terça-feira, 28 de abril de 2009

Será que Simon errou mesmo?

Talvez eu tenha sido uma das poucas pessoas que concordou com o pênalti marcado pelo juiz Carlos Eugênio Simon na final do Campeonato Cearense. Parti de um princípio simples para pensar assim. Uma das imagens mostra os pés do atacante sendo trançados e, em toda a minha vida jogando bola, nunca vi ninguém trançar as pernas sozinho. O que me faz acreditar que tenha ocorrido o toque, mesmo que imperceptível.

Na dúvida, entrei em contato com os envolvidos no lance, primeiro o zagueiro Silvio do Fortaleza e depois o atacante Edu Sales do Ceará. Na entrevista coletiva depois do jogo, o zagueiro confirmou que não tocou no atacante adversário. Por telefone, essa versão saiu um pouco diferente.

- O que deu para perceber é que o campo é bastante irregular lá e eu tava a uns dois metros, bem distante dele. O jogador do time deles queria provocar um pênalti e tinha muita gente na frente do Simon. Eu acho que até posso ter tocado, mas se toquei eu não senti. Mas se pegou mesmo, foi fora da área – disse o zagueiro, que está em Volta Redonda, onde o Fortaleza joga nesta quarta-feira, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil.

Ao saber que o zagueiro teve uma leve mudança de opinião, Edu Sales não entendeu e também comentou o lance.

- Quer dizer então que ele está mudando a versão dele? Ele realmente me tocou, pode não ter sido proposital, mas houve o toque sim. A imagem mostra eu caindo longe, mas eu estava em velocidade e, com o toque, acabo caindo uns dois ou três metros à frente. O Coutinho ainda veio me questionar e eu disse que tocou sim. Se não tivesse tocado eu falaria, teria sido sincero. Minha única dúvida era se tinha sido dentro da área, mas depois que olhei as imagens vi que foi em cima da linha, então o pênalti foi bem marcado.

Não acredito que isso seja a prova final da existência da penalidade, mas só o fato de o zagueiro apresentar duas versões algo muito estranho fica no ar. Além disso, continuo achando o Simon um árbitro confuso e não tenho a intenção de defender ninguém.

Um comentário:

Júnior Maurell disse...

BOM TRABALHO.......... BUSCOU AS FONTES, FALOU COM AS DUAS PARTES , TUDO PERFEITO. AGORA VICTOR......NÃO FOI NADA NO LANCE....ELE NO MÁXIMO SE ENROLOU SOZINHO..... O SIMON SEMPRE TEM UMA DESCULPA ...LEMBRAM DO PENALTE EM CIMA DO TARDELLI, QUE PODERIA TER DADO A VITÓRIA PARA O FLAMENGO NO MINEIRÃO ANO PASSADO...