 17h, as pessoas trabalham e não podem ficar cerca de 2h numa fila.

5 - O Flamengo gaba-se de ter cerca de 35 milhoes de torcedores, enquanto o Botafogo conta com +- 5 milhões, em uma visão otimista. Potanto, a cada sete flamenguistas, temos um botafoguense. Então, caso todos fossem ao mesmo tempo comprar ingresso, o Flamengo deveria ter sete vezes mais torcida no estádio, o que não aconteceu. Logo, proporcionalmente ao seu tamanho, a torcida do Botafogo até que não fez feio não.

6 - Não podemos esquecer, que o maior público do ano no Brasil, fora os clássicos, foi entre Botafogo e Resendo, na final da Taça Guanabara, 75 mil pessoas. Só para meio de comparação, a final da Libertadores, entre Flu x LDU, teve 78 mil. Em uma partida que valia infinitamente mais. Que torcida é essa do Botafogo, que quando o time precisou de apoio e houve condições mínimas para ir a um jogo de futebol, compareceu e deu show na arquibancada do Maracanã.

7 - Numa boa, estava na torcida do Botafogo e, provavelmente, vou ser xingado pelos flamenguistas. Mas só vi a toricda do Fla cantar quando estava ganhando e no final da partida. Com 2x0, o Bota pressionando e a torcida em cima, massacrando junto. Com 2 a 2 então, nem se fala. Realmente, em maioria esmagadora, no final do jogo, qunado o Fla cantou, não teve jeito.

Enfim, vou ficar com sete motivos pq é um número sagrado para mim.

Esses são meus argumentos. Baseados em fatos e números. Mas, estou aberto para outras opiniões.

Há também outro fator, que depois escrevo melhor, que é a própria torcida alvinegra. Um facção que se orgulha de 'meter a porrada' e não de ser a torcida mais bonita ou a que mais apoia, com certeza não estimula um torcedor a comparecer. De qualquer foram, é isso. Você sabe quem escreve, não preciso assinar, né, meu camarada.

Abração

Bernardo Besouchet disse...

Olha, cara... Torcedor para mim, acima de números, estatísticas ou regras é aquele que é um ser incondicional, aquele que apoia de todas as maneiras, com todas as forças, sem exigir nada em troca, tampouco um título, uma conquista ou seja lá o que for.

Estatísticamente, o Botafogo se fez valer. Colocou 20 mil pessoas no estádio em média. Não vou questionar os números, mesmo não concordando, pois em clássicos, os números da torcida do Flamengo fazem subir a média da torcida do Botafogo.

Enfim, isso é discussão boba. Números. O que eu quero citar, ressaltar e afirmar, é que uma torcida faz um time.

Aliás, não foi o próprio Reinaldo, um dos principais jogadores do time, que colocaram em xeque a relação time-torcida, ao dizer que a torcida não vai ao estádio e quando vai não apóia?

O que eu acho é, sinceramente, que um time grande não pode padecer pelo esvaziamento de sua torcida. O que a torcida do Botafogo fez foi INADMISSÍVEL.

Abandonar o time é sinal de que a confiança não existe mais. E quando ela não existe, é que as coisas degringolaram.

Seja contra quem for, onde for, com o resultado que for, histórico ou não, torcedor tem de estar no estádio, ao lado do time, apoiando, gritando, fazendo valer sua força.

Se fosse assim, não teria ido ao FLU x LDU no Maracanã, quando perdemos o primeiro jogo de 4 a 2. Ou mesmo em 2005, quando perdemos para o Paulista, na decisão da Copa do Brasil, por 2 a 0 lá em Jundaí.

Por mais que seja difícil, árduo, complicado, a função do torcedor é estar ao lado, se fazer presente.

Coisa que a torcida do Botafogo não faz. Isso para mim, e para todo mundo, é chamado de ABANDONO.

Duro, mas é verdade. Abandonaram o Botafogo. Sua própria torcida estigmatizou a derrota.

"Levanta, sacode a poeira e dê a volta por cima". Mas isso, para vocês, alvinegros, não é capaz...

Por qual razão?

Júnior Maurell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júnior Maurell disse...

Boa Besouchet... É lamentável ouvir essas desculpas, sobre violência, emprego e superstição...etc...etc. E outra coisa, colocar 75 mil na fial da Guanabara, contra o Resende, só mostra que o problema dos botafoguenses é o medo de perder. Quando o jogo se apresenta de forma tranquila e com um provável final feliz, ae todo mundo vai. Isso não é torcer, isso é oportunismo.