sexta-feira, 22 de maio de 2009

Brasileiros pelo mundo! Ewerthon encara missão na Segundona espanhola

No Brasil, Ewerthon talvez já tenha caído no esquecimento, mas o brasileiro teve boa passagem pelo Corinthians antes de seguir viagem para a Europa e fazer carreira por lá. Após boa passagem pelo Borussia Dortmund, o atacante foi virar ídolo em Zaragoza.

Depois de liderar uma das melhores campanhas da equipe em sua história, com direito a dois gols contra Barcelona e Real Madrid e chegando até a final da Copa do Rei, Ewerthon deixou o clube, que não resistiu a esta perda e caiu para a Segunda Divisão. O brasileiro foi chamado às pressas para recolocar o time na Primeira Divisão e não vem fazendo feio.

Faltando poucas rodadas para o fim da Segundona espanhola, o jogador é vice-artilheiro e está próximo de cumprir com o objetivo. Conversei com Ewerthon para uma matéria no Globoesporte.com e reproduzo aqui no Passando a Bola a entrevista. Com 27 anos, parece que não perdeu o faro de gol e, considerando que seu contrato acaba no ano que vem, pode ser um bom investimento para algum clube por aqui no futuro.

Você saiu do Zaragoza sendo vice-campeão da Copa do Rei e conseguiu uma classificação histórica para a Copa Uefa. O clube acabou fazendo uma péssima campanha e caiu de divisão. Porque decidiu voltar para o Zaragoza?

Por questões contratuais. Eu tinha contrato com o clube, mas o time caiu e me apresentou um bom projeto para retornar e trazer o time de volta à elite. As outras ofertas não foram melhores do que a que o Zaragoza apresentou, então eu preferi ficar por aqui mesmo.

Como é a sua relação com a torcida do Zaragoza?

É maravilhosa, estou muito bem adaptado com tudo, com a torcida, com os torcedores, com todos. Tenho um relacionamento muito bom com a cidade, com o público e com os jornalistas, me sinto muito bem aqui. Claro, eu tinha dois anos de contrato, agora tenho um e vim de um ano que não foi bom pra mim na Alemanha e achei que era importante ficar por aqui com um time que tem um bom projeto.

Você acha que a sua saída interferiu na péssima campanha do time na temporada 2007/2008?

Eu não vou dizer que sim, mas o ano foi muito irregular e os bons jogadores que o clube contratou não conseguiram manter o time na elite. Cabe a nós levar de volta o Zaragoza à Primeira Divisão e o que passou, passou. Tanto eu quanto o clube precisávamos desse reencontro, acho que será bom para os dois.

Quais são seus planos no clube espanhol, pretende ficar por ai mesmo ou tem algum sonho ainda não realizado na Europa?

Eu estou bem por aqui, estou tranquilo. Não quero nem conversar sobre isso. Neste momento eu quero subir o time e ser um dos protagonistas desta campanha. Mas o mais importante é que estou tranquilo e profissionalmente muito bem. Não faço planos porque sempre pode sempre surgir uma proposta e mudar tudo.

O Zaragoza tem um caminho tranquilo até a última rodada, quando encara um confronto direto com o Rayo Valecano. Como você analisa o caminho do Zaragoza nas rodadas restantes?

A gente só tem que fazer a nossa parte e ganhar os nossos jogos, sem se preocupar com os outros, para poder jogar na última rodada em Madri sem precisar de resultado contra o Valecano. Temos que ganhar os jogos em casa e buscar as vitória fora. Estou bastante otimista quanto a isso.

Você está com 27 anos, o que muitos consideram o auge da forma física. Já encantou a Espanha quando eliminou o Barcelona e o Real Madrid. Você acha que pode estar próximo da sua melhor temporada na Espanha?

Posso fazer melhor ainda do que já fiz. Estou com mais experiência e mais tranquilidade. Com os jogos importantes que vamos ter daqui para frente posso jogar ainda melhor e me motivar para fazer uma temporada melhor do que as que eu já fiz até agora. Se continuar ou não, vou procurar fazer sempre o melhor.

O Campeonato Brasileiro deste ano promete ser muito bom, com muitos craques como Ronaldo, Adriano e Fred. Você gostaria de participar desta edição?

No momento não penso em voltar ao Brasil. Tenho contrato e pretendo cumpri-lo até o fim.

2 comentários:

Felipe Ribbe disse...

Belo jogador. Seria um excelente reforço para qualquer clube brasileiro, mas pelo que li ai na matéria, ele não pensa em voltar.

Júnior Maurell disse...

Muito bom Valente.... Bela entrevista.... Essa é a cara do Passando a Bola... Originalidade!!