sábado, 25 de abril de 2009

Adriano no Fla?

Mal Adriano rescindiu com a Inter de Milão e a diretoria rubro-negra já se movimentou para contar com o Imperador para o Campeonato Brasileiro. O que a princípio parecia ser um simples boato, vai aos poucos tomando forma e pode se tornar a segunda maior contratação do ano, depois do Fenômeno.

Muitos jornalistas já se manifestaram e alguns, como o Lédio Carmona, lembraram que, além de ser uma contratação de risco, o Flamengo não tem esse poder. Segundo as palavras do próprio presidente: "acabou o dinheiro". Seria impossível discordar disso, afinal, Adriano ganhava mais de 1 milhão de reais por mês na Itália, somente de salário. Mas será que dinheiro está mesmo em questão neste momento?

Quando passou pelo São Paulo, estima-se que o clube paulista arcou com 160 mil reais do seu salário e a Inter completava com mais R$380 mil. Ao todo, R$540 mil por mês. Tirando as loucuras contratuais do Fluminense/Unimed, não vejo mais nenhum time brasileiro pagando esse valor nem pro Pelé. Ou seja, se quiser mesmo jogar no Brasil, as pretensões salariais do craque devem diminuir, e muito, ou até mesmo inexistir.

Alguns colegas de redação defenderam a tese de que se o Flamengo oferece X e o Fluminense aparece com 2X, Adriano acaba nas Laranjeiras. Honestamente, se isso acontecer me considero oficialmente totalmente desacreditado do futebol. Analisemos então a teoria. O cara abre mão de um contrato que poderia lhe render pelo menos mais uns 40 milhões de reais se cumprido até o fim. Declarou que não tem mais alegria de jogar longe de casa. Sempre se disse flamenguista e até a avó do cara já disse que mata ele se não for pra Gávea. O cara gosta da favela, e lá o que não falta é flamenguista. Seus amigos e familiares, responsáveis pela volta do Imperador, são rubro-negros.

Adriano não é nem nunca será santo, mas se, com todos esses fatores, mesmo assim aceitar um pouco mais do que a mixaria que o Fla deve oferecer, me matriculo no dia seguinte numa faculdade de psicologia para começar a estudar a mente humana. Por outro lado, acho que o Flamengo não tem o que perder com essa história. Adriano não tem a mesma imagem que Ronaldo, mas mesmo assim ainda se vende muito os padrões brasileiros. Ter um atacante do nível do Imperador à frente do bem montado meio campo do Fla é meio caminho para o sucesso. Não vale então fazer um esforço financeiro extra? Afinal, O que é um peido...

Um comentário:

Júnior Maurell disse...

Concorde com vc Victor, dinheiro não pode ser o problema para a contratação do Adriano. Mesmo sem o mesmo potencial no mercado publicitário, Adriano é o Imperador!! Com certeza com um pouco de inteligência o Flamengo monta um projeto de marketing e viabiliza esse reforço.... Até pq nesse caso ele tem q querer jogar na Gávea.